Capítulo 4

7 6 0
                                    

#Sem Exaltação.

3-Não devemos nos exaltar pelo que recebemos.Devemos lembrar de onde saímos:

"Foi esta a resposta de Mardoqueu para Ester:'Pensas tu que por estares no palácio escaparás,quando todos os outros judeus forem mortos?Se te mantiveres calada numa situação destas,os judeus serão salvos de outra maneira,mas tu e os teus parentes morrerão.E quem sabe se não foi para um tempo como este que foste colocada nesta posição?'."

(Ester 4:13-14).

Por algum motivo Deus quis que Ester se lembrasse de onde ela tinha vindo.Quem ela era antes de ser rainha,à que povo ela pertencia,e à que Deus ela servia.

Mas qual era o motivo?Para salvar o povo de Israel?Sim.Porém não apenas isso,mas também para nos deixar como "mandamento".

Sim,mandamento.Deus sabe que infelizmente há uma tendência no ser humano de se exaltar e esquecer das raízes após êxito ou conquista.

Transformando as palavras de Mardoqueu nas de Deus para Ester,seria mais o menos assim:

"Ester,lembre-se que antes de ser rainha você era Hadassa,uma jovem órfã,sem recursos ou luxo.
Eu te dei e posso tirar.Mas se mesmo assim você não me temer e não agir em favor do meu povo,Eu irei salva-lo mas você perecerá.Eu te coloquei como rainha por um motivo,pense nisso."

Deus estava exigindo dela não apenas uma posição firme e correta com relação ao que estava acontecendo,mas também que ela fosse humilde,serva.

Caso ela não o fosse já sabemos qual seria o resultado.

Não porque Deus seja cruel,mas porque Ele tem todo o direito e poder para dar e tirar.

Vasti se exaltou e por isso foi humilhada.Ester se humilhou e por isso foi exaltada.

"Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado,e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."

(Mateus 23:12).

Reflexões De Fé-Sob À Luz Das Escrituras Onde histórias criam vida. Descubra agora