No dia seguinte, Basílio encontrava-se ansioso. Aguardava o laudo do legista como uma criança que espera um presente de Natal. Mas Papai Noel só apareceu no final da tarde.
— Meu caro Douglas, até que enfim.
— Não podem imaginar o que matou João Gouveia.
— O quê? Arsênico? Cianeto de Potássio?
Madeira também arriscou:
— Estricnina?
Douglas sorriu:
— Ficaria muito menos surpreso se tivesse sido um desses. Isso restringiria a lista de suspeitos, pois não se compra arsênico ou cianeto na farmácia.
— Mas que tipo de veneno foi, afinal?
— Nenhum!
— Nenhum? Será que Deus ouviu minhas preces, então? Ele não foi assassinado?
— Muito pelo contrário. Acredito que foi sim!
— Mas se não havia veneno...
— Não havia veneno. Mas havia outra coisa! Conhecem o CH3CO2C6H4CO2H?
— Não!
— Acido acetilsalicílico?
— Também não.
— E que tal simplesmente aspirina, conhecem?
Basílio mostrou-se incrédulo:
— Aspirina? E desde quando aspirina mata?
— Há casos de superdosagem, evidentemente, que os exames demonstraram não ser o caso.
— Então como pode ter sido aspirina?
— Algo inusitado, delegado. Não encontrei veneno algum no corpo, apenas aspirina, além de bebida alcoólica. Como já tinha ouvido falar de pessoas alérgicas a esse ácido, procurei um alergista, que me disse: "O acetilsalicílico é capaz de produzir enorme gama de reações alérgicas, entre eles o edema de glote". Um simples grão pode ser fatal, mas é algo raríssimo.
— Isso é incrível! Nunca ouvi falar. E quanto tempo após a administração para fazer efeito?
— Em geral para medicamentos é imediato, mas pode levar até 1 hora. Contudo, pelo estado de João foi instantâneo.
— Meu Deus!, o mesmo que engolir arsênico, mas mesmo assim, não estaríamos diante de um caso acidental? Ele pode ter tomado aspirina para uma simples dor de cabeça.
— Duvido. Pela idade que tinha, 46, não é possível que nunca tenha sofrido um evento de crise alérgica. Deve ter acontecido e sobreviveu, não tomaria de novo.
— E como foi administrado?
— Pelo copo! Havia aspirina diluída num dos copos examinados.
— E no outro?
— Nada! Nada também na garrafa e muito menos nos cubos de gelo.
Basílio pensou um pouco:
— Então a aspirina foi colocada diretamente no copo...
— É o que tudo indica.
—E só pode ter sido após João ter preparado os drinks, por alguém que estava com ele, fato que os dois coposparecem confirmar. Tem ideia da quantidade?
— Tenho. Um comprimido para adulto em geral tem 500 mg. Pelo o que encontrei acredito que não tenha sido mais do que 100 mg, o suficiente porém para a crise alérgica.
VOCÊ ESTÁ LENDO
QUATRO VEZES O INESPERADO
Mystery / Thriller🏆1º lugar no Concurso Clube de Leituras LER - 3ª Ed. (c/ o conto integrante ''Em Deus a Justiça''?). História dividida em 4 tomos: Quatro tomos, quatro partes, quatro atos... Quatro vezes o inesperado, onde a ordem dos fatores não altera o produto...