A manhã de domingo na Fazenda 3 irmãos começa movimentada. Acordo com os sons das vozes dos funcionários da fazenda trabalhando na montagem das tendas e enfeitando o pátio principal para a festa da noite.
Ao descer para o café da manhã junto com Katiane, encontramos Doralice em total agitação na cozinha, acompanhada de outras duas mulheres. Sentamos nas banquetas e nos servimos de café, enquanto Doralice nos apresenta suas ajudantes.
__Bom dia meninas! Estão animadas para hoje? Espero que tenham descansado bastante.__ Se dirige a mulher mais velha __ Elas me ajudaram muito ontem, Marta.
__Que nada! Pode contar com nossa ajuda também na hora da festa, Dodô!__Diz Katiane.
__De forma alguma! Quero que vocês aproveitem cada momento da festa, pois é a primeira vez de vocês na fazenda. Além do pessoal contratado por Bruno, contarei com a ajuda de Marta e Vanessa. Elas são a esposa e a filha de Venâncio.__ A outra mulher que lavava a louça se vira, quando Doralice cita seu nome. É bem mais jovem, aparentando ter saído da adolescência a pouco tempo. E bem bonita também. Com estatura mediana, loira e olhos claros. Parece uma boneca, mas o olhar que nos direciona não é nada amistoso.
Talvez esteja recentida de ter que trabalhar na hora da festa.
Aceno a cabeça, mas ela vira dando continuidade ao seu serviço. Katiane e eu nos entreolhamos, sentimos a animosidade da garota de imediato.
************************************
Após o café da manhã subo para fazer algumas anotações sobre minhas pesquisas, enquanto Kat vai caminhar com Detonalta.
Estou intrigada com os resultados dos testes com as amostras da água do açude, assim como a análise do solo e das amostras dos cafeeiros. Detectei uma quantidade considerável de agrotóxico tanto nas amostras vegetais, quanto na água e no solo. Um providência deve ser tomada o mais rápido possível, antes que contamine o lençol freático da fazenda.
Quando Bruno me levou para conhecer as plantações, me explicou que não aprovava o uso de produtos químicos em suas lavouras de café. Inclusive contou-me com orgulho que era um participante ativo da Acob ( Associação de Cafés Orgânicos e Sustentáveis do Brasil).
Bruno pode ser pouco sociável temperamental e intransigente em algumas situações, mas sua competência como agrônomo e sua dedicação à fazenda são incontestáveis.
Então, por que mentiria a esse respeito? E se não mentiu, alguém está fazendo uso desses produtos químicos em suas lavouras sem sua autorização. Quem estaria sabotando as plantações de café da Fazenda 3 Irmãos?
Após organizar meus primeiros relatórios de pesquisa de campo para levar para meu professor na quinta-feira, desço a procura de Bruno. Pretendo contar o que descobri o mais rápido possível.
*************************************
Parte da arrumação para a festa já está adiantada. Tendas foram distribuídas no gramado com mesas e cadeiras. Uma outra tenda bem maior foi montada no centro, onde ficarão as mesas com os quitutes. E mais distante, em campo aberto, foi improvisado um pequeno palco, onde se apresentarão bandas da região.
Até Elias colocou a mão na massa e ajuda Bruno a decorar o ambiente com bandeirolas coloridas.
Esperarei uma oportunidade de estar à sós com Bruno para falar-lhe sobre os resultados dos testes.
__Ei Liz! Vai ficar aí só olhando a gente trabalhar? Venha ajudar também!__ Elias me chama.
__O que houve preguiçoso? Por acaso não consegue fazer nada sozinho?__ Elias e eu sempre tivemos o hábito de implicar um com o outro. Bruno parece admirar isso, sempre sorri discretamente com nossas discussões fraternas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fazenda 3 irmãos-No Vale do Café. Vol.1
RomansBruno Fonseca foi o único dos três herdeiros que escolheu ficar na fazenda da família e cuidar dos negócios com "mãos de ferro". Sofreu uma grande perda no passado que causou-lhe cicatrizes na alma e lembranças dolorosas que o atormentam até hoje e...