A cidade de Bravos era toda à beira-mar. Ao norte ficava o Porto Púrpura, onde os comerciantes braavosianos estavam amarrados sob as cúpulas e torres do Palácio do Senhor do Mar. A oeste ficava o Porto do Trapeiro, repleto de navios de outras Cidades Livres, de Westeros e Ibben e das lendárias terras distantes do leste e do sul de Essos. E em todos os outros lugares havia pequenos cais e ancoradouros de balsas e velhos cais cinzentos onde camarões, caranguejos e pescadores atracavam depois de trabalhar nos lodaçais, na foz dos rios e nos recifes recortados, vendendo uma imensa variedade de peixes exóticos e criaturas oceânicas.
"Não podemos ir para as docas. Seria um fardo muito grande para você."
"Então vá em meu lugar e traga-me alguém que tenha visto os dragões."
Sam suspirou: - Meistre, foi apenas uma história. Uma história de marinheiro. Eles falam sobre todo tipo de coisas se acham que isso lhes dará uma refeição grátis ou um litro de cerveja.
A viagem de navio desde a Muralha foi árdua, as ventanias oceânicas constantemente perseguindo-os através do mar estreito, às vezes com o próprio navio congelando como se estivesse envolto em cristal e o frio persistente se instalou profundamente nos pulmões de Aemon. O quarto da estalagem em que estavam estava frio e a lareira não tinha lenha. A madeira era muito cara em Bravos, a ilha era um farol de comércio e as árvores foram arrancadas e há muito desaparecidas para dar lugar às grandes docas e aos mercados movimentados. Sua bolsa de prata estava agora quase vazia, com Sam mal conseguindo pagar um curandeiro da Casa das Mãos Vermelhas para cuidar de Aemon e mesmo assim o único conselho do homem foi deixar Aemon confortável.
'Pomadas eu tenho, poções e infusões e unguentos, tinturas e venenos e cataplasmas. Mas nenhuma sanguessuga ou poção pode torná-lo jovem novamente. Este é um homem velho e a morte pesa em seus pulmões. Dê a ele este frasco de vinho dos sonhos e deixe-o dormir. Isso é tudo o que resta para ele,' o curandeiro disse a Sam, mas não de maneira cruel.
Sam tentou, apesar das palavras do curandeiro, mas Aemon foi ficando cada vez mais fraco com o passar do tempo. Ele não conseguia entender, Aemon tinha aquela idade na Muralha e permanecia vivo e com seu juízo. Agora ele murmurava enquanto dormia ou confundia Sam com Egg, fazendo-lhe perguntas sem sentido ou acordando confuso por não conseguir ver nada. Gilly viu isso acontecer com tristeza, o cabelo pegajoso e o corpo tremendo enquanto ela apertava seu bebê. Não, não o filho dela. Em vez disso, o filho do Rei-para-lá-da-Muralha. Ele ainda mal conseguia acreditar que Jon tinha feito tal coisa, apesar de Aemon lhe dizer que os soluços de Gilly durante a viagem marítima eram de tristeza, não de medo. Que Jon forçou Gilly a abandonar seu filho, para evitar que Stannis e sua bruxa vermelha tivessem outro sangue de rei para jogar no fogo por seu deus vermelho. Aemon dissera que foi Lorde Snow quem tomou essa decisão, e não Jon, e Sam não sabia o que pensar do amigo. Ao saber que Gilly perdeu o filho depois de tudo que passaram juntos além da Muralha, apenas para perdê-lo entre a Patrulha da Noite. Perder o filho por causa de Jon.
Ele afastou isso, em vez disso, disse a Aemon: "Não conheço Alto Valiriano o suficiente e mal consigo entender Braavosi e não o suficiente para ser útil. Você fala mais línguas do que eu, quando estiver mais forte, você poderá-"
"Fazer o quê, Sam? Quando serei mais forte?" Aemon ofegou, seus olhos cegos olhando para o teto.
"Em breve", disse Sam, "Você só precisa descansar e comer. Quando chegarmos a Vilavelha-"
"Não verei Vilavelha novamente. Eu sei disso agora. Minha hora está chegando rapidamente," O velho apertou ainda mais o braço de Sam, dedos ossudos mordendo o pano preto, "Estarei com meus irmãos em breve. Alguns foram amarrados para mim por votos e alguns por sangue, mas todos eram meus irmãos da mesma forma. E meu pai. Bem. Ele nunca pensou que o trono passaria para ele, e mesmo assim passou. Ele costumava dizer que esse era seu castigo. Eu só posso rezar para que ele tenha encontrado na morte a paz que nunca conheceu na vida. Os septões cantam sobre a doce libertação, sobre abandonar nossos fardos e viajar para uma terra distante onde podemos rir, amar e festejar até o fim dos dias, mas e se não existe terra de luz e mel? Apenas frio e escuridão e dor além da parede chamada morte? O Estranho está esperando tão perto de mim que posso ver a sombra além da porta.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Stormborn e o Stormbringer - Daenerys Targaryen
Fiksi PenggemarO dragão tem três cabeças Daenerys havia aprendido sobre dragões, sobre a história de sua família e as grandes feras que eles montavam. Sobre suas peles grossas e escamas quase impenetráveis. Sobre suas cabeças com chifres e mandíbulas com pre...