Capítulo 7 – O Mito da Sálvia Salvadora
“Há muitos, muitos e muitos anos atrás existia uma Bruxa da Terra. Ela tinha uma pele clara, olhos castanho-claros e cabelos negros. Seu nome era Beatrice. Beatrice também tinha uma filha com as mesmas feições, Sálvia. O nome da filha foi dado justamente por causa da planta que elas cultivavam, mas a planta na época não tinha utilidade nenhuma, servia apenas como tempero, era somente a planta em si.
“Certo dia, Beatrice estava andando pela floresta e acabou encontrando um lenhador, Logan. Ele trabalhava numa fábrica na cidade que recolhia madeira. Cortava pedaços de troncos de árvore e levava na caminhonete. Eles acabaram se conhecendo coincidentemente.
“Logan todos os dias ia na floresta para ver Beatrice. Eles sentiram que um amava o outro, então ficaram juntos. Logan foi morar na pequena casinha de campo com Beatrice e acabou conhecendo sua filha. Sálvia se afeiçoou à Logan, ela pode sentir novamente como era ter um pai. E Logan sentiu o mesmo. Ter Sálvia como filha, mesmo que de consideração, era uma alegria.
“Sálvia era muito bonita. Tinha doze anos e era surpreendentemente idêntica a mãe. A mesma pele clara que parecia brilhar no sol, os olhos castanho-claros altamente visíveis e os longos e soltos cabelos negros, lisos por assim dizer. Além disso, usava no pescoço um colar médio que sua mãe dera quando ela completou doze anos e pedira para nunca retirá-lo, em hipótese alguma.
“O colar era uma corrente pequena, leve e negra que prendia uma espécie de caixa. A caixa, na verdade, era uma caixinha de ferro bem pequena – mas não pesava no colar. Dentro da caixinha de formato losangular, havia uma pedra extremamente bonita de tom verde-esmeralda que também tinha o mesmo formato da caixinha. Abaixo da pedra havia três minúsculas pedras em formato circular. Elas tinham um tom de azul-ultramar e ainda para finalizar, abaixo das pequenas pedras azuis, havia uma pequena cruz de ouro. Beatrice dissera à Sálvia que o colar era mágico e a filha sendo cética, não acreditava – mesmo tendo uma mãe bruxa.
“Tempo depois, Beatrice contou ao lenhador que era uma Bruxa da Terra, finalmente ela revelara seu segredo. Algumas pessoas da cidade ia até a sua casinha para pedir ajuda e ela fazia o que tinha que ser feito, ajudava todos da cidade e nunca machucou ninguém.
“Beatrice tinha um dom especial: ela conseguia prever o futuro um minuto antes de acontecer. Logo, numa certa noite, Beatrice escondeu Sálvia e em alguns segundos Logan batia em sua porta brutalmente. Com ele estava mais três homens. Eles levaram a bruxa para uma praça e amarraram-na à um tronco de madeira em frente a todos da aldeia.
“Sálvia foi até a praça ver sua mãe, de modo que ninguém a visse. Sua mãe a deixara escondida, pois sua casa era mágica – como toda casa de bruxa – era a sua proteção, sua fortaleza, mas a menina saiu. Chegou na praça e viu sua mãe sendo queimada amarrada no tronco, enquanto gritava.
“Quando a menina pensou em voltar, Logan a avistou e começou a correr atrás, queria acabar com a filha da bruxa. Ela começou a correr de volta pra casa. Chegando na plantação de Sálvias em frente a sua casinha, o lenhador a chamou gritando-a, ela se virou e por fim, ele atirou nela. A menina caiu. Ele deixou que ela sangrasse até morrer. Deixou que ela agonizasse de tanta dor ou que apodrecesse.
“Algo mágico e surpreendente aconteceu. Sálvia levou um tiro no peito – que concidentemente acertara o seu colar. Ela morreu, mas não totalmente. O colar que se quebrara, transformou-a magicamente em uma Sálvia Salvadora. Não como as da plantação, ela era um tom de verde mais escuro e tinha flores, ou melhor, pétalas em tons de roxo-escuro. Era a Sálvia mais bonita e a maior de todas. Essa menina que foi transformada em uma planta protegia magicamente toda a extensão da plantação. Podia ser o inverno mais rigoroso, a plantação continuava verdejante como as montanhas no horizonte.
“Desde então, muitas pessoas tentavam arrancar alguma Sálvia, mas não conseguiam. Algumas acabavam ficando doentes e contaminavam outras pessoas, as outras às vezes ficavam cegas e em últimos casos, algumas morriam em minutos.
“A Sálvia só pode ser tocada por Bruxas da Terra. Ainda assim, não qualquer bruxa, de coração puro, bruxas que servem o bem. Além delas, mais ninguém pode tocar na Sálvia Salvadora, qual seja a criatura e – ainda que sejam humanos até mesmo de coração puro – somente elas podem tocar e usufruir de tal poder. Até por que, tal planta provém da natureza.”