1 | 6

227 45 4
                                    

Yoongi

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Yoongi

⊱✿⊰

Julho, 1886

Jung me olhava apreensivo enquanto as filas de escravos se formavam no meio do pátio. O sol já ameaçava se pôr e não tínhamos muito tempo a dispor. Os empregados contratados que se mantinham nos arredores distantes olhavam para a cena preocupados de que aquilo pudesse acarretar na perda de seus empregos. Ainda não sabia bem o que fazer, mas planejava mantê-los pela boa produtividade nas plantações.

Muitos olhares receosos me encaravam ali, parado na escadaria da mansão, acompanhado de Hoseok e Bernardo, que agora seria o chefe dos capatazes. Nós não escolhemos aquela função com o objetivo de castigar, mas de orientar os trabalhadores a executar melhor o serviço. 

Foi especificamente difícil encontrar homens que encaixassem no perfil, já que muitos antes de entrar direito no meu escritório, já proferiam palavras de ódio contra os negros. Óbvio, os citados sequer passavam da porta, pois os fazia sair imediatamente.

─ Hoje, pedi que se reunissem aqui porque quero-lhes transmitir minhas intenções. Como é bem... perceptível, sou um estrangeiro e, como um homem liberal, não compactuo com a escravidão. Mas estou em terras distintas e sou um mero ninguém aqui. Mesmo desejando, não poderia lhe dar uma alforria e liberdade sem antes sofrer as consequências perante meus sócios e concorrentes. Entrei em acordo com meu gerente e o chefe de obras e decidimos lhe dar o mínimo de dignidade possível nos trabalhos. Não haverão chibatadas, nem opressão e nem fome. Só peço em troca, a lealdade de vocês, aos poucos posso ir dando a liberdade de cada um para não levantar suspeitas ou atenções desnecessárias. Se concordarem, dêem um passo à frente, aquele que não concordar, lhe darei sua alforria, mas em troca, sofrerá as consequências da vida no qual vocês não foram preparados para viver neste país. O que é uma pena

─ Ouviram o patrão, dêem sua resposta! 

Bernardo gritou altivo e vi muitos encararem uns aos outros cochichando baixo. Eles não tinham base ou estrutura que os mantivessem caso conseguissem a liberdade, então é provável que não aceitassem a liberdade estendida em uma bandeja. Todos, sem exceção, deram um passo à frente.

─ Ótimo! Este é Hoseok Jung, e ele está encarregado de designar todas as suas atividades. Ele é o segundo em poder destas terras, devem lealdade a ele como se fosse minha pessoa. 

Jung veio para frente tomando meu lugar e, depois de abrir o documento em suas mãos, ditou a função de cada classe.

─ Os idosos serão alforriados como dito na lei dos sexagenários de setembro de 1885; Os homens mais jovens irão trabalhar nos campos em atividades braçais e transporte das sacas, com o auxílio das carroças; As mulheres ficarão com a manutenção e serventia da casa principal. Seguindo a lei do ventre livre, aquele que nascer de vocês terá sua liberdade concedida de imediato.

REFUTADOS • mygOnde histórias criam vida. Descubra agora