1) Nos conte um pouco mais sobre você, autor(a) e sobre sua vida e caminhada como escritor, queremos te conhecer melhor.
Meu nome é Tifane, tenho 26 anos, sou de Belo Horizonte, Minas Gerais. Atualmente, trabalho na área de vendas e, nas horas vagas, me divirto escrevendo.
Minha trajetória na escrita começou nas escolas em que estudei. Do ensino fundamental ao médio, fui incentivada tanto à leitura quanto à escrita. Minha parte preferida era a produção de textos, quando eu podia colocar minha imaginação para funcionar. Tinha até um caderno especial para escrever, um incentivo que ganhei da minha mãe. Houve uma época em que eu também comecei a escrever poesias; cheguei a ganhar um concurso na escola e tive até mesmo duas poesias minhas publicadas em um livro com outros escritores. Mas não levei essa paixão para a vida adulta. Com o tempo escasso, os problemas e tantas outras coisas, eu parei de escrever e só voltei mesmo na pandemia, quando não tinha absolutamente nada para fazer. Tinha sido dispensada do meu trabalho, estava em uma época pesada assim como todo mundo, e precisava me distrair. Então, comecei a escrever de novo e desde então não consigo mais parar.
2) Desde quando você escreve a obra vencedora? Encontrou algum obstáculo ou desafio para desenvolvê-la? Qual?
Comecei a escrevê-la no dia 02/03/2024 e tive algumas dificuldades no percurso. Cheguei até mesmo a desistir de escrever e partir para outra, por conta da minha indecisão e comparação, que para mim são fortes obstáculos. Infelizmente, eu me deixava influenciar muito pelos outros, me comparando bastante, e isso me fazia achar que não era boa o suficiente, ou que tinha que fazer como a pessoa "X" estava fazendo para dar certo.
No desenvolvimento da obra, também tive um bloqueio criativo daqueles e, apesar de já ter uma linha do tempo esquematizada, eu não conseguia deixar fluir.
3) Como buscou superar essas dificuldades? O que te ajudou?
Meu marido é um ótimo terapeuta e um grande incentivador. Ele me convenceu a entrar para o projeto, a colocar minhas obras para que outras pessoas lessem, a participar dos concursos do D&T e me ajudou a ver que escrever poderia ser leve se eu mantivesse o foco apenas em mim e no que eu queria escrever. Entendi que não ficaria perfeito de primeira, que escrever exige tempo, muito estudo e busca por melhorias. Há uma diferença gritante entre a minha primeira obra e a segunda, e agora para esta que ganhou o concurso. Devo isso também ao D&T, pelos concursos passados que perdi, em que meus pontos negativos foram abordados, o que me fez trabalhar para buscar melhorá-los.
Sobre o bloqueio criativo, sigo escrevendo com segurança depois que ganhei, pois foi um sinal de que estou indo pelo caminho certo.
4) Teve apoio da família e amigos? As pessoas próximas leram e deram opinião sobre essa obra? Qual foi?
Infelizmente, por medo dos julgamentos por ser uma obra onde os protagonistas são gays, eu não tive a coragem de mostrar para as pessoas da minha família e amigos, pois são religiosos e tenho certeza de que não cairia muito bem. Viria uma enxurrada de críticas que poderiam me fazer parar. Mas meu marido tem acompanhado o desenvolvimento dessa obra e me apoiado em cada pedacinho. Ele chegou a ler alguns trechos, pois eu não deixei ler tudo para que ele tivesse acesso apenas quando estivesse pronto, e todas as vezes ele exalta a escrita e faz questão de frisar que está ansioso para ler o livro completo, pois pelo pouco que leu, achou a história envolvente e interessante.
5) Como foi o projeto e construção da sua história?
O projeto e construção da minha história começaram com uma ideia central que envolvia a previsão de um vidente e um casamento arranjado. Tive essa ideia no meu momento criativo enquanto tomava banho kkkkk. Depois de um tempo, me lembrei da lenda do fio vermelho e, por fazer sentido com a ideia, resolvi incorporá-la. Isso levou à criação de uma linha do tempo com os eventos que vão ocorrer até a finalização da obra, o que facilitou, de certa forma, o processo de escrita. Por último, a melhor parte para mim, apesar dos desafios que enfrentei, foi a criação dos personagens, escolhendo suas aparências, estilos e personalidades, sempre tentando focar no enredo que criei para garantir que tudo fizesse sentido.
6) Como foi compor seus personagens? Tem algum favorito?
Pra mim, como eu já citei anteriormente, essa foi a melhor parte! Tive certas dificuldades quanto à escolha da aparência, pois inicialmente era para ser uma fanfic do BTS. No entanto, como essa seria apenas uma decisão baseada em mais uma comparação com o que estava dando certo para os outros, tomei outro rumo e escolhi como eu realmente queria que fosse. Peguei atores de séries BL que eu já havia assistido; inclusive, no início da obra, fiz questão de mencionar as séries em que eles participaram e que eu vi, exaltando meus meninos kkkkkk. Sobre meu personagem favorito, eu amo o Jung Seung Min, ele é exatamente como eu sou. Mas o Park Jae Chan tem meu coração, pois é a personificação de tudo o que eu queria ser.
7) Pode nos dizer qual é o clímax da história? O ponto mais importante dela?
Com certeza, o ponto mais importante, depois do encontro inicial dos protagonistas, será quando o mistério que envolve os pais deles vem à tona, e a história começa a fazer ainda mais sentido! Não posso entrar em detalhes para não dar spoiler, mas tudo o que está acontecendo no decorrer é uma preparação para o clímax.
8) Você aprendeu alguma lição com a sua história? Se sim, qual foi?
Ser nós mesmos exige coragem, força e determinação. Além disso, aprendi a importância de tomarmos nossas próprias decisões, enfrentando medos e anseios, pois mesmo que o final não seja como esperado, ainda existe a possibilidade de ser, e o aprendizado vem em ambos os casos.
9) Onde você se inspirou para criar a sua obra?
Foi uma grande mistura de séries que venho acompanhando durante anos, que, se fosse citar detalhadamente, seria uma lista bem extensa. Também envolve alguns livros que li, como "Ultraviolence", além das minhas vivências e coisas que aprendi observando a vida.
10) Se você tivesse que fazer uma breve propaganda de sua obra, como seria?
Essa é uma obra onde nem tudo é o que parece ser! Você vai encontrar mistérios, um romance de tirar o fôlego, momentos de tensão, paixão, tristeza, intriga, autodescoberta... com um plot cheio de reviravoltas. É uma história daquelas que vai te causar raiva em alguns momentos, te fazer surtar em outros, sentir calor em alguns outros, dar vontade de guardar os personagens em um potinho, e se surpreender com o desenrolar.
No início do primeiro capítulo, você já terá um gostinho do que vem nos próximos. Então, te faço o convite para descobrir os segredos do passado que mudaram a história de Jung Seung Min e Park Jae Chan.
Espero que gostem!
11) Você imaginou que poderia ser vencedor(a) no concurso?
Não, tanto que quando saíram os resultados, pensei em nem olhar, pois acreditava que não iria ganhar; não me considerava tão boa quanto as outras. Eu e meu problema com as comparações, rsrsrs! Mas então, decidi olhar os resultados para saber das outras categorias e, quando vi meu nome em primeiro lugar, fiquei incrédula por um bom tempo até a ficha cair. Estava quase desistindo da obra por conta do bloqueio criativo para continuar desenvolvendo, e tudo fluiu muito bem depois disso.
12) Há quanto tempo você está no D&T?
Creio que há dois anos, ou quase isso. Comecei a postar no Wattpad em 2022 e, poucos meses depois, entrei para o projeto. Então acredito que seja isso mesmo.
Agradecemos a sua participação e te parabenizamos por sua vitória, sua obra é mesmo excelente!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevista Com os Vencedores
DiversosEntrevistas com os Vencedores da Sexta Edição do Concurso D&T - Mistério dos Celtas