Eu não sabia por quanto tempo tinha corrido ou quão profundamente tinha entrado na selva. Eu estava correndo assustado, gritando, esbarrando nas coisas, fazendo muito barulho.
Eu não tinha parado para pensar na atenção que poderia estar atraindo para mim. Eu havia lido um artigo do Dr. Ian Malcolm, um cientista que já esteve nesta ilha. Ele dizia que raptores e outros predadores carnívoros viviam aqui. Mas suas presas habituais sabiam o suficiente para ficarem quietas. Eu, não.
Finalmente me forcei a desacelerar, recuperar o fôlego e observar meu entorno.
Vi árvores, cipós, folhas, terra e pedras. Selva densa em todas as direções. Ouvi movimento na vegetação.
Não me mexi. Talvez fossem dinossauros. Talvez não.
Isso não era apenas parte do Jurassic Park, também era uma ilha próxima à Costa Rica. Ben havia dito que havia dezessete espécies de cobras mortais comuns nas selvas da Costa Rica. Também havia tarântulas, morcegos e todo tipo de criatura divertida à espreita por ali.
Ouvi o movimento de novo, mas dessa vez o som estava mais distante. O que quer que fosse estava se afastando. Isso era bom, desde que fosse de mim que estava se afastando.
Os insetos estavam me picando, e eu comecei a coçar. Mariposas e borboletas flutuavam por perto. Iguanas agarravam-se aos galhos. Sapos espiavam das folhas.
Eu estava perdido. Não fazia ideia de como voltar para a costa ou onde poderia ir para encontrar segurança.
Então, outro pensamento me atingiu: como alguém me encontraria?
Lembrei que, no artigo, Malcolm disse que a Ilha Sorna tinha "apenas" vinte e duas milhas quadradas. "Parece muito," ele escreveu, "mas considerando o número de animais vivendo na ilha e o fato de que eles estão se multiplicando, bem, faça as contas. Dê alguns anos, e os dinossauros estarão amontoados."
Vinte e duas milhas quadradas parecia muito. Como os resgatistas encontrariam uma pessoa — especificamente eu — em tudo isso?
Eu precisava fazer algo. Tinha que garantir que soubessem onde procurar por mim. Continuei andando, e logo a luz ficou mais intensa, como acontece no final da tarde. O dia estava terminando e logo a noite chegaria. Eu estava caminhando há muito tempo. Meu estômago roncava. Eu estava incrivelmente sedento.
Thump-thump-thump—
Por apenas alguns segundos, meu cansaço havia superado meu medo. Agora o medo estava de volta.
Algo estava se aproximando, não alguém, e provavelmente vinha para mim. Olhei ao redor em busca de algum lugar para me esconder, mas tudo que via era a mesma coisa por toda parte: árvores, cipós, terra, pedras...
Olhei para cima e vi o sol baixo e intenso entre as folhas.
Thump-thump-thump—
Ouvi um ruído leve. Um grito. Algo pequeno, talvez do meu tamanho, estava se movendo rápido e vindo na minha direção.
Saltei e agarrei um galho grosso, começando a subir.
Cheguei ao galho mais alto que podia me segurar e me encolhi, observando o chão abaixo. Não vi o que estava correndo na minha direção. Ou tinha ido para outro lado ou passou direto enquanto eu subia.
Thump-THUMP-THUMP—
A árvore balançou. Folhas caíram sobre meu rosto, me fazendo saltar.
Então, nada. O que quer que fosse, parou em algum lugar perto. Não podia descer sem correr o risco de dar de cara com ele.
Olhei para cima. Não estava alto o suficiente para ver acima do dossel de galhos e ter uma ideia de onde eu estava.
Então eu tinha uma escolha: ficar nas árvores, onde era seguro e onde o que quer que fosse não poderia me alcançar, ou arriscar e tentar cobrir mais terreno. Talvez eu encontrasse comida e água. Talvez fosse devorado.
Eu sabia o que meu pai faria. Sabia o que Ben faria. Comecei a pensar que meu pai poderia ter suas razões para jogar pelo seguro.
Uma borboleta pousou perto da minha mão. Tinha asas pretas com listras amarelas que pareciam ossos e dois pequenos pontos vermelhos que pareciam olhos ardentes no centro de um crânio. Era uma borboleta helicônia.
Eu não tomei sua aparência como um bom presságio.
Um som veio debaixo de mim, e eu fiquei tenso.
Correndo sobre um galho, um bicho-preguiça de dois dedos se aproximava. Ele se movia tão rápido que parecia estar surfando!
Com apenas um leve sibilo para marcar sua passagem, ele desapareceu.
Os dinossauros não tinham extinguido a população animal da ilha. Se os bichos-preguiça viviam aqui, talvez macacos também vivessem. O que quer que eles comessem, eu provavelmente também podia comer.
A borboleta com cara de caveira estava ali perto. Outro bicho-preguiça passou correndo pelo galho abaixo.
Saltei para o galho e o segui.
Vai ficar tudo bem, Eric, disse uma voz na minha cabeça enquanto eu me movia de árvore em árvore. Só tenha cuidado. Tenha cuidado.
A voz não era ameaçadora ou assustadora ou nada disso. Era apenas firme e familiar, e me fez sentir melhor. Era a voz do meu pai.
Sem sair da segurança das árvores, consegui atravessar a selva. Logo estava longe o suficiente do que quer que estivesse fazendo aqueles estrondos para começar a relaxar um pouco.
Quando o sol se pôs, encontrei os dois bichos-preguiça.
Coisas estranhas. Meio que uma mistura de macaco e gambá.
Os dois bichos-preguiça estavam devorando bananas. Parei e realmente olhei para a árvore em que tinha chegado. Era uma bananeira. Cachos pesados de bananas pendiam de seus galhos. Peguei algumas maduras e comecei a comer com as mãos trêmulas.
Nas últimas semanas, o Visa Platinum de Ben tinha nos permitido, a mim e à minha mãe, experimentar iguarias caras de três países diferentes. Nenhuma delas tinha o gosto tão bom quanto essas. Nenhuma.
Me empanturrei, depois me encolhi, grato por nenhum grupo de carnívoros ter aparecido, grato por estar apenas eu e os bichos-preguiça.
A noite caiu, e fiquei sonolento ouvindo o serenato dos sapos.
Ainda estava com medo, mas disse a mim mesmo que era só uma questão de tempo. A qualquer momento, esperava ouvir o som das hélices de um helicóptero e as pessoas gritando em megafones.
O resgate viria. Com certeza minha mãe enviaria ajuda.
A noite ficou mais escura e me forcei a ficar acordado, aterrorizado com a ideia de que eu poderia adormecer e os resgatadores passariam direto por mim, sem me encontrar.
"Eles estão vindo," sussurrei, me abraçando. "Eles têm que vir."
Mas e se, por algum motivo, demorasse mais um dia, ou mais alguns dias? Grant, Malcolm, todos os outros — eles foram resgatados em questão de horas, não dias.
Como eu deveria sobreviver? Não tinha armas nem suprimentos. Eu não sabia o que estava fazendo. Não tinha chance!
Um pensamento terrível me atingiu tão forte que, por alguns segundos, mal conseguia respirar.
Seria esse o motivo de ainda não terem vindo? Achavam que eu já estava morto?
"Estou aqui!" Gritei na escuridão. Ouvi minha voz ecoar na noite. "Me ajudem! Estou aqui! Por favor!"
Gritei até minha garganta ficar seca. Mas naquela noite não houve resposta. Nenhum som de resgate. Minha voz simplesmente se juntou ao assustador coro de grunhidos, guinchos e gritos antigos que não haviam sido ouvidos nesta Terra por 65 milhões de anos.
Exausto demais para continuar com medo, me encolhi contra os galhos e finalmente fechei os olhos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jurassic Park Adventures 1: Sobrevivente
Science FictionMeu nome é Eric Kirby. Tenho treze anos e estou começando a me perguntar se chegarei aos catorze. Quando me prendi naquela cadeira de parasailing há algumas semanas, não me importei que fosse perigoso e ilegal. Eu teria dado qualquer coisa para ver...