1) Nos conte um pouco mais sobre você, autor(a) e sobre sua vida e caminhada como escritor, queremos te conhecer melhor.
Eu me chamo Emily Bersch, sou do interior do RS e tenho 21 anos. Atualmente, estou cursando o 4 semestre de fisioterapia e escrevo romances de época nas horas vagas. Estou escrevendo o meu quarto livro no momento e a cada livro que consigo concluir o aprendizado vem junto, pois é importante que a gente evolua.
2) Desde quando você escreve a obra vencedora? Encontrou algum obstáculo ou desafio para desenvolvê-la? Qual?
Escrevi Fascínio de Um Americano entre outubro de 2023 até abril de 2024. Durante esse tempo nós descobrimos que o meu vô estava com câncer no pulmão, aquele câncer que os ex-fumantes podem ter. Foi difícil, mas consegui concluir a obra. Alguns meses depois, o meu vô veio a falecer e agora faz mais ou menos um mês sem ele.
3) Como buscou superar essas dificuldades? O que te ajudou?
Eu tentava escrever pra poder ter um momento tranquilo, pois a realidade era difícil e não tinha como ignorar.
4) Teve apoio da família e amigos? As pessoas próximas leram e deram opinião sobre essa obra? Qual foi?
Tive apoio sim. Alguns amigos meus que a escrita me presenteou amaram a obra.
5) Como foi o projeto e construção a sua história?
Foi algo que surgiu com o primeiro livro que escrevi. Quando criei o protagonista do terceiro, vi que ele tinha que ter a própria história e assim eu fiz. O Alexander e a Carolina são personagens muito intensos e tem os seus traumas. O Alexander é bi, algo que em 1842 não é muito digo em livros de época. Todos os livros que eu lia, via que os homens era gays ou 100% héteros, quis inovar trazendo um personagem que apesar de ter contato com homens, nada impedia de ele amar uma mulher. A Carolina sofreu tanto na infância e em toda adolescência por causa da própria mãe e o pai nunca se deu conta do que a mãe fazia.
6) Como foi compor seus personagens? Tem algum favorito?
Eu amo todos, mas a Anne tem um cantinho especial no meu coração. Ela é um doce de criança, super inteligente e ganha o coração de todos.
7) Pode nos dizer qual é o clímax da história? O ponto mais importante dela?
Quando descobrem que a mãe da protagonista é a chefona de uma gangue. Rola de tudo um pouco, tipo: fuga, tiro, acidente de carruagem, quase morte, espartilho a prova de balas.
8) Você aprendeu alguma lição com a sua história? Se sim, qual foi?
As vezes o que mais odiamos, pode ser, na verdade, amor. Não sabemos o que as pessoas escondem e é preciso que em alguns momentos a gente compreenda antes de julgar.
9) Onde você se inspirou para criar a sua obra?
Nem eu sei, na verdade. Eu apenas criei. Quando comecei a escrever, o meu intuito era criar coisas que eu gostaria de ler se fosse leitora. Então, eu segui criando e a criatividade ia surgindo.
10) Se você tivesse que fazer uma breve propaganda de sua obra, como seria?
Fascínio de Um Americano é uma história envolvente, com mistério e uma super dose de romance de época.
Os protagonistas brigam, mas se amam intensamente em segredo. Superficialmente se odeiam, mas no fundo o amor está no ar.
Ambos possuem traumas a serem superados e juntos podem conseguir.11) Você imaginou que poderia ser vencedor(a) no concurso?
Eu estava torcendo pela minha vitória, mas sabia que tinham outras obras maravilhosas, então eu apenas aguardei pelos resultados.
12) Há quanto tempo você está no D&T? Há mais de um ano.
Agradecemos a sua participação e te parabenizamos por sua vitória, sua obra é mesmo excelente!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevista Com os Vencedores
De TodoEntrevistas com os Vencedores da Sexta Edição do Concurso D&T - Mistério dos Celtas