Aurora Adams
— Alô?
— Aurora Adams? – a voz feminina do outro lado da linha pergunta.
— Isso.
— Olá Aurora, tudo bem? Aqui é Susana Hödger, treinadora do Stepanova Ice Center.
Eu franzo a testa, confusa. Sei quem é Susana Hödger, mas ela nunca foi minha treinadora.
— Pois não?
— Aurora, eu conversei com seu antigo treinador, Ivan Petrov, e estou ligando para te fazer uma proposta – ela diz de uma maneira bem direta – Espero que você não se importe de eu ter pegado seu telefone com ele.
— Hm, me desculpe, mas que proposta? – questiono, ignorando a parte do meu técnico ter mandado meu telefone para ela.
— De você voltar ao gelo, é claro.
Eu fico em silêncio, absorvendo as palavras que acabei de escutar. Será que ouvi certo?
— Olha, você teria interesse em se encontrar comigo esta semana para discutirmos pessoalmente a questão?
— Espere um pouco. Você disse "voltar ao gelo"? – eu pergunto, retomando o assunto.
— Sim.
— Mas Matthew quebrou a perna há pouco tempo – informo à ela.
— Sei disso. E também sei que ele não pretende voltar ao rinque – Susana diz do outro lado da linha – Mas você, Aurora, é um talento que não podemos desperdiçar.
Novamente, eu fico muda. Como ela quer que eu volte ao gelo sem meu parceiro? Matthew esteve ao meu lado desde o princípio; não posso substituir ele por qualquer um. Parece errado. É errado.
— E então? Nós podemos nos encontrar para conversarmos pessoalmente sobre isso?
— Hm, eu não sei. Me desculpe, mas não me sinto bem deixando Matt de lado.
— Vai ser só uma conversa, Aurora. Se você não quiser aceitar, vou entender, mas venha ouvir mais sobre minha proposta – Susana pede – Ivan está confiante que você pode aceitar.
— Ivan sabe que você está me chamando?
— Sim, foi ele quem me mandou seu telefone, lembra?
— Ah é – resmungo.
— Bom, vou aguardar sua resposta até quarta-feira – a treinadora do Stepanova Ice Center fala – Você pode me mandar uma mensagem aceitando ou recusando o encontro por este telefone mesmo. Mas de verdade, Aurora, venha pelo menos ouvir o que tenho a dizer.
— Eu vou pensar nisso com mais calma. Assim que der, te retorno.
— Excelente. Tenha uma ótima semana, Aurora.
— Igualmente.
— Até mais – ela se despede.
— Até.
Eu desligo o telefone e fico encarando sua tela, sem reação. O que foi isso que acabou de acontecer?!
Por que a treinadora de um centro de patinação de Edmonton quer me fazer uma proposta?
Decido ir tirar essa história a limpo com a única pessoa possível: Ivan Petrov.
⛸️⛸️⛸️
Chego ao centro de patinação que me acolheu durante toda minha vida e vou direto para o rinque, procurando pelo meu treinador.
— Aurora! – ele diz assim que me vê – Que bom te ver por aqui.
Ivan pede para que Madison e Nicholas continuem treinando e patina se aproximando da borda do rinque em que estou apoiada.
— A que devo a honra da sua visita? – ele brinca.
— Sabe, treinador, hoje eu recebi uma ligação muito esquisita.
— É?
— É. A treinadora Susana Hödger, de Edmonton, me ligou.
— E aí, como foi?
— E aí que você não ia me contar que falou com ela a meu respeito? – eu pergunto.
O sorriso de Ivan se apaga um pouco.
— Eu esqueci. Me desculpe, Aurora.
— O que ela quer comigo? Você sabe que eu estou afastada do gelo desde que Matthew se acidentou.
— Nós dois sabemos que isso não é completamente verdade, Aurora – diz Ivan, num tom esperançoso – Eu sei que você ainda vem patinar algumas noites. E sei também que você não desistiu do balé ou da academia.
— Porque eu gosto de me manter ativa – me defendo.
O treinador Ivan dá um sorriso afetuoso.
— Você ama patinar, Aurora, não minta para si mesma.
— Amo – admito a contragosto – Mas só amo porque Matthew sempre esteve do meu lado.
— Sei disso. Eu vi vocês dois crescendo juntos aqui neste rinque, esqueceu? Mas não é porque Matthew se aposentou depois do acidente que você também precisa se aposentar. Você é uma potência, Aurora, não jogue fora sua chance de continuar fazendo seu nome na patinação.
— Mas como eu vou patinar sem meu parceiro? Eu preciso dele, Ivan.
— É isso que Susana quer te propor – meu treinador responde – Uma nova parceria igualmente qualificada.
— E precisa ser um parceiro lá de Edmonton?
— Você sabe que não têm atletas masculinos com potencial na dança aqui em Vancouver. Pelo menos não com o seu potencial.
Eu balanço a cabeça. Infelizmente, encontrar homens que façam patinação artística no gelo não é tão simples como encontrar uma mulher patinadora. Encontrar homens que sejam realmente muito bons? Bem, é mais difícil ainda.
— Você sabe quem é o cara, pelo menos? Além dos irmãos Parker, eu não sei quem mais ela treina.
— Bem, Nathalie Parker anunciou que está deixando a patinação, então...
— O quê?! Ah não. Vocês querem que eu faça dupla com Aaron Parker?
— Ele é um ótimo patinador, Aurora. Você sabe disso – Ivan enfatiza.
É claro que eu sei. Eu e Matthew passamos anos disputando contra Nathalie e Aaron. A nível nacional, eles sempre foram nossos maiores rivais.
— Só ouça a proposta da Susana, ok? Ouvir não vai te fazer mal – meu treinador pede, fazendo sua melhor cara de súplica – E converse com Matthew sobre isso, sei que você preza muito pela opinião dele.
Eu solto um suspiro.
— Tudo bem, vou dizer a ela que podemos conversar.
— Isso aí. Sei que você vai tomar a melhor decisão.
Ouvir o que ela tem a dizer e aceitar sua proposta são coisas completamente diferentes, mas decido não comentar isso com Ivan.
— Espero que sim. Agora vou deixar você trabalhar, treinador.
Ivan estica o braço e aperta o meu ombro, como fez centenas de vezes por mais de uma década.
— Se cuida, Aurora. E me dê notícias.
— Pode deixar.
Me despeço de Ivan e deixo o rinque que costumava ser meu lar para trás.
Enquanto paro no semáforo a caminho de casa, pego o celular e digito uma mensagem para o número que me ligou mais cedo:
Aurora: Oi, tudo bem? Aqui é Aurora Adams. Pensei sobre o assunto e nós podemos conversar a respeito da sua proposta.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aurora & Aaron
RomansaAurora Adams cresceu patinando ao lado de Matthew Fisher, seu melhor amigo e confidente. Ela nunca pensou que fosse ter outro parceiro na dança do gelo; até Matthew quebrar a perna e se afastar do esporte. Longe da patinação e sem perspectiva de vo...