MEDITAÇÃO 17

15 2 0
                                    

Seja muito bem-vindo(a)!

Tire as suas sandálias, entre, sente-se e receba uma porção do seu alimento diário.

O MÉDICO:

Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e "pecadores".
Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: "Por que o mestre de vocês come com publicanos e 'pecadores'? "
Ouvindo isso, Jesus disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Vão aprender o que significa isto: 'Desejo misericórdia, não sacrifícios'. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores".

Mateus 9:10-13

Grande ensinamento Jesus deixa nessa passagem:

1. Que ele queria que as pessoas fossem caridosas, que tivessem compaixão, que amassem umas as outras e agissem com empatia em vez das pessoas seguirem rituais como forma de agradar a Deus, fazendo sacrifícios, votos infrutíferos, autoflagelação e coisas do tipo. Veja, não que uma pessoa não possa fazer um voto a Deus, ou que a adoração a Deus não deva seguir uma liturgia, por exemplo, mas essas coisas são invalidades se as pessoas não tem amor umas pelas outras, se elas não agem com misericórdia.

2. Que Jesus não fazia distinção entre as pessoas, ele se disponibilizava a todas, estendendo a mão, ensinando, interagindo com elas, inclusive, ou até mesmo principalmente, com as pessoas consideradas como perdidas o os pecadores. Jesus tinha uma missão: resgatar aquele que havia se perdido. E ele sabia muito bem disso.

3. Que ele veio para aqueles que tivessem dispostos a reconhecerem os próprios erros e se enxergarem como alguém necessitado. Isto é, os não orgulhosos. Toda a humanidade não é pecadora diante de Deus? Todos nós não erramos? Quem é perfeito? Quem nunca errou, não erra nunca ou não jamais errará? Qual a diferença então? A diferença está em que é humilde e admite, e quem é arrogante e se acha superior às pessoas por não errar às vezes em certos tipos de erros. Os religiosos que contestaram Jesus, eles eram perfeitos? Claro que não, pecavam também. Mas se consideravam justos, corretos, ilibados, acima das outras pessoas, isso fazia com eles não se achassem necessitados de alguém para salvá-los, pois a conduta "ilibada" deles já era suficiente. Só precisa de médico o doente, se você se considera saudável, vai achar que não precisa de médico. Jesus ia até aqueles que se reconheciam pecadores. Ele ia até aqueles que admitiam que estavam doentes, fosse quem fosse: prostitutas, viciados, amargurados, leprosos, pobres, ricos. Todos!

Jesus veio para advogar a nossa causa e conseguir uma sentença favorável para nós. Mas se a pessoa se considera justa, que nunca transgrediu nada, que não infringiu nenhuma lei, então ela não precisa de um advogado. Por isso Jesus diz que não veio para os justos. Na verdade, ele transforma os transgressores em justos, passamos a ser através dele. Se você admite que não é justo ou não consegue ser justo por si mesmo, então está apto a receber a Cristo, é a pessoa qual Jesus procura.

Pai Celestial, reconheço a minha debilidade, a minha falta de aptidão natural para fazer tudo conforme as Tuas leis, por isso suplico-lhe, transforma-me a cada dia mais, salva-me dos meus erros, perdoe-me pelas tantas falhas e transgressões

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Pai Celestial, reconheço a minha debilidade, a minha falta de aptidão natural para fazer tudo conforme as Tuas leis, por isso suplico-lhe, transforma-me a cada dia mais, salva-me dos meus erros, perdoe-me pelas tantas falhas e transgressões. Que eu seja curada, transformada , resgatada, absolvida através da Tua graça e misericórdia. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

SÉRIE MEDITAÇÕES: EvangelhosOnde histórias criam vida. Descubra agora