Quando o crime todo aconteceu, xavier tinha 50 anos, nascido em Versalhes, foi em sua cidade natal que conheceu e se apaixonou por Agnes e juntos tiveram quatros filhos, Arthur, Thomas, Anne e Benoit, de 20, 18, 16 e 13 nos, vale lembrar também que essa era a idade das crianças no momento em que elas foram mortas.
Tempos depois, os Dupont de Ligonnes se mudam para nantes, uma comuna em ascensão, localizada cerca do rio Loire e que, nos últimos anos, atraia os olhares de diversas famílias por se tornar um importante centro econômico do país, em virtude do estilo de vida charmoso e rural do local, muitas pessoas se mudaram para lá recentemente.
Todos os que conheciam os Dupont de Ligonnes tinham certeza que aquela era uma família amorosa e muito longe de ter problemas, os Dupont eram descritos como “perfeitamente normais”, eram sempre flagrados em momentos de alegria, além da elegância da casa, eles também possuíam uma ótima estabilidade financeira, donos de três carros de alto padrão, seus filhos, frequentadores de uma escola católica, se destacavam nos estudos e no coral da Igreja e Agnes por sua vez, ensinava catecismo.
Um ano antes da tragédia, Xavier começou a frequentar um clube de tiro nos arredores da cidade, por lá, treinava alguns tiros com o rifle que herdou após o falecimento de seu pai, arma a qual sempre quis aprender a usar, com essa motivação, passou a frequentar o local com certa regularidade, muitas vezes acompanhado de seus dois filhos mais velhos que também prativam tiros com o pai.
Após saber do crime, o dono do clube disse que jamais suspeitou de seu comportamento, muito pelo contrário, em diversas vezes ele chegou a ser convidado para jantar na casa dos Dupont de Ligonnes, nessas ocasiões, sempre esteve com a visão de uma família unida e amável, ele relatou também ter visto o casal sempre rindo e de mãos dadas em diversas ocasiões.
Já no final de março e início de abril, pouco antes do crime, Xavier passou a frequentar o lugar com mais entusiasmo, cerca de quatro vezes na semana, além disso, outro ponto que chamou a atenção foi que ele havia comprado um silenciador para seu rifle, fora isso Xavier comprou outros equipamentos que passaram a ser suspeitos após o crime acontecer, como sacos de lixo e algumas pás.
No dia três, em um domingo, Xavier levou sua família para jantar fora, em um restaurante em Nantes, tudo parecia normal, mas, provavelmente aquele foi o momento em que ele possívelmente planejou para se despedir de sua família, na noite seguinte, o macabro plano foi posto em prática.
Com seu rifle acoplado com um silenciador, Xavier matou os Dupont de Ligonness um aum, enquanto estavam dormindo, no meio da noite, além dos filhos e de sua esposa, Xavier também ceifou a vida dos dois labradores da família que foram mortos da mesma maneira.
Os familiares “sumiram” por semanas, as janelas da residência estavam fechadas, ninguém tinha sinal deles, nenhum dos filhos da família foram vistos, o telefone não era atendido e a casa era tomada por um silêncio total.
As primeiras buscas na residência dos Dupont de Ligonness não identificou nada de incomum, somente depois, os corpos foram revelados enterrados no quintal da casa em baixo de piso plano de madeira que foi colocado pra encobrir a terra revirada, o corpo de Xavier não estava junto com os corpos da família, assim, Xavier se tornou o principal suspeitodo crime.
Além disso, a quantia que Agnes recebeu de herança, já não existia mais, ele habia sido gastado por Xavier que provavelmente o usou com sua amante, de quem ele pegou dinheiro emprestado, apesar da relação afetuosa com a mulher parisiense, ela estava exigindo que a dívida fosse paga o quanto antes.
Jornais da época levantam outros pontos para o patamar, o primeiro deles é a complicada relação do suspeito com seu falecido pai, o segundo é sobre uma suposta crise pessoal em relação à religião, Xavier teria supostamente levantado dúvidas em relação ao catolicismo em um fórum na internet.
Dias após o crime, ele foi flagrado agindo normalmente no sul da França, mas permanece foragido desde então, onde Xavier Dupont de Ligonness poderia possívelmente estar?, algumas fontes especulam que os corpos que foram encontrados no quintal não da família e sim seria de outras pessoas, já que a ossada e o peso dos corpos não correspondiam com a estrutura e nem com o peso dos membros da fámilia Dupont.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Documentário Sobre Serial Killers 🔪🔪
Mystery / ThrillerCasos de assassinsto não resolvidos e serial killers.