Amanda
Quando acordei de novo, havia uma enfermeira com um sorriso amável verificando o soro em minha mão.
Por um momento, me senti confusa, sem saber direito se tinha sonhado ou se era verdade que eu havia sofrido um acidente e ficado em coma por seis meses.
Mas se eu estava em um hospital, então não restavam dúvidas. Aquela era minha nova realidade.
— Como se sente? — a mulher indagou.
Como me sentia?
Havia resposta para aquela pergunta?
Abri a boca e de novo senti certa dificuldade de falar. Como se não tivesse usado minha voz há meses. Claro. Eu não usei minha voz há seis meses.
— Eu me sinto num pesadelo — murmurei e ela riu com condescendência.
— Pobrezinha. Tem muita sorte de ter acordado. A maioria dos pacientes que ficam em coma acordam depois de algumas semanas. Depois disso, vai ficando mais raro. Quase considerado um milagre. E dificilmente não tem sequelas.
— Sequelas? — De repente senti medo.
Que tipo de sequela eu poderia ter?
Eu me agitei e ela segurou meu braço.
— Fique calma. O Dr. Harrison já está vindo conversar com você.
Em seguida, o mesmo médico que estava no quarto quando acordei da outra vez se aproximou. Ele exibia uma expressão amigável quando se colocou ao lado da minha cama.
— A Bela Adormecida acordou.
— Parece mesmo um conto de fadas. — A enfermeira sorriu.
Minha nossa, não tinha nada de engraçado ou de conto de fadas nessa história.
Estava mais para uma história de terror.
— O que aconteceu comigo? — murmurei, aflita. — Como eu posso ter ficado desacordada por tanto tempo? Eu estava... morta?
— A morte cerebral e o coma são duas condições muito diferentes, mas clinicamente importantes, que normalmente podem surgir após um trauma sério no cérebro. Embora o coma possa evoluir para a morte cerebral, geralmente são fases muito diferentes e que afetam de forma distinta a recuperação da pessoa. Na morte cerebral ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro e, por isso, a recuperação não é possível. Já o coma é um estado em que o paciente mantém algum nível de atividade cerebral, e há esperança de recuperação.
— A enfermeira disse que foi um milagre...
— Porque geralmente as pessoas acordam em menos de quatro semanas.
— Mas eu fiquei seis meses! Parece tão absurdo!
— É raro, mas não impossível. Agora vamos ver como você está.
Ele começou a se mover em volta de mim e a fazer perguntas sobre coisas que eu me lembrava. Algumas respostas vieram rápidas, outras pareciam meio nebulosas, mas consegui responder. Ele também passou um negócio gelado por minha pele e perguntou se eu sentia.
— Sim, eu sinto. É gelado.
Ele assentiu, parecendo satisfeito.
— A enfermeira falou em... sequelas.
— A área afetada do cérebro e a gravidade vão influenciar no momento em que o paciente pode acordar. Quando o paciente acorda, também não é possível prever quais serão as sequelas. Você está respondendo bem aos estímulos e acredito que vai conseguir voltar a sua vida normal gradativamente. Porém, faremos alguns exames para termos uma visão geral.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Volte para mim
Romance"Uma paixão inesperada, uma gravidez acidental, um casamento às pressas, e a vontade de transformar o que poderia ser o roteiro de mais uma tragédia em uma chance de redenção." Trilogia As consequencias Se arrependa de Mim - disponível completo na A...