Inglaterra, 1349
Chovia há alguns dias, uma chuva forte e densa. Talvez tenha vindo para limpar essa terra maldita e cheia de morte que estavam vivendo. John tinha ido até o mercado para trocar duas cadeiras que tinha herdado de seu pai e conseguir algo para comer, já que por conta dessa forte chuva, não conseguira colher nada em sua fazenda. O mercado estava lotado, pessoas vendendo, comprando e trocando, haviam barracas espalhadas por todos os cantos. Eles tinham todos os tipos de mercadorias, pão, vinho, legumes e verduras, cebolas até porcos, cabras e todos os tipos de ervas.
John procurou o vendedor de porcos, para tentar trocar uma de suas cadeiras por um pouco de carne, não obteve sucesso. O vendedor de porcos que vestia uma túnica marrom muito suja, não foi nem um pouco educado e respondeu rispidamente a John.
John andou mais um pouco pelo mercado, viu mercantes de ervas aromáticas, viu mercantes com roupas coloridas vendendo seus tecidos, e enfim viu o mercador de legumes e verduras. Foi com ele que John conseguiu algumas batatas e cebolas em troca da sua cadeira.
O caminho para casa não era um caminho complicado, porém era um caminho longo. Para chegar em casa John teria que passar pelos campos de trigo, destruídos pela chuva, atravessar o rio, pegar a Estrada do Rei e enfim, atravessar a floresta até a sua casa. Quando chegou já havia anoitecido, olhou do portão para sua pequena casa, moldada em madeira, com telhado feito em palhas, era assim que seu pai havia construído e era assim que a manteria, viu que as velas estavam acesas em sua casa. Se alegrou, pois, Viollet poderia estar acordada. Andou o mais rápido que pode pelo caminho que outrora foi cercado de flores. Ao chegar, abriu a porta, ele estava ensopado e com fome. Chamou Viollet baixinho, e ouviu a chamar:
- John, é você? Estive sozinha a tarde toda, estava com medo de você ter encontrado problemas. Onde você estava?
- Sou eu Vi.... Fui ao mercado comprar algumas batatas e cebolas, as coisas não estão fáceis com essa chuva. Tudo bem com você hoje?
John estava preocupado com a esposa, há dias que ela estava com febre, tinha preparado um remédio com ervas medicinais que sua velha mãe havia lhe ensinado. A febre baixou durante alguns dias, mas há dois dias tinha voltado com força total, e nada que ele fizesse tinha resultado e a febre continuava alta.
- Estou me sentindo melhor hoje. - Respondeu Viollet com um olhar cansado.
John retirou as roupas molhadas e colocou para secar em cima de uma cadeira, próximo a um rústico fogão a lenha. Tinha fome, e com Viollet doente, não tinha ninguém para ajudá-lo com a horta. Descascou as batatas e temperou a sopa com as cebolas e um pouco de alecrim, precisava alimentá-la, ele nunca havia visto Viollet tão magra e fraca.
Comeram a sopa em silêncio, John não falava pois estava abismado com o estado de Viollet, e Viollet não falava porque estava se sentindo fraca e não queria preocupar John. Após o jantar, John deu mais uma dose do remédio a ela e foram dormir. Ele teria um longo dia pela frente, iria até o castelo para tentar conseguir alguma comida e ajuda médica para sua esposa.
Ela estava se sentindo péssima, tinha falado para John que havia melhorado para não preocupar ainda mais o marido. Sabia que ele estava com medo pelos dois e pela sua gravidez, a situação estava muito difícil e John não conseguira colher nada para comer ou vender. As dores estavam piorando, mas guardou para si, não iria causar mais dor para John. Viollet adormeceu nos braços de seu amado marido, transpirando e imaginando se um dia teria dias melhores.
John estava cansado, mas assim que Viollet adormeceu, enrolou um cigarro e saiu para o sereno da noite. A chuva havia dado uma trégua e a noite estava quente e úmida. Parou na porta e olhou para sua propriedade, a chuva tinha castigado muito sua plantação. Não sabia o que faria caso não encontrasse ajuda no castelo. Apagou o cigarro jogando o em uma poça. Tinha que tentar...
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMPLETO - OS LEGADOS DO SOL E DA LUA
FantasiaLIVRO COMPLETO Em nosso mundo conturbado vivenciamos algumas situações diferentes ao nosso redor. Mas nunca nos demos conta do que nos cerca. Nathan é um cara comum que vem tendo sonhos com uma jovem, que ele nunca viu. Sua vida passa por grandes pr...