Epilogue

142 8 25
                                    



A ditadura do Chile durou por aproxidamente 17 anos, acabando somente na década de 1990 e infelizmente a Colonia Dignidad continuou com suas atividades por um longo periodo de forma inalterada.

As denúncias de abusos sexuais e tortura ocorridas dentro da colônia aumentaram, assim como a pressão nacional e internacional se intensificou, mas nunca que a polícia conseguiu realizar uma investigação no local, pois infelizmente Strucker tinha apoio do governo e passar por cima da soberania do Estado Chileno seria uma violação do principio básico do equilíbrio das Relações Internacionais e poderia causar problemas diplomáticos gravíssimos entre os países envolvidos.

Wolfrang Von Strucker permaneceu sendo um homem poderoso e tinha aliados no exército e entre os chilenos de extrema direita, que o informavam antecipadamente quando a polícia se preparava para ir até o local, o que o permitia fazer um teatro para enganá-los. (leiam mais sobre a Colonia Dignidad que vocês entenderão)

Além disso, Strucker tinha como importante aliado o embaixador alemão Johann Schmidt, que fazia parte do esquema e entregava fugitivos alemães, além de forjar documentos para acobertar os crimes cometidos na Colonia.

Após a fuga do grupo, foi descoberto que ela ocorrera pelos túneis e infelizmente todos foram fechados para evitar novas fugas, diminuindo ainda mais a chance dos que haviam ficado.

Os crimes cometidos por Strucker foram descobertos somente em 1997, mais de três décadas após o inicio das atividades da Colonia Dignidad em 1961, porém o homem fugiu para a Argentina e foi apenas em 2005 quando Strucker finalmente foi preso e condenado, morrendo na prisão em 2010.

Próxima (sim ela sobreviveu. Vaso ruim não quebra), braço direito de Strucker, foi presa em 1997 pois não conseguiu fugir e morreu na prisão.

Quando o esquema caiu, Schmidt foi destituído de seu cargo diplomático e levado para a Alemanha, agora reunificada, condenado e preso.

Agora vocês devem estar se perguntado o que foi da vida de cada um dos que fugiram, certo?

Pois bem, após a fuga bem sucedida, Steve, Natasha, Bucky e Mônica retornaram para os Estados Unidos após terem ido à embaixada americana em Santiago. O embaixador americano Happy Horgan, muito amigávelmente os acolheu e os ajudou para que retornassem à salvo para casa.

Assim que chegaram, Natasha e Steve e também Bucky foram acolhidos por Sarah, mãe de Steve, e lá permaneceram por algumas semanas até eles poderem se reestabelecer tanto emocionalmente quanto financeiramente.

O reencontro foi muito emocionante e Sarah chorou por horas abraçada ao filho, à nora e também à Bucky, seu filho de consideração, ao vê-los depois de tanto tempo e por saber de tudo o que havia acontecido à eles, mas em meio à tristeza veio a alegria com a notícia da gravidez de Natasha.

Outro momento emocionante ocorreu quando Natasha reencontrou os pais e Yelena, algumas semanas depois de seu retorno quando ela e Steve foram sem ninguém saber para Washigton D.C, onde os Romanoff viviam.

Assim que Marya, mãe de Natasha abriu a porta e viu a filha após mais de dois anos e sabendo o que lhes acontecera, se pôs a chorar descontroladamente e agradecer a todos os santos da igreja ortodoxa russa por terem devolvido sua filha e o genro com vida.

Yelena quase surtou ao ver a irmã que ela tanto amava e pulou nos braços da mais velha, chorando muito.

Ivan, o pai dela, mais contido e mais durão, ainda sim chorou e os abraçou forte, demonstrando estar muito feliz pelo retorno deles.

O anúncio da gravidez foi uma festa para todos, ainda mais para Lena que já queria ajudar escolher o nome e ajudar com o enxoval.

Steve e Natasha souberam que após a ligação que Natasha fez para os pais e para a sogra, um pouco antes de ir para a Colonia no inicio de 1973, Yelena organizou uma dezena de protestos junto de familiares dos militares que estavam no Chile junto de Steve e Bucky em frente à Casa Branca para obter esclarecimentos sobre os que foram capturados, o que incomodou até mesmo o presidente Richard Nixon, que sob pressão popular passou a investigar o ocorrido.

ColoniaOnde histórias criam vida. Descubra agora