Capítulo 13

710 89 21
                                    

🎼Future Days - Pearl Jam 🎼

Eu acredito
E eu acredito porque eu posso ver
Nossos dias futuros
Dias de você e eu

Quando furacões e ciclones se enfureceram
Quando os ventos transformaram a sujeira em poeira
Quando as inundações vieram ou as marés se levantaram
Isso nos tornou cada vez mais próximos

Todas as promessas feitas ao pôr do sol
Eu as fiz, assim como o resto
Todos os demônios que costumavam nos rodear
Sou grato agora que eles nos deixaram

Tão persistente nos meus caminhos
Ei, anjo, estou aqui para ficar
Sem resistência, sem sustos
Por favor, isso é bom demais para ir embora

Eu acredito
E eu acredito, porque eu posso ver
Nossos dias futuros
Dias de você e eu
Você e eu.

Era natal e Jake chegou com alguns presentes nas mãos. Ele iria passar com a família Summers. Ele estava nervoso, afinal, iria finalmente conhecer o pai de You, Ben. Ele deixou Mari com Phil, pois ele odiava o Natal e também sua familia, então ele ficou na casa do amigo, cuidando da cachorrinha.

- Bem vindo Jake - Ben abriu a porta. Ele era alto. Bem, alto. Tinha os olhos azuis, cabelos castanhos, uma expressão serena.

- Boa noite Ben. Obrigado por me receber - Ele sorriu timidamente. Ben abriu o caminho para ele.

- E sua cachorrinha? - Ben perguntou, e isso deixou Jake surpreso.

- Ficou com um amigo meu. Ele odeia o Natal, e decidiu ficar com ela para mim.

- Nenhuma surpresa. A You também sempre foi contra. Sempre se fantasiou de bruxa e pedia para termos um "Grinch" na decoração.
Jake riu. Ben era um cara legal, e ele já estava arrependido de tê-lo chamado de fantoche. Ela está no banho, então pode contar mais uns... 50 minutos. Sente-se - Ben apontou para o sofá de couro - Fique a vontade, Jake.

- Obrigado. Ah... sr. Summers, a You me disse que trabalha como chefe de segurança para ameaças tecnológicas.

- Sim, é isso mesmo. Porquê? - Ben sorriu, sentando-se na poltrona de frente para ele - Você tem interesse nessa área?

- Para falar a verdade, sim. Pode me falar mais? - Jake parecia interessado.

- Sim. Bom, eu basicamente dirijo uma equipe de "Hackers éticos". Minha equipe simula ataques a softwares e basicamente reporta os erros encontrados as empresas responsáveis.

- Mas porque "Hackers éticos"? - Jake perguntou. Mas diferente de You e Connie, Ben era muito calmo e não se irritou.

- É apenas uma nomenclatura para evitar dores de cabeças com os empregadores mais arcaicos - Ele explicou - Nossos "ataques" são assistidos, tudo muito de perto. Só que agimos sem avisar, então eles se desesperam antes de assimilarem qualquer coisa. Nós protegemos dados que podem ser comprometedores, como por exemplo... - Ben pensou um pouco - Uma rede social trancada. Imagine o Facebook de alguém com configurações onde foi escolhido não divulgar informações com o público. Existe algo chamado "penetration test" que é literalmente um teste de resistência á ataques. Caso o Facebook apresente apresente vulnerabilidades em seu firewall, usuários que optaram por manter suas contas privadas, poderiam ser expostos. A todo tipo de perigo: pedofilia, perseguidores, empresas com más intenções coletando dados sem autorização. É para evitar que a sua privacidade ou a minha sejam expostas contra a nossa vontade. Como existem configurações onde é possível escolher qual público poderá ver suas publicações, é imprescindível que os usuários que não querem que suas contas sejam públicas, estejam protegidos.

- Isso é muito legal! - Jake estava surpreso ao entender melhor o trabalho dele - E faz muito sentido. E quanto ao governo? Informações sigilosas que escondem da população?

- Eu diria que é um vespeiro perigoso de se mexer, Jake. Pessoas em posições de poder podem passar por cima da ética para esmagar alguém que ouse desafia-los. Então, é preciso pesar o que vale a pena. Eu por exemplo, temo por minha familia. Eu imagino a quantidade de coisas erradas que acontecem, mas eu prefiro não ver, pelo bem de todos - Ben parecia estar passando algum tipo de aviso á Jake - Você já hackeou, certo?
Jake perdeu a fala, sentindo a garganta fechar. COMO ELE SABIA?

- Eu... - Jake começou a suar frio.

- Relaxa, Jake. Eu também já fiz isso - Ben o tranquilizou. - Posso te dar um conselho?

- Sim... claro...

- "Acredite em quem busca a verdade, duvide de quem a encontrar"  - Andre Gide. A verdade é mutável, Jake. O que parece certo para você aos 17 anos, pode mudar completamente daqui a 10 anos. Quem se prender a apenas uma verdade absoluta, não vai aprender mais nada. Mas quem se informa, quem questiona, sim. Provavelmente a You te disse que eu odeio Hackers, certo?

Jake concordou com a cabeça.

- Eu trabalho com hackers. O que eu odeio são criminosos. Pessoas que roubam dinheiro, informações em troca de dinheiro, não em troca da verdade. Eu não entendo como uma pessoa, com a possibilidade de burlar poderosos sistemas, não use seus conhecimentos a favor de outros. Chega a ser egoísta. São essas pessoas que eu detesto. Se você quiser, no próximo ano eu iniciarei uma turma em um curso técnico de programação focada em hackear falhas e proteger informações, eu terei prazer em recebê-lo sem nenhum custo. O que acha? Enquanto esse dia não chega - Ben apoiou os cotovelos nos joelhos - Eu posso te ensinar o que você quiser. Mas você precisa me prometer que não vai usar o que sabe ou o que irá aprender para chantagear ninguém.  O que acha? - Ele sorriu.

- Meu Deus senhor Summers! Eu aceito! Claro! Obrigado! - Jake não conseguia conter o sorriso.

- Venha ao meu escritório, quero ver como você codifica rapazinho.

- Sério?

- Claro. Essa será nossa primeira aula.

Apoiada na escada, You sorria. Os dois homens que ela mais amava, estavam se saindo melhor do que o esperado.

- Mais um programador? - Connie brincou.

- Pois é mãe - You sorriu.

- Bom gosto, garota. Ah... filha, tem um tal de mr.Hawkins me enviando mensagens.

- O que ele está mandando, mãe!? - You ficou furiosa.

- Veja - Connie entregou seu celular á filha.

" O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso" 💋

You e Connie começaram a rir.

Um pedido às estrelas - JakeOnde histórias criam vida. Descubra agora