Capítulo 11

164 11 16
                                    

Caos
Ca-os
s.m. (substantivo masculino)

1. Confusão geral dos elementos da matéria, antes da suposta criação do Universo, do aparecimento dos seres, da realidade ou da natureza; cosmos.
2. [Figurado] Estado de completa desordem, confusão de ideias.
3. [Figurado] Amontoado de coisas que se misturam; bagunça.
4. [Figurado] Desorganização mental ou espacial.
5. [Filosofia] Condição desordenada que, pela tradição platônica, é anterior ao demiurgo.
6. [Geologia] Amontoado de blocos de certas rochas, que se formam como consequência da erosão.
7. [Física] Sistema sem estabilidade, dinâmico, que se altera no tempo a cada pequena alteração das suas condições iniciais.

Ca-os, duas sílabas, quatro letras, um substantivo masculino. Palavra derivada do latim “chaos”, pelo grego “kháos”, que significa abismo.

 
Diga-me, mas me diga com sinceridade, o que é o caos para você? Seria tudo aquilo já listado anteriormente, ou algo mais profundo e complexo? O que é o caos? Vamos! Pensem! O que é o caos? Perguntem-se! O que é o caos? E respondam-me com a mais pura verdade, como uma palavra tão pequena carrega consigo um significado tão intenso? Tão forte? Tão.... Caótico(?) Caos é caos, ele é apenas ele; imutável; instável; imprevisível. Você não sabe quando ele irá surgir ou quando irá chegar, mas há apenas uma verdade absoluta: Tudo caminha e termina em sua direção. Atrevo-me a dizer que, tudo o que está ao nosso redor, seja objetos, animais, plantas ou até mesmo nós, seres humanos, tudo e todos estamos fadados a ir em sua direção, somos puxados, como se fossemos matais indo de encontro a um grande e poderoso imã, não sabemos o que nos move a ir até ele, mas sabemos que não podemos impedir e caso você diga que consegue, você é um tolo e um mentiroso. Tudo caminha e termina na direção do caos. Mas agora, quero que me respondam, me digam a resposta sobre os questionamentos que eu lhes dei, o que é o caos? No seu ponto de vista? Para a pessoa a qual vós escreve, o caos é apenas uma sequência de fatos que geram uma sucessão de momentos bons ou ruins. Podem dizer que isso é como a terceira lei de Newton, que diz: “Toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto.” Chame de carma se preferir, mas eu? Eu, meus caros amigos leitores, chamo isso de: “Efeito Borboleta”. Por qual motivo? Você pergunta, me deixe explicar o meu ponto de vista, entretanto, para entendermos com exatidão esse famoso fenômeno, primeiro precisamos entender a “Teoria do Caos”, que é a base para o “Efeito Borboleta”.

Foi no ano de 1963 que a Teoria do Caos foi descoberta pelo meteorologista e matemático Edward Lorenz, que enquanto fazia um experimento em seu computador de previsões climáticas, percebeu que a mínima mudança de três casa decimais, as quais julgamos pequenas e quase nulas durante o nosso dia-a-dia, podem fazer toda e completa diferença no final do experimento, desse modo, o matemático notou que isso não cabia apenas para cálculos ou previsões de tempo, mas para tudo, pois uma simples mudança em algum fator inicial, pode gerar uma enorme mudança no final do experimento. Por exemplo, imagine o seguinte cenário: Existem exatas duas bolinhas amarradas uma na outra, ambas em movimento, a bolinha de cima movimentando-se quase constantemente, já a debaixo que em cada volta dada muda drasticamente. Tendo imaginado isso, agora poderia me responder a essa simples pergunta? Se sim, me diga, qual a razão para que a bolinha de baixo mude drasticamente o seu percurso? Pense com calma, não existem motivos para se sentir ansioso e caso não saiba a resposta, não se preocupe, eu irei explicar. Como foi dito anteriormente, por causa de uma pequena mudança feita no início do experimento, isso gerou uma grande mudança no final, então no cenário imaginário que pedi para que mentalizassem, existiam duas bolinhas, a de cima representando a início; você mal consegue perceber, mas ela se movimenta muito pouco e por causa dessa minúscula e quase insignificante mudança, a bolinha de baixo que representa o final, faz um desvio totalmente desordenado e confuso. E é por isso que essa teoria leva o nome de: “Teoria do Caos”. O “Efeito Borboleta” é apenas a aplicação prática dessa teoria, por isso usamos o nome de algo real; Borboleta.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Aug 15, 2021 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

The Lost Alpha! - (Hiatus)Onde histórias criam vida. Descubra agora