Crescemos aprendendo que se cuidar é fazer dietas. É correr e fazer Crossfit. É encher o carrinho com produtos de beleza e antienvelhecimento. Aprendemos que almoço saudável é um prato de saladas. E que o melhor modo de vida é o fitness. Mas, desde quando nos fizeram acreditar que cuidar da gente é contar calorias? Fazer exercícios extenuantes... Passar fome. Ou beber água de limão em jejum. Fazer intermitente e passar a semana toda esperando pelo fim de semana pra fazer o "dia do lixo"?
Veja bem. Não estou dizendo que tudo isso que citei à cima é pura besteira e vaidade. Não. Tudo isso é importante! Sim, coma salada. Faça exercícios, passe um hidratante depois do banho. Use um renew, se quiser. Mas também aprenda a questionar tudo que isso que lhe ensinaram como sendo verdade absoluta. Quem falou que comida pode ser chamada de "lixo"? Por que determinar o quanto você tem que comer em números? Não seria bem melhor apenas comer as refeições com prazer e sem culpa?
Porque, autocuidado vai muito além de ter um corpo padrão. Autocuidado é ter um corpo confortável pra você morar nele. Autocuidado pode estar dentro das coisas simples como, alongar-se ao acordar. Tomar uma xícara de chá quentinha pra fazer você ficar feliz. (E sim, ele pode ter uma colherzinha de açúcar. Assim vai fazer seu cérebro receber energia e vai ficar bem feliz). Autocuidado é também almoçar feijão com arroz e bastante salada. É ler um capítulo de um livro que você ama todas as noites. Tomar um banho bem longo com suas músicas preferidas. Autocuidado também é tomar um café com bolo naquele dia frio e chuvoso. Tomar sorvete com seu filho. Lavar o rosto antes de dormir... Pense bem! As pequenas coisas que você faz ao longo do dia podem lhe dar maior satisfação do que uma semana inteira de dieta. Porque, senão, a vida fica um saco, não é? Aí você vai ver que tem muito mais coisas a se fazer do que apenas viver em busca de um corpo que não existe. Vai ter mais energia pra gastar com seus exercícios. Ah, e não precisa se matar correndo ou fazendo sequências maçantes de abdominais, se você odeia. Encontre algo que você goste. Caminhe ao ar livre, dance na frente do espelho, convide sua amiga pra uma volta de bicicleta, e aproveita para dar boas risadas!
Faça as coisas por amor e não por obrigação. Aprenda qual a melhor maneira de cuidar de você. Porque, afinal, você vai ser a sua companhia para o resto da vida, e seria muito mais incrível viver em harmonia com a pessoa que você está se tornando. Aprenda a cuidar de si. Mas não porque você odeia seu corpo, sua pele, ou seu cabelo. Mas sim porque você respeita cada pedacinho seu, e é grato por ele. Se dê ao direito de comer um docinho. De pular a academia pra sair com os amigos. De sair sem maquiagem em um dia de preguiça. E entenda que, às vezes, as coisas vão estar péssimas, e você vai estar se sentindo péssima. E TUDO BEM! Você e eu bem sabemos que vivemos no meio de pessoas que pensam totalmente o contrário e que veneram um corpo que não é saudável pra você. Uma rotina que não é própria pra você. E se faz bem pra eles, tudo bem! Entenda que você é um ser único e tão especial. Com necessidades e desejos singulares. Seja o seu padrão de beleza. Não se compare. Com nada e nem ninguém. O caminho que você está trilhando é só seu. Há um mundo de possibilidades enormes fora dos padrões. Então, mude. Mas vai devagar. Não é do dia pra noite. Mas tenho certeza que você VAI conseguir!
VOCÊ ESTÁ LENDO
CRÔNICAS - Ecos da imaginação
Literatura faktuEdições são sempre necessárias. Isso vale para um livro, tecnologias, reformas e a mente. Mas talvez seja bem mais fácil atualizar um livro que tenha sido escrito há duzentos anos atrás do que rebobinar a nossa pequena mente de 20, 40 ou 60 anos. ...