— O quê!? — Estela perguntou. — A memória que eu apaguei... Não foi apagada!?
— Não — ele respondeu. — Pesquisando mais a fundo, descobri que a R.I.M.M.O significa Removedor Inteligente de Memórias e Manipulador Operacional. Essa máquina remove a memória de seu cérebro, mas não a apaga, só transfere ela para um banco de dados.
— Então todas as memórias apagadas, na verdade... Estão aí? Tem quantos pacientes nesse arquivo?
— Centenas. Eu acabei vendo algumas memórias, mas decidi parar. Eu me senti invadindo a vida das pessoas — disse, fazendo uma careta. — E não é só isso. Essa máquina também consegue manipular nossa mente. A parte do "Manipulador Operacional" Quer dizer que ela pode nos manipular a pensar algo. Ela não vai criar uma memória, mas pode nos fazer acreditar que vivenciamos algo sem ter uma memória exata disso. Eu só ainda não entendi como.
Arthur estava boquiaberto.
— Você... Viu a memória da Estela?
— Não — falou erguendo as mãos em defesa. — Eu não abri o vídeo. Achei que era errado fazer isso sem o consentimento dela, e decidi esperar para ver o que vocês dois diriam.
— Não abre — Ela pediu. — Por favor. Não sei se quero me lembrar do que aconteceu.
— Tudo bem. Prometo que não vou mexer.
Gael mudou a aba do navegador para um site – muito provavelmente, onde ele estava fazendo algumas pesquisas – que tinha uma foto da R.I.M.M.O, e começou a rolar a tela para baixo.
— Espera aí! — Arthur falou. — mostra a foto da máquina de novo. — O amigo subiu a tela, mostrando o que Arthur pediu. — O que é isso? — Ele apontou para um símbolo gravado na porta da máquina. Era pequeno e quase imperceptível.
Gael deu um zoom na foto.
— Ei, eu conheço esse símbolo... — Estela falou, semicerrando os olhos. — É da InovaTech!
— Quê? — Arthur perguntou, olhando para ela.
— InovaTech! A empresa onde meu pai trabalhava!
— Ahh, eu lembro! — Ele fez uma pausa. — Mas o que a InovaTech tem a ver com tudo isso?
— Não sei — disse, dando ombros.
— Já sei, pesquisa no Google quem é o dono da InovaTech — Bel sugeriu.
— Okey — Gael disse, digitando com rapidez. Depois de alguns segundos, ele respondeu: — É um tal de Rui. Rui Almeida. Mas pelo que parece, ele se aposentou e abandonou a empresa, que acabou falindo.
— Ué, e porque essa logo estaria na máquina se a empresa nem existe mais? Que estranho.
— Aqui também diz que agora ele trabalha em uma mercearia...
— Fica muito longe daqui? — Bel perguntou.
— Até que não, deixa eu ver. — Ele digitou mais algumas coisas. — Fica à 50 minutos daqui.
— Então vamos até lá!
— O quê? Você tá falando sério? — O garoto desviou os olhos do notebook para olhar para ela.
— Sim! — disse animada, ficando de pé. — Ele pode saber de mais coisas! Se tem a logo da ex-empresa dele na máquina, com certeza ele tem a explicação. Afinal, a empresa era dele.
Gael trocou um olhar com Estela e Arthur, e deu ombros.
— Acho que não temos nada a perder.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Memórias apagadas
Science Fiction"R.I.M.M.O.", a nova máquina capaz de apagar memórias seletivamente, promete fazer com que pessoas que sofreram eventos traumáticos em suas vidas possam se esquecer dos momentos difíceis, vivendo como se aquele tempo perturbador nunca houvesse exist...