Seja muito bem-vindo(a)!
Tire as suas sandálias, entre, sente-se e receba uma porção do seu alimento diário.
=> Nota: Hoje demorou um pouco, não consegui postar pela manhã, desculpem, mas é que hoje a meditação é um pouco mais longa. Espero que apreciem. <=
BEM-AVENTURADOS:
Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.Mateus 5: 1-9
Um dos sermões mais lindos e conhecidos de Jesus. O Sermão do Monte. Ele é um manifesto do Reino de Deus. Vamos hoje meditar sobre as bem-aventuranças.
Mahatma Gandhi disse: "Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade, e só se salvasse O SERMÃO DA MONTANHA, nada estaria perdido". Ele disse isso porque entendia que bastaria seguir o que está nesse sermão para mudar o mundo, para que todos os problemas fossem resolvidos.
Claro que o Sermão do Monte tem muito mais do que os versículos das bem-aventuranças, pois fala também de perdão, de retribuir o mal com o bem, de dar mais do que se é pedido e assim por diante. Mas hoje, vamos apenas meditar sobre as considerações iniciais que Jesus fez nesse sermão.
O que é ser bem-aventurado? Significa muito feliz, aquele que usufrui da graça celestial, das glórias dos céus
Assim, o que Jesus está dizendo é que se seguimos as bem-aventuranças seremos muito felizes, pois usufruiremos das maravilhas que há no Reino dos Céus.
Então vamos a elas para entendermos melhor:
= > Felizes os pobre de espírito: isso é sobre aqueles que reconhecem a própria incapacidade e que admitem que necessitam de Deus. Reconhecem a sua pobreza espiritual e de condições para agradar a Deus, para fazer o que é correto, para ser salvo; por isso, entendem que dependem de Deus. São felizes aqueles que são satisfeito por Deus em suas necessidades ao recorrerem a Ele.
= > Felizes os que choram: aqui Jesus não está falando de tristeza ou sofrimento de forma geral, qualquer uma, mas sim sobre um coração contrito, arrependimento e sensível. Felizes aqueles que se arrependem dos próprios erros, vão até Deus com o coração contrito e choram aos Seus pés pedindo perdão e misericórdia. Esses são felizes, pois alcançaram misericórdia. Aqueles que vêm a Deus com o coração arrependido, não é rejeitado. São aqueles que choram pela maldade que há no mundo, violência, injustiças, as guerras. Felizes os que choram pela dor do outro, que se compadecem, que se sensibilizam, choram junto e intercedem. Felizes os que não têm os olhos secos pelo orgulho, a amargura e a insensibilidade, com o coração de pedra. É um choro espiritualmente provocado.
= > Felizes os humildes/mansos: não é humilde no sentido de pessoas sem recursos, pobres, mas sim os que são modestos, os simples, que não agem com arrogância, soberba; os não orgulhosos. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Essa passagem tem traduções que usam a palavra "humildes", mas as traduções mais tradicionais usam "mansos". Felizes, abençoados os que agem com mansidão, os que têm domínio próprio. A palavra usada para "manso" no grego é a equivalente para descrever uma fera selvagem que foi domada. Os mansos são aqueles que eram uma fera selvagem, mas que foram domadas, e agora agem de forma controlada, ele é humilde em suas ações, contido. Aquele que governa,controla a si mesmo. Tem domínio sobre o que falam, sobre o que fazem. São os submissos a Deus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SÉRIE MEDITAÇÕES: Evangelhos
Spiritual🌻🌻🌻🌻🌻🌻☀️🌻🌻🌻🌻🌻🌻 Esse é um livro de meditações sobre os Evangelhos. Alimentamos a nossa mente com entretenimentos, com leitura de romances, poesia, contos e assim por diante. Isso nos traz lazer e bem-estar. Mas também não podemos esquecer...