Comprometida com o Almshouse do condado de Adams de 1860 a 1904, Rhoda Derry coçou os próprios olhos, arrancou os próprios dentes e comeu tudo o que conseguiu, a descrição parece incompreensível, e qual é o resto da história?
Como os indigentes, insanos ou infelizes foram tratados no primeiro século da história local da cidade e do condado? Quais as condições de moradia que Rhoda Derry experimentou? Os pobres, originalmente chamados de asilos, também eram chamados de fazendas pobres e, em 1917, casas de condado. Eram instituições residenciais sustentadas por impostos que aceitavam aqueles que não podiam se sustentar.
O atendimento público aos pobres em Illinois começou em 1819, um ano depois que Illinois se tornou um estado, os desamparados eram cuidados por cidadãos nomeados por funcionários do condado, em 20 anos, o sistema de farm-out foi substituído e, em 1839, os tribunais de condado puderam estabelecer casas para pobres que também recebessem pessoas de "enfermidade corporal, idiotice ou outra causa inevitável".
Em 1847, o condado de Adams comprou a fazenda de 80 acres de HT Ellis em Honey Creek Township para uma fazenda pobre, em maio de 1855, uma fazenda maior foi comprada em Gilmer Township, os registros do condado foram obrigados em 1874 para mostrar a admissão, alta, local de nascimento, causa da dependência e outros dados vitais.
Rhoda Derry, filha de Jacob e Rachel Derry, do município de Lima, foi internada no asilo em 3 de setembro de 1860, isso aconteceu depois de uma curta estadia no Hospital Psiquiátrico de Jacksonville, onde ela foi considerada incurável e mandada para casa, quando seus pais não puderam mais cuidar de sua filha, ela foi enviada para o asilo localizado a quase cinco quilômetros a sudoeste de Coatsburg.
O censo de 1870 do condado de Adams mostra Rhoda no asilo aos 35 anos e notou que ela era cega e louca. Nascida no condado de Madison, Indiana, em 10 de outubro de 1834, ela teria 25 anos quando foi admitida em 1860, Rhoda apresentava sinais de doença mental desde os 18, um relatório dos registros de pobres do condado para a Assembleia Geral de Illinois em 1881 indicou que havia 101 presidiários, dos quais 36 eram considerados indigentes loucos.
O relatório afirmava que a paciente do sexo feminino (Rhoda) que “ocupa uma grande caixa de madeira cheia de palha não usa roupas, está coberta com um pano de lona, está em constante movimento, machucou-se da cabeça aos pés e tirou o próprio olhos." Qual foi a história de Rhoda? Ela estava enfeitiçada como acreditava? No final da adolescência, Rhoda se apaixonou por um vizinho, Charles Phenix.
Sua mãe, pensando que a família Derry tinha associações com bruxaria, não queria que seu filho se casasse com a Srta. Derry, a suposta conexão com a bruxaria remonta à avó de Rhoda, Mary Derry, da Pensilvânia, esta história foi contada em “Rhoda, Uma Trágica e Verdadeira História da Filha de um Fazendeiro” por D. Doc Derry.
Quando os planos de casamento com Rhoda ficaram conhecidos da mãe de Charles, a lenda é que ela ameaçou enfeitiçar Rhoda se ela não deixasse Charles sozinho, Rhoda tinha medo de bruxas, e alguns acreditam que esse evento foi a base de sua loucura, o que causou os estágios iniciais de seu declínio nunca será conhecido.
O que aconteceu com esta infeliz mulher faz parte da história do condado de Adams, assim como o trabalho do folclorista renomado, ministro anglicano e nativo de Quincy, Harry M. Hyatt, que coletou 95 por cento dos dados para seu livro “Folk-Lore from Adams County, Illinois ”, a 16 km de Quincy, a rara coleção publicada documentava superstições americanas e contos de bruxaria que prevaleciam nesta área geográfica limitada.
A Adams County Poor Farm não estava equipada para cuidar de doentes mentais, de vez em quando, notícias de más condições apareciam nos jornais, uma história do Quincy Daily Journal em 12 de fevereiro de 1892, apontou para abusos incluindo presos subnutridos e negligenciados, o mesmo relatório indica ainda que uma "mulher simplória era responsável pelo departamento de mulheres loucas, distribuição de comida, etc."
Rhoda Derry sobreviveu a circunstâncias desumanas e insondáveis ao longo de mais de quatro décadas de confinamento extremo, pouco depois da virada do século, sua trágica história mudaria dramaticamente e para sempre as práticas estaduais e nacionais para os doentes mentais.
Durante anos, Rhoda viveu em uma cesta de palha. Relatórios da casa do condado de Adams mostram que durante esse tempo seus membros ficaram tensos até os joelhos quase tocarem o queixo, depois de um tempo, a cesta foi substituída por uma caixa quadrada com pernas, a caixa tinha buracos para suas excreções caírem, ratos e outros vermes fizeram seus ninhos ao lado dela.
Foi nessas condições que suas unhas compridas cresceram e ela arranhou os olhos, com os punhos, ela bateu no rosto até perder todos os dentes da frente, seu caso se tornou público quando ela foi enviada para o asilo de Bartonville, a oeste de Peoria, em 1904, o Dr. George A. Zeller, um médico defensor dos distúrbios mentais e superintendente da nova instalação, estava ciente de Rhoda a partir de relatórios anuais para o estado bordo e escreveu: "Envie-a, Deus a abençoe."
No asilo, ela morou pela primeira vez em uma cama e tomava banho diariamente, o Quincy Daily Whig de 21 de setembro de 1904, relatou sua mudança para Bartonville com "Renews Stories of Witchcraft" e declarou: "Seu caso é um que desperta a mais completa simpatia do coração mais frio, e todos se maravilham com a longevidade de um ser humano em sua condição e com suas aflições. ”
O advogado do condado de Adams, James N. Sprigg, preparou os papéis para a mudança, ele pediu a Benjamin Bragg, de Lima, que morava na antiga casa da família Derry, informações sobre a vida dela. Bragg conhecia a filha desde 1851.
Bragg contou que Rachel Derry costumava atirar nos espíritos malignos imaginários, que ela acreditava serem a causa do sofrimento de sua filha, em 1904, os pais de Rhoda e seis de seus sete irmãos estavam mortos, um irmão James e sua esposa Mary viveram em Quincy de 1905 a 1910.
Sob a supervisão do Dr. Zeller, Rhoda recebeu cuidados humanos; Zeller era a única pessoa viva a quem ela respondia, durante os dois anos antes de sua morte, o Dr. Zeller convidou os legisladores estaduais para ver Rhoda e garantir serviços maiores para os deficientes mentais, quando Rhoda morreu em 9 de outubro de 1906, um dia antes de seu 72º aniversário, o Dr. Zeller escreveu ao Honorável SB McCrory, juiz do tribunal do condado de Adams, para informá-lo de sua morte.
Ele escreveu que “o falecimento desta infeliz mulher exige mais do que uma notificação formal, pois ela estava sozinha em sua classe e não é provável que seu duplicado pudesse ser encontrado nos Estados Unidos ou no mundo”.
Rhoda foi sepultada na sepultura de número 217 em razão da instituição, em 1909, o asilo de Bartonville tornou-se o Hospital Estadual de Peoria.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Documentário Sobre Serial Killers 🔪🔪
Mysterie / ThrillerCasos de assassinsto não resolvidos e serial killers.