CAPÍTULO 12 - Distração

14 3 0
                                    


Os raptores desceram para o vale e cercaram os Iguanodons. Eu observei por vários momentos longos e tensos enquanto os predadores circundavam o rebanho, procurando fraquezas.

Eles encontraram. Um Iguanodon menor escorregou de entre dois dinossauros maiores e tropeçou no grande tronco de árvore que marcava a entrada do abrigo seguro. Os raptores, liderados por um grande raptor com anéis vermelhos no peito e nas costas, avançaram em direção ao jovem dinossauro vulnerável.

O pé do Iguanodon se ergueu enquanto ele tentava se endireitar, e algo brilhante e cintilante captou a luz da tarde.

Era a capa de um livro colada ao seu pé.

Era Iggy.

Inclinei-me para frente, meus músculos tensos, meu corpo pronto para saltar. Mas—não havia nada que eu pudesse fazer. Nada além de me matar junto com Iggy.

Eles são dinossauros, pensei. Eu não faço parte disso.

Apertei a alavanca. Iggy havia salvado minha vida. 

Mas havia tantos raptores...

De repente, um Iguanodon maior se separou do rebanho e ficou entre o Iggy aterrorizado e cambaleante e a maré de predadores que se aproximava. Não era adulto. Poderia ser o irmão mais velho de Iggy ou um amigo. 

Assim como Ben tinha sido meu amigo.

Dois dos raptores pularam sobre o Iguanodon maior. Ele rosnou enquanto suas garras o atingiam e virou rapidamente para sacudi-los. Seu polegar esmagou o flanco de um terceiro velociraptor que veio em sua direção; então ele foi dominado. Caiu enquanto uma dúzia de velociraptores atacava, liderados pelo macho alfa.

Iggy estava de pé agora, com as costas voltadas para os outros raptores. Eu esperava que pelo menos alguns deles atacassem antes que ele voltasse para a segurança do rebanho. Em vez disso, os raptores formaram uma linha defensiva, isolando o rebanho do dinossauro que estavam devorando.

Os Iguanodons fecharam os rangos ao redor de Iggy. Ele olhou para trás e soltou um grito ao ver os raptores atacando o dinossauro maior.

Então, não havia mais nada além de silêncio enquanto os raptores se alimentavam.

Esperei que os raptores atacassem o restante do rebanho. Não aconteceu.

A noite chegou e as estrelas apareceram. Os raptores voltaram para suas posições acima do vale. Os Iguanodons se agrupavam, nenhum deles olhando na direção do local onde o predador havia feito a matança.

Uma chuva suave começou. Ouvi um gemido suave. Poderia ter sido Iggy lamentando a perda de seu amigo, ou poderia ter sido o vento crescente. Eu não sabia.

Eu sabia o que meu pai me diria para fazer. Esperar na árvore e descer para o vale quando fosse seguro. Você não pertence aqui, e não faz parte disso. Nem um pouco.

Eu não sabia se conseguiria esperar. Talvez o que eu tinha visto fosse apenas um aquecimento para a grande batalha que eu esperava. Ou talvez algo mais estivesse acontecendo.

Relâmpagos cruzaram o céu. Trovões rugiram. Os raptores ficaram assustados.

A chuva ficou mais pesada, e eu pulei quando um relâmpago atingiu uma árvore do outro lado do vale. Os galhos superiores crepitavam e caíam. Perto dali, os raptores se dispersaram, gritando e latindo.

Então percebi: Para chegar ao vale, eu precisaria de uma distração.

Olhei para a alavanca e imaginei meu pai colocando um pára-raios em nosso telhado.

Você nunca pode ser cauteloso demais, ele dizia.

Verifiquei as outras árvores. Muitas eram mais altas do que a em que eu estava. Ainda assim, eu estava em risco apenas segurando a alavanca.

No chão, cerca de uma dúzia de raptores pareciam estar patrulhando meu lado do vale.

Tomei minha decisão.

Subindo até o topo da árvore, coloquei a alavanca de volta em sua "bainha" nas minhas costas e reuni algumas vinhas. Os galhos ali eram mais finos e quebradiços. Um estalou sob mim, e eu mal consegui sair a tempo. Ouvi o barulho caindo e olhei para baixo para ver se algum dos velociraptores tinha ouvido.

Nenhum deles veio em minha direção.

Com as mãos trêmulas, prendi a alavanca ao topo da árvore. A chuva estava fria. O relâmpago brilhou novamente. Congelei com as mãos na alavanca, certo de que seria eletrocutado.

O relâmpago cruzou o céu, mas não conectou com minha árvore.

Prendi a barra o mais apertado que pude, depois desci para os galhos mais baixos e atravessei silenciosamente para um galho da árvore à minha esquerda. Se a árvore com a alavanca fosse atingida, eu definitivamente não queria estar nela naquele momento.

Prendi uma corda do meu pacote ao galho pesado e comecei a amarrá-la no lugar. Se eu tivesse sorte e o relâmpago atingisse a alavanca, eu teria que conseguir chegar ao chão rapidamente.

Minhas mãos estavam atrapalhadas com a corda. Ouvi barulhos de arranhões e raspagens de baixo. Será que os raptores me haviam sentido?

Eu precisava me mover mais rápido, eu—

Relâmpagos zigzaguearam pelo céu. Uma explosão ofuscante atingiu a árvore à minha direita, faíscas voando, folhas e galhos instantaneamente pegando fogo. Abaixo, gritos, grunhidos e latidos atravessavam a noite.

Eu não estava pronto. A corda não estava segura!

Ouvi o que parecia o som de uma coluna vertebral gigante se quebrando e virei para ver a metade superior da árvore em chamas à minha direita caindo em minha direção!

Não havia tempo para me preparar ou pensar no que eu deveria fazer. Meus instintos me disseram para pular, e eu o fiz. As árvores se chocaram atrás de mim, e eu senti as chamas queimando minha perna. Galhos estilhaçados se partiram e se chocaram contra mim enquanto eu caía. Fui empurrado para frente, saindo sobre a borda do vale. O chão se aproximava rapidamente e eu bati forte, ferindo meu ombro e joelho. Colidi com a encosta do vale, e o mundo girava para todos os lados enquanto eu rolava para baixo.

Uma figura se levantou. Meio virada para minha direção.

Eu estava rolando de ponta-cabeça como uma bola de boliche, e atingi a coisa à minha frente como se estivesse pegando um spare. Ela gritou e eu pressionava sua cabeça contra uma pedra enquanto continuava a rolar até meu impulso diminuir e eu parasse, o mundo girando. Eu me senti enjoado e meu corpo doía.

Levantei-me com um joelho enquanto o vale balançava como um navio em águas turbulentas.

Eu havia derrubado um raptor—e ele já estava se levantando novamente.

Olhei por cima do ombro e vi que havia cem metros entre mim e os Iguanodons e a escotilha que levava ao abrigo seguro.

À minha direita, vi várias cavidades na parede de rocha. Túneis? Cavernas?

Ouvi os raptores sibilando e gritando. Eles faziam sons estranhos e ressonantes, diferentes de qualquer coisa que eu já tinha ouvido antes.

O raptor que eu havia derrubado não estava olhando para mim. Ainda não. Outro flash de relâmpago e estrondo de trovão o distraiu.

Eu já tinha corrido de raptores antes, mas não achava que conseguiria desta vez. Minha cabeça pulsava e minhas pernas estavam trêmulas.

Corri em direção à boca da caverna mais próxima, rezando para não ser avistado, rezando para não encontrar mais predadores lá dentro se abrigando da tempestade.

Jurassic Park Adventures 1: SobreviventeOnde histórias criam vida. Descubra agora