Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire
Agatha sempre teve um laço especial com sua família, mesmo que as conversas fossem muitas vezes dominadas pela voz da mãe. Sua irmã Giulia sentia saudades de Agatha e desejava poder se conectar mais com ela, mas o medo de enfrentar a influência negativa da mãe a impedia de buscar contato.
Enquanto isso, Agatha encontrava conforto e apoio na figura da Irmã Denise, sua discipuladora e grande amiga dentro do convento. A Irmã Denise era uma mulher sábia e compassiva, alguém em quem Agatha confiava para compartilhar suas inquietações e medos.Em uma tarde ensolarada, Agatha procurou a Irmã Denise em busca de orientação. Ela sentia que algo estava mudando dentro dela, que forças desconhecidas a envolviam e despertavam desejos que ela não sabia como lidar. Agatha confidenciou a sua amiga as tentações que a assombravam, o conflito entre sua vocação religiosa e as paixões terrenas que começavam a emergir.
Agatha: Irmã Denise, tenho lutado com medos e desejos estranhos ultimamente. Sinto como se estivesse sendo tentada a desviar-me do caminho que escolhi. Não sei como lidar com esses sentimentos conflitantes.
Irmã Denise: Minha querida Agatha, é perfeitamente normal passarmos por momentos de dúvida e inquietação. A vida é cheia de desafios e tentações, mas é em momentos como esses que nossa fé é posta à prova. Conte-me mais sobre o que está acontecendo.Agatha: Sinto-me atraída por coisas que antes não me afetavam. Tenho pensamentos que considero pecaminosos e uma agitação interior que não consigo acalmar. Parece que estou perdendo minha devoção e não sei como recuperá-la.
Irmã Denise: Compreendo sua aflição, Agatha. É importante lembrar que somos seres humanos e estamos sujeitos a sentimentos e desejos. O verdadeiro teste está em como lidamos com essas emoções. É essencial não se culpar, mas sim buscar discernimento e orientação divina.Agatha: Mas como posso conciliar essas paixões terrenas com minha vida religiosa? Sinto como se estivesse traindo minha fé ao permitir que esses sentimentos se manifestem.
Irmã Denise: Agatha, acredito que o amor e a paixão não são inerentemente pecaminosos. O desafio está em direcionar esses sentimentos para o bem, para uma conexão mais profunda com Deus e com aqueles ao nosso redor. Não precisamos negar nossa humanidade, mas sim encontrar um equilíbrio saudável entre nossas emoções e nossa devoção.
Agatha: É reconfortante ouvir suas palavras, Irmã Denise. Sinto que posso confiar em você para me orientar nessa jornada de autodescoberta. Como devo proceder?
Irmã Denise: Agatha, a resposta está dentro de você. Continue a buscar a Deus em suas orações e meditações. Ouça sua voz interior e permita queela a guie. Esteja aberta para explorar e compreender suas emoções, mas sempre com base nos princípios da fé e da bondade. Não tenha medo de conversar com outras irmãs e buscar conselhos quando necessário. Lembre-se de que estamos aqui para nos apoiarmos mutuamente.
Agatha: Muito obrigada, Irmã Denise. Suas palavras são um bálsamo para minha alma. Prometo continuar buscando a orientação divina e confiar que, com o tempo, encontrarei um caminho de equilíbrio entre minha vocação religiosa e as paixões que sinto.
Irmã Denise: Estou aqui para você, Agatha. Conte comigo sempre que precisar. Lembre-se de que a jornada espiritual é uma jornada de autoconhecimento e crescimento. Tenha paciência consigo mesma e confie no amor de Deus que está sempre presente em sua vida.
Agatha sentiu-se fortalecida pelas palavras da Irmã Denise. Ela sabia que ainda enfrentaria desafios e dúvidas, mas agora tinha uma orientação clara e um apoio sólido ao seu lado. Agatha estava determinada a continuar em sua busca pela verdade e a conciliar suas paixões com sua devoção, confiante de que encontraria seu caminho com fé e amor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Em Busca da Própria Voz
RomanceEm um mundo de regras e silêncios, Ágata ousa desafiar o convento e enfrentar a própria essência. 'Em Busca da Própria Voz' é uma emocionante jornada de coragem e libertação, abrindo caminhos de respeito e autodescoberta. Uma história envolvente sob...