Juntos no quarto, acertando os últimos detalhes do plano de fuga, Carlos e Óscar tentavam ensinar Carlota a nadar. Mostraram os movimentos de braços e pernas, o como flutuar, o bê-a-bá da natação. Haviam conseguido para ela, numa loja de produtos usados, um colete salva-vidas. Estava frouxo, com as amarrações esgarçadas, mas era melhor do que nada.
Foram surpreendidos quando Merche, a dona da pousada, bateu à porta convidando-os para um jantar surpresa.
– Já iremos – Lídia avisou por um pequeno vão entre a porta e o portal.
E ficou assustada quando Merche e dois homens empurraram a porta com toda a força e entraram no quarto sem serem convidados.
– O que está acontecendo? – Carlos perguntou.
– Isso está acontecendo – Merche disse, mostrando a eles um dos cartazes com suas fotos impressas.
Um longo momento de silêncio sucedeu. Até que Merche voltou a falar.
– Traidores da pátria. Suas cabeças estão valendo um bom dinheiro.
– Por favor, não nos entregue – Lídia posicionou-se diante de Merche. – Nós não fizemos nada grave. Estão nos perseguindo por razões políticas. E só.
– Não se preocupe, graciosa. Não estou pensando em entregar vocês pros nacionalistas. Ou melhor, não quero ter que entregar.
– E o que você quer em troca? – Carlos adiantou-se.
– Duas vezes a quantia que estão oferecendo nesse cartaz.
– Duas vezes? Nós não temos esse dinheiro! – Carlos respondeu.
– Então não me resta outra escolha a não ser fazer uma ligação – ameaçou dar meia-volta.
– Espera! – Carlos pediu. – Eu tenho joias comigo. Aceita o pagamento em joias?
– Preciso ver essas joias antes de me decidir. Onde elas estão?
Sob olhares atentos de Lídia, Marga, Óscar e Carlota, Carlos negociou o silêncio de Merche e a liberdade sua e de seus companheiros de fuga.
– E como podemos ter certeza de que você não vai nos denunciar? – ele perguntou, após entregar toda a caixa de joias dada por Jocasta.
– Pra sorte de vocês, eu sou uma mulher de palavra. Podem dormir tranquilos e com a certeza de que não vão acordar com o exército batendo na porta.
Assim que Merche e seus capangas saíram do quarto e a porta foi fechada, todos respiraram aliviados.
– Escapamos mais uma vez – Carlos comentou.
– Mas não temos mais as joias. Iríamos precisar delas no Marrocos – Lídia lamentou.
– Não todas – Carlos informou. – Ontem, quando nós chegamos, eu tirei metade das joias da caixa. Estava com medo de que a gente acabasse sendo roubado, mas por isso eu não esperava.
Foi uma noticia amplamente comemorada, mas em silêncio. As paredes tinham ouvidos, afinal. Assim que se recompuseram do susto, chegaram a um acordo: era melhor não confiar em Merche. Fugiram da pousada pela janela do quarto, levando consigo apenas itens essenciais e algumas peças de roupa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Telefonistas: Uma Nova Chance
FanficQuando Lídia, Marga, Carlota e Óscar pensavam ter chegado ao fim de suas vidas, uma pessoa do passado retorna e dá a eles uma nova esperança. Trata-se de Carlos, que escapou da morte e agora serve ao exército nacionalista, vencedor da Guerra Civil...