Kaimbe soltou um gemido contraindo o rosto, mas continuou a cooperar, forçando as pernas a se moverem até eles alcançaram a trilha. Quando finalmente chegaram, Mendes ajudou Kaimbe a sentar-se contra uma árvore. Ele estava atordoado, a respiração irregular e seu rosto assumindo uma coloração cinzenta e abatida. Isadora se afastou para recuperar o jarro que tinha deixado perto de outra árvore.
Ela se afastou e se abaixou, segurando-o com delicadeza, como se tivesse medo de que qualquer movimento brusco pudesse derrubá-lo.
Kaimbe, embora parecesse estar aguentando, apertava olhos de um jeito que traía sua verdadeira condição. Ele seguia Isadora à distância enquanto ela abaixava-se para pegar o Kashiri.
— Como você está? — Mendes perguntou.
Kaimbe virou-se para ele enquanto se esforçava para sentar-se. —Respirando.
— Aguenta mais um pouco.
Ele fez um gesto concordando enquanto Isadora retornava com o recipiente seguro em mãos.
— Preciso levar o Kashiri. — Disse ela.
Mendes limpou o suor a testa, entendendo o recado. — Está bem, eu vou com ele.
O trio iniciou então a cuidadosa caminhada de volta à aldeia. Isadora a frente, seguida de perto por Mendes, que concentrado, suportava o peso de Kaimbe. A trilha era íngreme e acidentada, complicada ainda mais pela escuridão que os cercava. Tudo parecia agravar a pressão que pairava no ar — o zumbido dos insetos, o chilrear distante de uma coruja. Permaneceram no mesmo caminho até as luzes da aldeia finalmente entrarem em vista.
O rosto de Mendes brilhava com as gotas de suor. Kaimbe mal conseguia manter os olhos abertos, a respiração dele misturava-se com os gemidos da ardência em seu pé parecendo tornar-se cada vez mais insuportável.
Quando cruzaram os limites da aldeia, um dos indígenas, que estava sentado ao lado do fogo, tinha visto a silhueta deles se aproximando.
— Kaimbe! — Ele gritou, se levantando. O grito pareceu alertar os outros, pois de repente, a luz do fogo começou a dançar e os Wanakauas se levantaram, correndo na direção deles para ajudar.
Entre eles, um garoto de feições muito semelhantes às do ferido passou na frente de todos. Ao se aproximar, Turi, o irmão mais novo, conseguiu pegar sua mão.
— Ei Kaimbe! Consegue me ouvir?
Com esforço, Kaimbe tentou focar seus olhos na voz que o chamava. — Turi...
— O que... o que foi que aconteceu com ele? — Turi saltou o rosto de Kaimbe para Isadora.
— Foi uma cobra. Precisamos levá-lo para a cabana do meu pai.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O relógio de areia
Teen Fiction"O Relógio de Areia" é uma obra de fantasia dramática que conta, de forma linear, a história de Arthur Menezes, um protagonista que cresceu aprendendo a viver da pesca e da carpintaria naval em uma cidade pequena e culturalmente rica. Embora Arthur...