Capítulo 4

54 7 0
                                    




Percy sabia que havia algo errado com Apollo no momento em que chegou para a sessão de terapia.

Apolo parecia nervoso e não olhava para ele nos olhos.

E estava gaguejando.  Apolo, o deus da poesia, gaguejou.

Mas ele tentou agir como se nada estivesse errado, continuando a conversa sobre o assunto que haviam interrompido na última sessão.  Luke tentando matá-lo com o escorpião.

Quando a mãe dele bateu na porta dizendo: “Trouxe biscoitos, meninos” - como sempre faz (ela trata Apollo como um adolescente normal, mesmo que ele seja milênios mais velho que ela), e ele respondeu “Sra.  escreva poesia sobre seus biscoitos”, como sempre faz, Percy sabia que o problema estava com ele.

Por um momento, ele considerou que talvez Annabeth tivesse contado a ele sobre a deusa da Miséria e o que ele havia feito, mas depois desconsiderou a opção.  Ela teria contado a ele se finalmente tivesse falado sobre isso.

Ela prometeu, e Annabeth sempre cumpriu suas promessas.

Quando sua mãe e Apollo finalmente terminam sua conversa habitual (que consiste em Apollo elogiando Sally e sua comida, e ela dizendo a ele que a bajulação não o levaria a lugar nenhum), e ela sai da sala, Percy reúne coragem para perguntar:

“Ok, cara, fale.  O que aconteceu?  Eu fiz alguma coisa?"

Apollo pareceu confuso momentaneamente, como se não tivesse entendido o que Percy acabara de dizer.

"O que?"  ele pergunta: “Por que você acha que fez alguma coisa?”

Percy olhou para o deus como se ele estivesse louco.

“Porque você nem me olhou nos olhos hoje” ele começou “Quando você estava gaguejando quando chegou.  Você.  O deus da poesia tem jeito com as palavras.  Gaguejou.

Os olhos de Apolo se arregalaram e Percy percebeu que o deus não tinha percebido que estava agindo daquela forma.

“Você não fez nada, Percy, relaxe,” Apolo diz, finalmente olhando-o nos olhos “Seu pai me chamou para uma reunião em seu palácio assim que eu saí daqui.  Só estou preocupado por ter feito algo errado.”

Havia mais do que isso, Percy sabia, mas ele não insistiria para que Apolo lhe contasse.  Embora o fato de seu pai ter chamado Apollo tenha sido uma surpresa.  Provavelmente era sobre o que discutiram na noite passada.

“Oh,” ele disse “Ele provavelmente quer falar sobre meus pesadelos.  Ele me pediu para pensar em conversar com você sobre eles e sobre lá embaixo.

E pela expressão no rosto de Apolo, Percy sabia que eles estavam de volta à Terapia.

“E você vai?”  Pergunta Apolo, parecendo calmo, apesar do rumo que a conversa tomou.

"Não sei.  Eu sei que preciso conversar para eventualmente melhorar.”  Percy diz miseravelmente, olhando para o outro lado “Mas é… É difícil.  O que aconteceu lá… Me assustou.  Isso assustou Annabeth.  E tenho medo que isso te assuste também, te assuste tanto que você não vai me olhar nos olhos e gaguejar perto de mim por causa disso.  E eu não quero que isso aconteça.”

Percy decide calar a boca.  Ele sempre fala demais quando está com Apollo.  Apenas algumas pessoas o deixam confortável o suficiente para fazer isso, mesmo sem perceber.  Annabeth, Grover, sua mãe, Thalia, Nico, Frank, Hazel, Apollo, Rhodes e Amphitrite.

E era impossível mentir para Apolo, ele era o deus da verdade, então mesmo que você tentasse, você falharia.

Assim que parou de falar, Percy reuniu coragem para olhar para Apolo.  Para sua surpresa, o deus estava sorrindo gentilmente para ele.

“Diga-me, Percy, Annabeth estava lá com você, ela viu o que aconteceu.  Ela parou de olhar para você nos olhos?  Ela gagueja perto de você?  Ela está com medo de você agora?  Apolo pergunta.

“…Não…” Percy responde depois de um tempo.

“Então, por que você acha que eu faria isso?”  Apolo pergunta, com um sorriso triste.

“Eu... eu não sei...” Percy não sabe o que dizer, ou por que ele tem medo que isso aconteça.  “O que eu fiz lá…”

Ele não conseguia continuar falando.  Ele ainda não estava pronto para contar a Apolo o que fez, o que sentiu que estava acontecendo.  O que ele tinha medo de acontecer.

“Percy, aquele lugar traz o pior para as pessoas.  Nunca fui lá, mas meu pai e meus tios foram e me contaram como era lá embaixo.  E eles são deuses.  Os três deuses mais poderosos.  Se eles se sentiram assim, não consigo imaginar como foi para você, Annabeth e Nico.  Mas eu sei que não foi sua culpa.  Pense desta forma: você fez isso em legítima defesa?” 

"… Sim.  No inicio.  Mas eu não teria parado se Annabeth não tivesse me implorado.  Eu estava... gostando... Até que Annabeth me acordou e eu percebi o que tinha feito...” Percy diz, com uma voz pequena.

“Ainda conta como legítima defesa.  Aquele lugar mexeu com sua cabeça, e você ficou estressado e lutando para se defender.  Próxima questão.  Você estaria aqui hoje se não tivesse feito o que fez?”

“…Não...” Percy, olha para seu colo “Nem eu nem Annabeth faríamos.”

“Então você salvou suas vidas.  Você fez o que era necessário para sobreviver.  E estou feliz que você tenha feito isso, caso contrário, não estaríamos aqui conversando e comendo esses biscoitos fabulosos em um lugar com pessoas que amam você.”

Isso fez Percy se sentir melhor, apesar de ainda sentir medo do que havia feito.  Apolo estava certo (não que ele fosse dizer isso a ele, sua cabeça já era grande o suficiente), ele fez o que tinha que fazer para sobreviver.  Mas a maneira como ele disse ‘pessoas que amam você’ intrigou Percy, mas ele decidiu que estava apenas falando sobre sua família e o amor pela amizade (como My Little Pony) ou algo parecido.

“Eu... vou tentar lembrar disso...” Percy diz, ainda olhando para seu colo.

“Ei, olhe para mim” a voz de Apollo é gentil, e Percy olha para ele algum tempo depois “Eu sei que é difícil e que você não quer me dar os detalhes ainda, e essa será uma longa jornada de cura, mas eu  espero que você saiba que estarei aqui para ajudá-lo durante todo o processo, não apenas como seu terapeuta, mas também como seu amigo.”

“Obrigado, Pollo.”  Percy diz: “Podemos… Podemos conversar sobre outra coisa, agora?”

“Não precisa me agradecer, querido” Apolo diz (Apolo adora termos carinhosos, ele os usa com todo mundo) “Claro que podemos conversar sobre outra coisa!  Apenas fale o que pensa!

Com isso, para a revivência de Percy, eles mudam de assunto e passam a conversar sobre coisas menos perigosas pelo resto da sessão, até que Apollo tem que ir conhecer o pai superprotetor de Percy.


When the sun meets the seaOnde histórias criam vida. Descubra agora