≿━━━━༺❀༻━━━━≾Maurício é um jovem de 27 anos, que enfrenta muitas dificuldades de inclusão por ser portador de albinismo. Desde muito pequeno, teve que se adaptar às adversidades que o mundo mostrava. Ter a pele tão branca, mesmo nascendo numa família de negros, fazia as pessoas o encarar e "apontar o dedo", mas essa condição nunca tirou sua alegria e otimismo. Cresceu e desafiou todas as probabilidades de se tornar uma pessoa amarga e sem esperança.
Um dia, ao entrar no metrô com camiseta de manga comprimida, protetor solar, óculos escuro e boné, percebeu que uma menina o encarava com um sorriso. Ele se contagiou com aquele gesto, retribuindo de volta e acenando.
Ela, envergonhada, escondeu o rosto entre as pernas da mãe, que carregava uma mochila das princesas da Disney, provavelmente da garotinha de cabelos cacheados, ornamentados com uma tiara cor de rosa.
― A senhora quer sentar? ― Perguntou, oferecendo o lugar para a mãe da garotinha.
Ela olhou assustada com a aparência do rapaz, mas agradeceu logo em seguida, já que o cansaço estava dominando seus braços e pernas. Sentou, colocando a pequena no colo, que não desviava os olhos dele.
― Você é um anjo?
A pergunta repentina fez Maurício rir. Foi a primeira vez que recebia tal elogio inusitado.
― Não. Acho que não. ― Sorriu, embaraçado.
― O tio é um anjo, né, mamãe? Ele é igual os anjos dos livros!
― Filha! Deixe o moço quieto!
Ela apertou os lábios, contrariada. Baixou os olhos na direção dos pés, admirando suas sandálias com glitter rosa, sacudindo, distraída com o brilho que irradiava delas.
― Qual é seu nome, tio anjo?
― Maurício. ― Sorriu. ― E o seu?
― Vitória. Já viu minha sandália da Barbie? ― Ao dizer isto, ergueu os pezinhos unidos, numa satisfação incomparável.
― São lindas, Vitória.
A menina sorriu, se ajeitando no colo, aninhando o rosto rosado no volume dos seios de sua mãe, aquietando-se por um tempo, adormecida. Maurício desviou sua atenção para a parada que deveria descer, já que precisava chegar cedo na entrevista de emprego.
― Você é vendedor de sorriso, tio anjo?
Aquela pergunta da garotinha surgiu após um leve despertar, quando ela virou o rostinho na direção dele. Maurício enrugou a testa, pensando em como responder à sua indagação infantil. Resolveu não quebrar o encanto e ofereceu seu melhor sorriso.
― Como você sabe? Sou o anjo dos sorrisos e vendo bem baratinho uma porção individual deles. ― Piscou, divertido.
A mãe ria, ao passo que arrumava os cachos teimosos que invadiam o rosto enrubescido pelo calor da sonolência.
A menina foi abrindo os olhos num assombro pueril, enchendo o coração do rapaz de uma felicidade inexplicável.
― Viu, mãe? Eu sabia! É muito caro um sorriso, tio? ― Ergueu a feição satisfeita em direção da mãe. ― Mãe! Compra pro papai? Ele tá precisando de um sorriso do anjo.
― Moço, me desculpe. Ela tem esta imaginação fora de controle. ― Se desculpou, envergonhada. ― Vitória! Fica quietinha?
― Está tudo bem, senhora. Ela é uma menina muito doce.
― Vou te fazer uma oferta, Vitória. Um sorriso bem especial para seu pai, pela metade do preço.
― Eu não tenho dinheiro, tio anjo. ― Falou, mostrando um leve muxoxo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
CALEIDOSCÓPIO DE SONHOS: RETRATOS DA ALMA
Short Story🥈 Segundo lugar no concurso Concurso Alice In Borderland 2°edição. Categoria: Conto. 🥇 Primeiro lugar no Concurso Dulce Tentation Categoria: Melhor Sinopse -ˋˏ ༻✿༺ ˎˊ- Nas páginas de "Caleidoscópio de Sonhos: Retratos da Alma"...