Chegamos em frente à família Do Tiago.... De mãos dadas....
Olho à volta e a Andreia já não está lá.-"Boa noite Tiago, quem é essa menina bonita que te acompanha" - dizem os tios dele.
Os tios estão relativamente na casa dos 40 e seguem-se acompanhados de dois filhos.
Um suponho que tenha 5 aninhos e outro com cara de quem tem idade do Tiago.
O Tiago chega-se à frente para cumprimentar os tios e o pequenino, quanto ao mais velho apenas há uma troca intensa de olhares.
-"Marta estes são os tios paternos do Tiago" - diz a dona Alexandra.
-"Olá, muito gosto" - digo ao cumprimentar a senhora e o Tio.
-"Pedro não cumprimentas a menina bonita?" - diz a mãe para o filho mais pequenino.
-"Naum"- eu reconheço o menino, ele estava na piscina quando eu brinquei com os meninos.
-"E não te lembras de mim?" - digo, agachando-me para ficar frente a frente com o pequenote. Sei que estou de vestido, mas não me importo.
Se a criatura disser que não vou passar uma vergonha tremenda e enterro-me já aqui.-"Mamã, mamã, é a Mata" -
Levanto - me.-"Marta Neto?" - pergunta o mais velho e a mãe ao mesmo tempo.
-"Marta, só Marta" - corrijo. Olho para baixo e dou uma pequena risada.
-"A Marta da natação? Impossível" - revira os olhos o mais velho.
-"Gonçalo, meu querido sobrinho, é ela mesmo" - diz o Alexandre.
-"Olá" - meio que me apresento outra vez e estico-lhe a mão mas recebo um cumprimento de dois beijos na cara.
O Tiago fica tenso.-"Sim Tia, é a Marta da natação."- responde.
O Tiago uma vez por mensagem disse-me que gosta muito do pequenote, não disse o porque mas desconfio que seja por o fazer lembrar do seu falecido irmão. Agora que vi mais um bocado da casa, reparei que há poucas, quase nenhumas, mas há, fotos em família...deles os quatro.-"Muito bem acompanhado o meu sobrinho"-
A mãe do Tiago vira-se e diz para nós:
-"Sentem-se. Mas antes disso...Tiago vai buscar a caixa de brinquedos que ainda há ali...para o teu primo."-
Apesar da imensidão do sofá Sento-me ao pé do primo mais velho, não me vou meter no meio dos adultos. Do outro lado donde eu estou ainda há espaço para o Tiago.Por meu espanto o Gonçalo mete conversa.
-"Conta-me Marta, como tem sido seres uma atleta de natação"- pergunta o primo, sem malicia, penso que por apenas curiosidade.
-"Primeiro quero saber o teu nome"- digo, mas eu já o sei, tenho que transmitir a minha vibe de diversão, sem segundas intenções, claramente.
Tipo acabei de comer o teu primo não te quero comer a ti, pensa o meu subconsciente.-"Gonçalo Jerônimo, mas trata-me só por Gonçalo"-
Posso-me rir? Ahahaha. Aquele momento em que te apetece rir, mas apenas não é o momento certo, bem... É este... Não estou a ironizar com o nome, mas pronto... mete uma certa e grande piada.
-"Muito bem Jerônimo, eu sou a Marta"-
-"Ainda não tinha percebido"-
-"Então...a historia da natacao é muito basica. Tecnicamente quando era pequena tive aulas, o clube queria gente e a minha mãe direcionou-me unicamente para isso. E pronto o resto foi-se desenvolvendo a partir dai. E tu? Praticas algum desporto?-"
VOCÊ ESTÁ LENDO
Do outro lado da pista
RomanceAo que parece ser a história típica de adolescentes se apaixonarem, esta história mostra muito além disso. O foco é a Marta, a vida e o sonho da Marta. As pessoas que a rodeiam, uma mãe controladora, a melhor amiga da infância, um irmão sempre lá...