Temos dias bons. Temos dias incríveis. Temos dias péssimos. Às vezes temos todos eles em um só. Como está sendo seu dia hoje? A princípio eu iria lhe dizer que eu gostaria que você estivesse tendo um dia espetacular. Mas são raros os dias assim, não é mesmo? Talvez você consiga contar nos dedos de uma mão só esses dias. Remexendo lá no fundo da memória talvez consiga duas mãos. Pois é. Parece pouco né? Por isso que pra muitos o dia a dia é enfadonho, maçante, tedioso e um tanto irritante.
As semanas caem na rotina. Acordar. Uma xícara de café solúvel com leite morno, vestir roupas neutras, bater o cartão na empresa. Atender telefonemas. Checar as redes sociais, confirmar que seu antigo colega do ensino médios está viajando, entrar no aplicativo bancário e ver que nem pra visitar os pais vai rolar esse fim de semana. Pausa para almoço. Engolir o requentado do fim de semana. Voltar pra atender os telefonemas dos clientes chatos. Opa! Tá quase chegando às 18h. Entra no carro, enfrenta um trânsito caótico, volta pra casa, uma ducha longa, porque sim, a gente merece. E aí o dia acabou... Parece que andei bisbilhotando seu dia? Pois é, todos já sentimos isso, e eu também. Mas veja bem, não estou lhe dizendo que agora quem está nas Ilhas Maldivas, curtindo a beça sou eu, ok? Na verdade também acordei bem cedo hoje e trabalhei. Mas, aprendi a fazer algumas coisas diferentes. É um exercício diário. Não sei quando foi a primeira vez que fiz isso. Mas acredito que foi aos poucos. Sempre gostei de frases motivacionais. Uau! Que clichê! Sim, bem chavão! Nunca me identifiquei tanto com uma frase quanto esta: "Enjoy the Little things!", do inglês que, basicamente significa "Aproveite/ aprecie as pequenas coisas!" E foi aí que eu realmente percebi que os dias fantásticos são bem poucos mesmo... E que a vida não é feita de momentos grandiosos e esplendidos. A vida é construída de rotina e cotidianos, mas não necessariamente isso é algo ruim. São os pequenos momentos do dia que fazem ele feliz. Por exemplo, acordar e sentir cheirinho de café, é bem melhor do que apenas se adaptar a comodidade do instantâneo. Acho que a gente está farto de instantaneidade. Estamos presos a essa correnteza que nos faz obsoletos. É claro que você não é obrigado a tomar café filtrado (risos) mas sim mudar a sua percepção em relação às coisas. Que tal escolher as suas melhores roupas para uma segunda feira? Que tal antes do trabalho dar um pulinho na livraria e escolher um livro bem leve pra ler? Aproveita e pega um brigadeirinho pra sobremesa. Siga perfis que te inspirem a fazer coisas que gosta. Arranque sorrisos de uma criança. Cante uma musica bem alto. Abrace seus amigos. Saboreie bem o brigadeiro que você comprou, não apenas o engula. Visite alguém que está doente. Chegando por casa coloque uma musica bem alta e dance! Olhe pro céu. Escute o canto do passarinho. Vá em lugares novos e diferentes. Que tal a biblioteca municipal? Ou o parque da cidade? Uma cafeteria nova, ou pode ser aquela de sempre mesmo. Aprenda a arte da percepção. Perceber sorrisos, perceber as cores, os céus, as luzes e tudo que há nesse vasto e imenso lugar que chamamos de lar!
Aprenda a fazer de um dia medíocre um dia bom. Aprenda a fazer dos momentos simples, momentos alegres . Por isso, eu não quero lhe desejar um dia espetacular, eu quero lhe desejar momentos acolhedores. Quero que você possa apreciar as pequenas coisas do seu dia! Tenho certeza que elas te farão bem mais feliz!
VOCÊ ESTÁ LENDO
CRÔNICAS - Ecos da imaginação
No FicciónEdições são sempre necessárias. Isso vale para um livro, tecnologias, reformas e a mente. Mas talvez seja bem mais fácil atualizar um livro que tenha sido escrito há duzentos anos atrás do que rebobinar a nossa pequena mente de 20, 40 ou 60 anos. ...