Betty Broderick

69 8 0
                                    

Elisabeth Anne Bisceglia nasceu nos Estados Unidos em 1947, sendo criada por uma família de católicos para se tornar uma dona de casa, induzida a se casar com um companheiro cristão, com um desempenho invejável na escola durante a adolescência, a aluna exemplar formou-se em educação infantil em faculdade de riverdale e recebeu um diploma adicional em inglês com seu crédito estudantil.

Tudo estava encaminhado para seu sucesso profissional quando conheceu Dan Broderick, em 1965, enquanto realizavam cursos de especialização na Universidade de Notre Dame, em Indiana, juntos, formaram um casal academicamente respeitado; Dan havia concluído o curso de medicina e iniciaria o curso de direito em Harvard.

Seus fundos monetários, no entanto, estavam esgotados, e Dan teve de usar um empréstimo estudantil enquanto Betty pagava algumas contas da faculdade de dan e tambem pagava todas as contas de casa, já que dan vivia na faculdade estudando.

Tiveram dois filhos enquanto Dan se formava em direito, contratado por um escritório de advocacia, o rapaz aos poucos foi fazendo seu nome na comunidade profissional, enquanto Betty trabalhava meio período em vários empregos e as vezes vendia cosméticos e utensílios caseiros para conseguir ajudar na renda de casa.

Em 1978, Dan já tinha segurança financeira o suficiente para aliviar a esposa, mas preferiu abrir o próprio escritório. Betty não apenas apoiou, como auxiliou na construção, em quatro anos, Dan se tornou uma referência em San Diego atuando em casos de negligência médica, fazendo fortuna e expandindo o escritório com outros associados.

Nesse meio tempo, a esposa teve certo conforto, mas passou a sofrer com uma nova funcionária; Linda Kolkena, de 21 anos que foi contratada por Dan para ser a sua assistente pessoal, acompanhando o marido em todas as ocasiões, começou a ser o principal motivo de desconfiança na união, isso porque pelo fato de Linda ser mais nova, betty acabava achando que dan estaria a traindo.

Em alguns atritos do casal, Betty com raiva, chegou em casa, pegou alguns ternos personalizados do marido, jogou no quintal de casa e colocou fogo, dan um pouco depois, assumiu o caso que durante 3 anos estava tendo com a secretária e solicitou o divórcio imediato.

Enquanto o divórcio era organizado, Dan se tornou o presidente da Ordem dos Advogados de San Diego, dificultando o acesso da ex-companheira a um advogado e a vários outros acessos, com um duradouro processo, que durou quatro anos, Betty sofria com a perda dos bens conquistados, da guarda dos filhos e do abandono afetivo.

Com o casamento marcado com Linda, Broderick temia a presenta da ex-esposa, que não compareceu no evento, mas já planejava sua vingança, logo após que dan e linda começaram a morar juntos, Betty perguntava aos filhos quando os encontrava sobre os cômodos da nova casa do pai e onde ficavam os principais itens, a peça-chave foi a filha Kim, que tinha um chave da casa do pai quardada, Betty então sem pensar duas vezes, pegou a chave, entrou em seu carro e dirigiu até a casa de Dan.

Então, durante a madrugada de 5 de novembro de 1989, Betty foi a casa do marido e silenciosamente, ao entrar no quarto do casal, se deparou com o casal dormindo, Linda acabou escutando o barulho da porta se abrindo e logo se assustou e gritou por dan, foi o suficiente para Betty começar a disparar.

Ao todo foram cinco únicos tiros que havia no revólver calibre 38 que havia obtido, três disparos acabaram acertando o casal, dois em Linda e um em Dan, já ferido, Dan tentou pegar o telefone que havia ao lado da cama, mais Betty se aproximou arrancando o telefone e o quebrando, logo após o ocorrido, Betty fugiu da casa, Dan e Linda acabaram morrendo um pouco depois que betty saiu.

Pouco tempo depois de ter cometido o crime, betty ligou para as filhas mais velhas contando o que tinha acontecido, horas depois, Betty se entregou a policia por conta própria, a defesa do advogado foi composta por grandes nomes do direito no condado, porém, a defesa de Betty conseguiu adicionar provas de que, ao longo de anos, a moça foi torturada psicologicamente e fisicamente pelo marido, realizando o ato por um acesso de fúria que não condiz com sua personalidade, e depois de dois julgamentos, o júri terminou empatado, sem concluir uma sentença.

Betty declarou em diversas entrevistas que não tem remorsos do ato, mas não aprova que o mesmo seja justo, acrescenta que só fez após a criação dos filhos, de maneira que não fossem crianças para não serem psicologicamente afetados e alegou tambem que no momento do crime não tinha intensão o casal e que apenas surtou e atirou, mais não viu se os disparos acertaram Dan e Linda pelo fato de que o quarto estava escuro na hora do crime.

Betty está até os dias atuais na prisão e teve sua solicitação de liberdade condicional recusada em 2017, podendo recorrer somente em 2032, apesar a reclusão, recebe cartas de mulheres por todo os EUA, afirmando que compreende o ato e manifestando apoio.

Documentário Sobre Serial Killers 🔪🔪Onde histórias criam vida. Descubra agora