Empatia

8 0 1
                                    

Quando eu tinha por volta dos 15 e 16 anos eu me apaixonei pela primeira vez. A garota era incrível: falava 4 idiomas, desenhava super bem, fazia cosplays realista e tinha habilidades de hacker. Também era 2 anos mais velha que eu. As habilidades dela em conjunto da minha criatividade fazia coisas incríveis: nós enganávamos pessoas por brincadeira se passando por entidades, criávamos universos/fanfics baseadas em batatas, lidávamos com as brigas das nossas famílias e cuidávamos das feridas um do outro...

Um dia eu juntei coragem para me declarar. Eu não era nada perto dela, mas tinha que tentar. E ela recusou.

Por conselhos de outras pessoas eu reagi me afastando dela. Doeu muito fazer isso. E eu não apenas fiz, como me arrependi depois. Não pensei em momento nenhum em como ela ia se sentir... só segui o conselho.

Ela me perdoou mesmo eu não merecendo. Com o tempo eu comecei a ver ela como uma irmã mais velha e isso nos aproximou mais. Mas depois foi a vez dela se afastar... ela ia entrar na faculdade, precisava focar nos estudos. 

Ela voltou em uma época que eu mal ficava em casa porque tinha que resolver uns problemas e por eu não estar mais interagindo com ela, ela foi embora por definitivo... 

Meu amigo Icaro, o qual eu também admiro bastante por ser um programador incrível e por ter 3 medalhas das olimpíadas de astronomia me disse uma frase quando contei sobre eu ter me afastado dela. A frase era: empatia é um super poder.

O conselho dele era simplesmente ser mais empático. 

Uma vez mencionei empatia para minha família para explicar porque uma criança estava chorando vendo TV... depois meu padrasto começou a me zoar perguntando se eu tinha empatia e fazendo parecer que empatia era coisa de gay.

A próxima pessoa que eu amei disse que eu tinha o emocional de uma colher, a próxima concordou, a última e atual pega no meu pé porque eu crio problemas por causa da falta de empatia...

Em geral eu tento me desculpar. Fazer o que? Eu estou errado mesmo... mas na hora eu não percebo, eu só vou lá e faço.

Tenho um certo sentimento de que sou uma pessoa ruim. Em parte por isso...

Um amigo me disse que nós nascemos empáticos e a exposição a violências físicas e verbais vai nos obrigando a ficar menos sensíveis. 

Não quero por a culpa em ninguém, mas eu realmente ajo sem pensar nos outros e a minha casa definitivamente não era um lar saudável. 

Me perdoa se eu já te magoei, eu estou aprendendo, juro que não foi a intenção e que vou me esforçar para melhorar...

Quero aprender antes que eu magoe mais alguém ou estrague tudo...

101Onde histórias criam vida. Descubra agora