girassol

210 14 8
                                    

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


O girassol, estúpido, continuou a funcionar. — Carlos Drummond de Andrade


ALEXANDRE POV

Antes das portas do museu abrirem, nos seus dias normais para turistas, eu já estava lá.

Mais um dia e seria só mais um até o fim, isso se não acontecesse algo antes. Pessimismo? Não! Realismo e força de vontade. O que me mantinha contente é saber que ela estaria ali.

Como pode uma mulher que eu mal conheço fazer de mim um emocionado? Eu tinha a ansiedade de querer estar perto dela e ouvi-la falar com seu sotaque característico de todo carioca e a voz rouca ao mesmo tempo suave. 

Giovanna era a personificação da áurea boa que as pessoas sempre falam. E eu a conhecia apenas há três dias.

No longo tempo que já estava no museu nos foi passado o grupo de críticos que eu faria parte, o orientador designado - e Caruso era extremamente qualificado para isso -, qual estilo e três trabalhos de cada participantes nos foi apresentado para que já pudéssemos dar nosso parecer sobre eles.

Neste começo, não sabíamos qual artista era o dono daquele trabalho. Era uma forma de manter a imparcialidade do princípio ao fim e para que também não houvesse reclamações sobre um crítico estar ajudando um participante.

No grupo de orientandos teriam um número de dez pessoas, um tanto até que tranquilo para ser criticado num evento daquela proporção.

Já tinham se passado algumas horas até o aviso que estavam esperando Caruso dar alguma notícia sobre seu atraso. Até que a filha do mesmo chegou nervosa e com pressa no grande salão que estávamos, dizendo que o pai estava no hospital com um problema de saúde e que por hora não poderia participar. Nos desejou sorte e disse que o pai em breve voltaria.

Isso foi um grande alarme para os organizadores que não estavam esperando por esse imprevisto. Eles precisavam colocar alguém para substituir o homem e também apresentar um novo orientador.

Decidiram por unanimidade pelos "chefões" que Catherine ficaria no lugar de Caruso até o mesmo - poder - voltar, mas que por enquanto ela era a única que poderia substituí-lo sem problemas com tempo e espaço como crítica, mas não como orientadora.

— Ele pediu para que o Nero ficasse no lugar dele como orientador? — Disse a menina.

— Eu?

Eu? Como assim eu? Tudo bem que eu era doutor no ramo, que estava na cidade há 10 anos, mas eu?

Mesmo que eu quisesse declinar do convite, não poderia. Caruso era um mestre para mim e se ele acreditava no meu potencial - muito mais que eu mesmo até -, faria esse favor. 

Com tudo de volta ao seu devido lugar no planeta, iria conhecer os participantes do grupo do estilo expressionismo. Chegou a hora de encaminhar os artistas à luz da arte. 

œuvre d'art | gnOnde histórias criam vida. Descubra agora