Filosofia: Capitalismo e Valores Verdadeiros.

17 3 0
                                    

O capitalismo é o sistema que vivemos atualmente e que provavelmente iremos viver por mais alguns anos. E vivendo no capitalismo é inevitável não haver o consumismo.

Mas esse consumo exagerado pode ser terrível, vamos a exemplos:
Você vê a propaganda de algo interessante em algum lugar, depois vê ou ouve falar de algum conhecido que comprou esse determinado produto, então logo sua vontade de comprar isso passa a ser maior. Você pesquisa sobre o produto e talvez até procure um lugar que aquilo esteja mais barato ou pense "será mesmo necessário?", mas em questão de pouco tempo você se vê tentado a comprar. Até que chega o momento em que você finalmente finaliza a compra, fica feliz por ter comprado e ainda mais quando se vê cara a cara com o produto. Mas os dias se passam e você percebe que não usou muito o produto e também repara que o valor do item está te fazendo falta, já que tem contas a serem pagas (de coisas mais importantes).

Logo você se arrepende de ter comprado aquilo e procurar uma solução: vender caso precise de dinheiro ou apenas doar para outro.
Claro que esse arrependimento não acontece em todas as vezes que compramos algo no impulso, mas em sua maioria aquilo não foi verdadeiramente necessário já que a vontade de comprar era temporária. E isso pode acontecer com todos que vivem em uma sociedade capitalista/consumista, pelo menos uma vez em sua vida.

———————————

Para muitos "ser alguém na vida" significa ter sucesso, e ter sucesso para esses tipos de pessoas é ser rico, ter um cargo superior e ótimos bens materiais, especialmente os diferentes, que ninguém mais pode ter com facilidade. O que se liga ao consumo exagerado já explicado (ser "induzido" por propagandas).

Porém, isso pode ser diferente para outro tipo de pessoas, as pessoas com valores sinceros/verdadeiros. O valor da honestidade, tranquilidade (daquele tipo que fica contente com o cargo que está, e não fica nessa busca incessante pelo tal sucesso que nem se quer ele sabe qual/como é), o auto-conhecimento, auto-cuidado, paz mental, de espírito e etc.

O segredo é todos nós buscarmos algo que nos faça verdadeiramente felizes, algo que gostamos ao invés de algo que só fingimos gostar e nos estressa.
É fazendo o mínimo desse tipo de valor que pode nos ajudar a sobreviver no capitalismo de uma forma mais tranquila, já que que os valores em si do capitalismo são o oposto (viver atrás do sucesso e dinheiro, sempre com ambição pra alcançar o perfeito e "ser alguém").

Rascunhos [NOVO CAPÍTULO 2024]Onde histórias criam vida. Descubra agora