Como toda criança nobre de Westeros, Aegon cresceu ouvindo histórias sobre o período de terror anterior ao reinado de Jaehaerys. E não eram apenas contos fantasiosos que as criadas usavam para lhe fazer dormir: estudou aquilo com meistres e os melhores professores que rei Viserys conseguiu arrumar. E não era nada tão difícil assim, visto que apenas duas dinastias tinham se passado desde então. Poderia recitar de olhos fechados, e ainda assim seria capaz de cobrir boa parte dos eventos.
Após Aegon, o Conquistador, unificar e pacificar os Sete Reinos junto com suas esposas-irmãs, Visenya e Rhaenys, o seu homônimo consolidou sua Casa com seus dois filhos: Aenys, seu herdeiro, da linhagem de Rhaenys e Maegor, o primeiro príncipe de Dragonstone, da linhagem de Visenya. O reinado de Aenys foi curto, marcado pelo polêmico casamento de seu herdeiro - também chamado Aegon - com sua irmã, Rhaena. Era conhecido por, diferente do pai, ser um homem frágil e pateticamente pacífico. Quando morreu, não deveria ser um grande choque para ninguém que Maegor usurpasse a coroa.
Não foi à toa que Maegor entrou para a história westerosi com a alcunha de "o Cruel". Derramou sangue de seu próprio sangue sem pensar duas vezes, e deixou um rastro de destruição por toda Westeros. O Alto Septão costumava dizer que ele era um demônio produzido pela magia maligna de Visenya, e por isso tinha sede de sangue, mas Aegon não acreditava nisso. De qualquer modo, o fato é que Maegor sequestrou seis mulheres e as fez suas Esposas Negras, como eram chamadas. A mais importante de todas foi Rhaena Targaryen, viúva do primogênito de Aenys, morto pelo próprio tio. Ela foi a única que deu um filho vivo a Maegor, mas o rei nunca chegou a vê-lo: Visenya ajudou-a a fugir pouco antes de sua morte, e Maegor foi encontrado morto no Trono de Ferro pouco antes do nascimento do rapaz, que recebeu o nome de Maekhor.
Desde que Jaehaerys foi coroado, no entanto, a Casa Targaryen e toda Westeros passaram a fingir que a descendência de Maegor não existia. Maekhor acabou se casando com Daena Velaryon, em uma das muitas estratégias da rainha Alysanne para mantê-lo afastado da coroa, e posteriormente a monarca também foi responsável pelo casamento da única filha do casal, Vaelena Targaryen, com o mais novo dos Stark disponíveis, Benjen. Era uma estratégia inteligente, além de exilar a descendência de Maegor ao Norte, também colocava um fim ao seu pertencimento a Casa, afastando toda e qualquer pretensão possível.
Mas, a despeito de todos os esforços feitos por Alysanne, lá estava Aegon, parado do lado de fora do castelo de Dragonstone, pronto para receber a semente de Maegor novamente no coração da Casa Targaryen, e provavelmente fazendo o seu pai se revirar no túmulo - ou onde quer que Alicent tivesse escondido o seu corpo. Não estava em posição de questionar as escolhas de seus anfitriões, e a bem verdade, talvez um dragão a mais não fosse de se desperdiçar na atual conjuntura. Deste modo, se preparou como nunca havia feito para nenhum visitante de Red Keep: penteou seus cabelos prateados e permitiu que as criadas o perfumassem com alguns olhos de Penthos e escolheu um belo conjunto dentre as roupas que Daemon havia o arranjado, de cor vermelha muito escura e com pequenas espirais de pedras negras decorando toda a sua blusa. Jacaerys lhe emprestou algumas joias, já que havia deixado as suas em King's Landing, e ao se olhar no espelho antes de se juntar a pequena comitiva, teve a sensação que se parecia mais com um príncipe naquele momento do que em todo o resto de sua vida.
Sentiu-se muito arrumado perto de seus companheiros, que mantinham a nobreza em sua postura, mas optaram por roupas mais simples. Rhaenyra e Daemon estavam usando tradicionais túnicas valyrianas, largas e sem muitos detalhes, de um vermelho desbotado. Jacaerys optou por um conjunto parecido com o do tio, mas negro e sem detalhes, de forma que seus acessórios de ouro se destacavam. Baela também estava com uma túnica valyriana, da mesma cor que as vestes de seu noivo, e mantinha os cabelos soltos e selvagens, enquanto Rhaena optou por um vestido um pouco mais elaborado, mas ainda assim sem muitos detalhes, e prendeu seus cabelos prateados no alto. Se Alicent e Otto pudessem os ver naquele momento, iniciariam um grande sermão sobre a importância da realeza estar sempre impecavelmente vestida - e já conseguia imaginar Daemon revirando os olhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Era dos Dragões
Fiksi PenggemarAegon Targaryen nunca quis ser rei. Desde cedo, sabia que não tinha o necessário para ser um governante, e estava plenamente feliz com a vida de um segundo filho, podendo gastar o ouro de sua família enriquecendo os donos dos bordéis de King's Landi...