Ramon - Vencedor Primeiro Lugar Avaliadores

93 13 0
                                    

1) Nos conte um pouco mais sobre você, autor(a) e sobre sua vida e caminhada como escritor, queremos te conhecer melhor.
Escrevo há muitos anos, desde que me conheço por gente. Mas fiquei por muitos anos parado com a escrita, talvez desmotivado que ninguém lia minhas obras. Não era como se me importasse tanto com isso, sempre escrevi mais para mim mesmo, colocando no "papel" as ideias que vinham em mente. Mas, ter pessoas te motivando e falando que gostavam das minhas obras foi o que me deu gás para voltar, há alguns anos, com meus projetos de escrita. Desde que entrei no Wattpad, cada leitor que dava um feedback das minhas obras e falavam que gostavam do que estavam lendo foi o que fez com que eu continuasse. Amo dar vida aos personagens, por em pratica cada ideia "doida" que surge em mente, escrever o que gostaria de ler como leitor mas nunca encontrei algo do jeito que planejei.

2) Desde quando você escreve a obra vencedora? Encontrou algum obstáculo ou desafio para desenvolvê-la? Qual?
Comecei a escrever ela em 2021, senão me falha a memoria. Foram dois anos e meio escrevendo, e com certeza o maior desafio foi ter esse ânimo para finaliza-la. Eu amo Fantasia, mas as vezes quando já sabemos como toda a obra vai ser do começo ao fim (sim, planejo minhas obras todinha quase desde o inicio) acaba dando uma "preguiça" de escrever ela.

3) Como buscou superar essas dificuldades? O que te ajudou?
Certamente o que me ajudou a finalizar a obra foram os leitores. Desde os leitores do projeto D&T quanto outros que vinham do nada, e falavam o quanto estavam amando Fantasia, ou mesmo os "fantasmas" que mesmo com apenas uma curtida já me motivavam a seguir em frente.

4) Teve apoio da família e amigos? As pessoas próximas leram e deram opinião sobre essa obra? Qual foi?
De forma geral meus amigos não possuem tanto interesse em ler minhas histórias, e minha familia nem sabe que escrevo. Ainda assim tive uns dois amigos que acompanharam por um tempo o processo de escrita de Fantasia. Mesmo que não tenham chegado ao fim dela, sou muito grato por todo o apoio que me deram até onde leram.

5) Como foi o projeto e construção a sua história?
A principio queria escrever um livro de comédia, cheio de referências em que a protagonista iria parar dentro do seu livro favorito. Definitivamente comédia não é o meu forte, fico até surpreso com a quantidade de pessoas que falam que riram bastante lendo Fantasia. Ainda assim, durante a elaboração da história, percebi que eu, como autor, precisava de um fio condutor que fosse além de algo nosense. Um propósito, um vilão e uma pitada de drama. Mesmo não sendo uma obra com uma grande carga dramática, tive que equilibrar entre os momentos de descontração e os momentos de seriedade.

6) Como foi compor seus personagens? Tem algum favorito?
Foi um processo consideravelmente divertido. Escrevi um livro de fantasia, chamado Fantasia, focado em todo o tipo de personagem mitológico. Isso me deu a liberdade de criar personagens das mais variadas personalidades e raças. Brincar com esteriótipos, como um vampiro vegano, uma bruxa asmática e até uma cachorro que se tornava a encarnação da própria Morte tornou todo o processo ainda mais divertido.
Em relação ao meu personagem favorito, gosto bastante do Edward Lemoy e da Bridge. O primeiro, mesmo tendo nuances de vilão, possui um senso de proteção, cavalherismo e jeito atrapalhado que me cativa. Já Bridge, com seu jeito rabugento, mas bem no fundo com um coração enorme, foi um contraste bem interessante com os demais personagens.

7) Pode nos dizer qual é o clímax da história? O ponto mais importante dela?
Eu gosto de todo o desenvolvimento da história. Mas acho que a partir do momento que Regina forma aliados, como Lemoy e Larry, e passa a buscar pela mansão da Feiticeira; quando já tem um norte de como voltar para a casa, a história começa a se encaminhar para a narrativa principal da sua busca "de volta para casa."

8) Você aprendeu alguma lição com a sua história? Se sim, qual foi?
Sempre aprendo muito com a escrita de cada livro novo. Ao mesmo tempo, não sei precisar o que. A gente evolui a cada livro novo que escreve, cada capítulo novo, cada linha. Pesquisar sobre mitologias, e outras informações que precisei ao longo da escrita também foi crucial para trazer veracidade para a história; mesmo sendo um livro em que aparentemente tudo é possível ocorrer.

9) Onde você se inspirou para criar a sua obra?
Eu tive várias inspirações na obra. Se repararem bem, 90% dos títulos dos capítulos fazem alguma referência, seja para filmes, séries, animes, memes, músicas ou qualquer outra coisa. É uma obra cheia de referências, tanto que nem todas que coloquei no livro consegui inserir no Glossário ao fim dos capítulos, pois eram muitas. Um dos capítulos (o 25) foi inclusive inspirado fortemente no clipe da música "Run Boy Run."
Ainda assim, se for para dizer uma inspiração que acendeu a lâmpada em cima de minha cabeça e deu a ideia de criar um livro em que a personagem vai parar dentro de um livro, seria a séria Once Upon a Time. Uma série em que os personagens fazem parte de um livro, e há um livro em que tudo pode ser mudado ao ser escrito nele por um "Autor." O conceito me chamou a atenção, e dai surgiu a ideia para Fantasia. Mas toda a elaboração e narrativa que se seguiu de Fantasia, veio de minha própria cabeça.

10) Se você tivesse que fazer uma breve propaganda de sua obra, como seria?
"**Descubra um mundo de fantasia e risadas em "Fantasia"!**
Quando nossa protagonista é misteriosamente transportada para seu livro de fantasia favorito, ela deve enfrentar o desafio de escapar das garras do Autor, um vilão controlador que manipula cada palavra. Em meio a referências hilárias e aventuras inesperadas, ela embarca em uma jornada épica para encontrar o caminho de volta para casa. Prepare-se para uma história cheia de reviravoltas cômicas, personagens encantadores e uma dose saudável de paródia literária.
Entre no mundo de "Fantasia" e descubra se a nossa heroína conseguirá reescrever seu destino!"

11) Você imaginou que poderia ser vencedor(a) no concurso?
De maneira alguma rs
Conheço muitas das obras que concorriam, e muitos dos autores também. E sei que todos tem um talento incrivel e seus livros são incriveis. Talvez seja uma sindrome do impostor, mas sempre vejo minhas obras como algo que ainda tem muito o que melhorar. Fico honrado de ter ganhado o concurso, o que aos poucos vem quebrando essa imagem própria de que não tenho talento. Porém, estamos sempre em processo de aprendizado, se eu enxergo que ainda posso melhorar, vou fundo nisso.

12) Há quanto tempo você está no D&T?
Estou há 3 anos e meio 😊

Agradecemos a sua participação e te parabenizamos por sua vitória, sua obra é mesmo excelente!

Entrevista Com os Vencedores Onde histórias criam vida. Descubra agora