São Paulo - 14 de Setembro de 1934
Depois de se trocar Ana foi direto a loja, era a primeira vez que ela saia de casa depois dos croissants. A boutique ficava no centro da cidade, ficava muito longe do apartamento, então Ana optou por pegar um carro de alguel, depois de meia hora ela chegou lá, a loja era grande e estava cheia, ao entrar Ana não encontrou com nenhuma de suas amigas
Ao abrir a porta da boutique eu me deparei com as roupas mais belas que já tinha visto em toda minha vida, haviam roupas de todos os tecidos e todos os modelos, percebi que sala só haviam pessoas muito ricas e modestas, provavelmente eu era a primeira pessoa pobre que entrava lá.Fiquei cerca de 10 minutos procurando as meninas, como não achei resolvi ir falar com uma funcionária que já estava lá
- Olá, Bom Dia
- Bom Dia, do que a senhora precisa (disse a funcionária ruiva escrevendo algo em um papel)
- Estou procurando Celeste e Elisabeth, a senhora sabe onde estão elas?!
- Elas foram tomar conta da nova mercadoria no porão e preparar algumas coisas para o desfile que é em 2 dias, por que?
- Eu sou uma grande amiga delas é só vim fazer uma visita... Mas não posso deixar de perguntar, vocês estão vendendo casacos marsala?!
Ao ouvir aquelas palavras a funcionária ficou em choque, abriu bem seu olhos, deixou de fazer sua anotação e se dirigiu a Ana
- Quem é você?
- Meu nome é Ana Tereza, como já disse sou amiga de Celeste e Elisabeth
A mulher estava com um rosto muito estranho e logo fechou seu caderno
- Certeza que quer o Cascaco?!
- Bom... Sim
- Tá vendo aquela porta lá no canto? Entre nela, ela vai pro porão, deve ter algo que você queira lá, não vou te acompanhar pois tenho coisas mais importantes a serem feitas (disse a mulher abrindo o caderno novamente e passando a mão nos cabelos ruivos)
- Obrigada (disse Ana)Ana foi até a porta, ao abrir a porta revelou uma escada escura que levava ao porão, Ana desceu com muito medo, ao chegar lá em baixo ela viu uma mulher passando por trás de uma arara cheia de roupas masculinas e desaparecendo, Ana acredita que a mulher não tenha a visto, vendo que a mulher despareceu no meio das roupas Ana foi atrás, ao se enfiar no meio daqueles ternos Ana foi levada a um corredor com uma porta no fundo, na porta havia um papel dizendo "Apenas Funcionários", Ana logo percebeu uma semelhança na caligrafia com o papel que achou na manhã do mesmo dia, Ana tomou coragem e abriu a porta, quando abriu ela viu uma grande sala cheia de mulheres com caixas e roupas, comidas e sofás, como se fosse um pequeno clube, todas as mulheres olham para Ana, quando Elisabeth e Celeste a viram elas foram direto a porta, pediram um instante as moças e foram ter uma conversa com Ana no corredor:
- O que isso significa?! (disse ana confusa mostrando o papel)
ao ver o papel Elisabeth não ficou surpresa e revirou os olhos, ao contrário de Celeste que ficou chocada
- Meu Deus, Ana, onde achou isso?!
- Estava na cristaleira
- Eu disse que uma hora ou outra ela descobriria (disse Elisabeth encostada na parede)
- Bom Ana é...é (disse celeste gaguejando e meio nervosa)
- Se acalme, Celeste, não escondemos nada
- Ana, nós temos um clube feminino aqui no porão da boutique, isso já existe há anos, eu e Celeste íamos te contar mas parece que você já descobriu (disse elisabeth confiante)
- Certo, Mas pra que um clube "feminino" e porque é escondido?!
- Ana, nessa sociedade mulheres como nós não temos voz, somos ridicularizaras e diminuídas, acho que já deve ter percebido isso (disse celeste)
- Sim, e como forma de apoio a nós criamos esse clube, ninguém sabe da existência dele, algumas mulheres se escondem aqui, de seus maridos ou de qualquer outra coisa que as façam mal, por isso a semelhança com uma casa, as vezes fazemos pequenas reuniões de reflexão, e é bem legal, todas nós adoramos, e agora estávamos no início de uma. Aqui é um lugar, que por mais que pequeno e escondido, as mulher podem ter voz, podem falar o que pensam sem ser julgavas ou mal tratadas(disse elisabeth)
- Aqui existem mulheres de qualquer jeito, fora dos padrões da sociedade, mulheres que namoram mulheres, mulheres que não nasceram mulheres (disse celeste)
- Bom, Uau e u nem imaginava que vocês tinham um clube
-Estamos no meio de uma reunião agora, você quer se juntar a nós (disse elisabeth)
- As outras mulheres lá dentro podem te ajudar também (disse celeste)
- Certo, aceito ir em uma dessas duas reuniõesQuando eu entrei na sala, as mulheres estavam sentadas em cadeiras conversado em uma mesa, logo depois Elisabeth me apresentou, disse todo que aconteceu comigo e o porquê de eu estar lá agora, as moças foram simpáticas e acolhedoras, o motivo da reunião de hora era acolher uma das participantes que estava com problemas em casa, ela ia chegar em breve, então eu e o resto das moças tivemos uma grande e agradável conversa, debatemos algumas coisas, (não) disse o que tinha acontecido entre eu e meu marido, são boas moças e foram uma boa companhia, logo depois a senhora chegou, seu nome era Magnólia, e nos a demos apoio, foi bem legal. Cerca de 1 hora depois a reunião terminou e cada uma seguiu seu rumo, como se nada tivesse acontecido e ninguém se conhecesse, a próxima reunião estava marcada para amanhã às 7:30 e eu já tinha marcado a minha presença.
Depois da reunião eu fui para a casa e Elisabeth e Celeste ficaram trabalhando, passei o resto do dia em casa até as duas chegarem, as 19:00 elas chegaram nós jantamos juntas e depois de um banho eu fui dormir naquela cama maravilhosa, todo dia antes de dormir eu penso nas mudanças radicais que minha vida tomou depois que sai de casa, hoje foi um dia cheio, em que eu pude aprender e conhecer novas pessoas, e tenho esperança que amanhã vai ser melhor ainda, tomei me chá, fiz minhas orações terminei o pequeno livro que tinha começado antes de ontem e dormi.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Art Deco -1934
Mystery / ThrillerUma mulher de 1934, encharcada pela chuva, correndo por uma rua vazia e escura com as luvas de renda manchadas de sangue e flashbacks de como ela matou seu marido abusivo na mesma noite. escrito com @folkhearts (wattpad) Ainda terão mais capítulos...