Pela primeira vez na história da humanidade acontece uma guerra onde se mesclam as velhas tecnologias militares - bombas convencionais, tanques, canhões, metralhadoras, helicópteros, morteiros, etc - e as novas tecnologias militares - bombas de vácuo, caças a jato de última geração, armas nucleares, perigo de explosões em usinas nucleares de energia, etc -; e os mecanismos de ações dos bloqueios econômicos e sanções nesse campo também envolvendo as velhas tecnologias - fechamento de empresas, bloqueios a rotas marítimas e compras de gás e petróleo - e as novas tecnologias da Web 2 envolvendo, inclusive a exclusão de sete bancos russos do sistema de pagamento internacional Swift, vetos na Rússia ao Twitter e ao Facebook.
Veja, portanto, que estão no tabuleiro da guerra iniciada pela Rússia no último dia 24 de fevereiro com a invasão a Ucrânia, supostamente para apoiar os dissidentes pró-Rússia no país, e, na real, anexar a Ucrânia ao domínio político-militar da Rússia evitando uma aliança de Kiev com a União Europeia e adesão a OTAN revivendo a velha 'cortina de ferro'. E mais: ampliar o poder da Federação Russa como no pós II Guerra Mundial - a volta da União Soviética. Estão, portanto, no cenário da guerra, quatro elementos tecnológicos como nunca se viu até então.
Se passarmos a régua nas guerras e batalhas mais recentes, a do Afeganistão ocupada pelos Talebans, 2021, a do Iraque cuja invasão data de 2003 com os Estados Unidos, o Reino Unido e um punhado de nações aliadas lançando uma pesada campanha de bombardeamento e destituindo Saddam Hussein, foram usadas apenas as velhas tecnologias militares - tanques, bombas convencionais, etc - e um dos elementos associados aos bloqueios também somente das velhas tecnologias.
Na II Guerra Mundial, se recuarmos para 1945, podemos observar que foram usados as velhas tecnologias de guerra - canhões, bombas, tanques, navios, etc - e pela primeira vez as novas tecnologias militares, as bombas atômicas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagashaki que mataram, rapidamente, mais de 200.000 pessoas forçando o Japão a se render.
Foi neste pós grande guerra que parte do mundo foi dividido no território europeu entre Alemanha Ocidental, com capital em Berlim - domínios dos EUA, Reino Unido, França, Canadá, etc - e Alemanha Oriental, com capital em Boon e domínio da Rússia formando a União Soviétia - Polônia, Hungria, Austria, Bielo-Russía etc. A cidade de Berlim foi dividida ao meio por um muro que caiu em 1989 com a abertura da perestroika de Korbachev.
Observe que os dois novos elementos que permeiam o atual cenário da guerra da Ucrânia - bloqueios econômicos tradicionais e os bloqueios da Web 2 (Swift etc) e que, um deles (bloqueio tradicional) já aconteceu na Síria, no Iraque, no Afeganistão, Venezuela, etc - não estiveram presentes na II Guerra Mundial.
Hoje, no entanto, esse cenário que inicialmente se reservava ao boicote econômico sem mexer nos bancos de dados, agora, entrou esse novo elemento, capitaneado pela internet que é devastador. A Rússia sofre o pão que o diabo amassou inclusive tentando conter o Twitter, o Facebook e outros bancos (Telegram, Linkenen, etc), que pressionam a sociedade russa.
No bloqueio econômico a UE e os EUA pouparam o maior banco da Rússia, o Sberbank, e um banco de propriedade parcial da Gazprom, uma empresa estatal de energia russa. O bloco também decidiu proibir a transmissão dos veículos de comunicação estatais russos RT e Sputnik. Com essa última medida, a Rússia está perdendo feio a 'guerra' da comunicação/informação e a contra/informação. Isso representa uma perda enorme junto à opinião pública mundial, hoje, majoritariamente contra a Rússia, até na própria Rússia.
O banco estatal VTB Bank e o Bank Rossiya estão entre os bancos que foram excluídos do sistema de mensagens que permite transações no valor de trilhões de dólares em todo o mundo. As outras instituições da lista são Bank Otkritie, Novikombank, Promsvyazbank PJSC, Sovcombank PJSC e VEB.RF. Alguns países, incluindo a Polônia, pressionaram para que mais bancos fossem incluídos na medida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Cadeira e o Algoritmo - A Convivência Entre as Velhas e Novas Tecnologias
General FictionNo mundo competitivo dos dias atuais com as novas tecnologias em cena e a robótica abocanhando os empregos dos humanos, a cada dia é preciso se qualificar mais para enfrentar essa competição no mercado de trabalho e na vida cotidiana. Em "A Cadeira...