Um namorado indesejado e um amigo bem-vindo

197 13 0
                                    

O segundo trimestre em Redmond passou tão rapidamente quanto o primeiro. Realmente, como disse Philippa, ele "voou". Anne se divertiu muito em todas as suas fases: a estimulante rivalidade entre as classes; a criação e o aprofundamento de novas e úteis amizades; as pequenas acrobacias sociais; os feitos das várias sociedades das quais ela era membra e a ampliação de horizontes e interesses. Ela estudou muito, pois havia decidido ganhar a bolsa Thorburn em inglês. Conquistá-la, para ela, significava sua permanência em Redmond no próximo ano, sem precisar utilizar as pequenas economias de Marilla, algo que Anne estava determinada a não fazer.

Gilbert também estava em busca de uma bolsa de estudos, mas encontrou tempo para visitá-las com frequência. Ele era o parceiro de Anne em quase todos os eventos da faculdade e ela sabia que seus nomes eram frequentemente pronunciados juntos. Anne ficava com raiva disso, mas era inútil, pois não podia deixar de lado um velho amigo como Gilbert, especialmente quando ele, repentinamente, se tornou inteligente e perspicaz, algo tão necessário diante da proximidade perigosa dos jovens de Redmond, pois qualquer um desses gostaria de ocupar seu lugar ao lado da graciosa ruiva, cujos olhos cinzentos brilhavam como estrelas. Anne nunca fora cercada por uma multidão de saborosas vítimas, como as que cercaram Philippa, mas havia um calouro desajeitado e inteligente, um estudante alegre e rechonchudo do segundo ano e um aluno alto e sábio do terceiro ano que gostava de telefonar para o St. John's, na casa trinta e oito, que gostava de conversar sobre "ideologias e ismos", além de outros súditos menos importantes que visitavam Anne na sala da pensão. Gilbert não gostava de nenhum deles e foi extremamente cuidadoso em não lhes dar nenhuma vantagem sobre si, demonstrando prematuramente os seus verdadeiros sentimentos por Anne. Para ela, ele se tornara novamente o amigo e camarada dos dias de Avonlea e, como tal, poderia se defender de qualquer um que entrasse na lista contra ele. Como companheiro, Anne reconheceu honestamente que ninguém poderia ser tão satisfatório quanto Gilbert, já Anne estava muito feliz e dizia a si mesma que ele evidentemente abandonara todas as ideias sem sentido, embora ela passasse, secretamente, um tempo considerável se perguntando o porquê de desistência.

Apenas um incidente desagradável estragou o inverno. Foi quando Charlie Sloane, sentado na vertical, na almofada mais querida de Miss Ada, perguntou se Anne prometeria "tornar-se a senhora Charlie Sloane algum dia". Após a frustrada procuração de Billy Andrews, não foi exatamente um choque para as aspirações românticas de Anne, mas foi certamente outra desilusão de partir o coração. Ela também ficou com raiva, pois nunca havia dado a Charlie o menor incentivo para que ele imaginasse que tal possibilidade poderia se concretizar. Mas "o que se poderia esperar de um Sloane?", como dizia a senhora Rachel Lynde com desdém. A atitude, o tom, o ar, as palavras de Charlie cheiravam bastante a coisas de Sloanes. Ele conferia grande honra ao que falava, não há dúvida disso. E quando Anne, totalmente insensível à honra, recusou-o, o mais delicada e atenciosamente possível, pois até um Sloane tinha sentimentos que não deveriam ser indevidamente dilacerados, as coisas de Sloanes a traíram. Charlie certamente não aceitou a sua rejeição, como Anne imaginou que seria com os pretendentes rejeitados. Em vez disso, ele ficou com raiva e mostrou ser desprezível e disse-lhe duas ou três coisas desagradáveis. O temperamento de Anne queimou em ira e ela retrucou com um pequeno discurso cortante, cuja agudeza perfurou até a proteção das coisas de Sloanes de Charlie, alcançando-o rapidamente, então ele pegou o chapéu e se pôs para fora da casa com um rosto muito vermelho e Anne correu para o andar de cima, tombando duas vezes sobre as almofadas da senhorita Ada no caminho e se jogou na cama, com lágrimas de humilhação e raiva. Ela realmente se curvou para brigar com um Sloane? Seria possível que Charlie Sloane pudesse dizer algo que a tivesse irritado tanto? Ah, isso foi muito degradante, de fato. É ainda pior do que ser a rival de Nettie Blewett!

- Eu gostaria de não precisar ver aquela criatura horrível nunca mais! - exclamou ela chorando.

Ela, no entanto, não pôde evitar vê-lo novamente, mas Charlie, ultrajado, cuidou para que não fosse muito de perto. Ao menos, as almofadas da senhorita Ada estariam a salvo de suas depredações de agora em diante. Quando ele e Anne se cruzaram na rua, ou nos corredores de Redmond, seu arco estava gelado ao extremo. As relações entre esses dois antigos colegas de escola continuaram sendo tensas por quase um ano! Então, Charlie transferiu suas afeições para uma pequena caloura redonda, rosada, de nariz arrebitado e olhos azuis, que o apreciava conforme ele merecia. Quando perdoou Anne e condescendeu em ser civilizado com ela novamente, decidiu mostrar-lhe exatamente o que ela havia perdido.

Anne da IlhaOnde histórias criam vida. Descubra agora