Dica XVI - Desenvolvimento.

4K 214 158
                                    


OI, oi... Já disse que amo quando vocês dão sugestões? Então... Eu amo... 

O fato é: a MateMe me pediu  para escrever um pouco sobre diálogo e decorrer da história, então, cá estou eu para dar dicas de como deixar sua história atrativa e interessante. Sem ser aquela hitória que apesar de ser perfeita a capa e a sinopse, tem um desenvolvimento lixo.

1º de tudo: Sabe aquilo que falam, vá direto e reto? Então... Levem pra vida! Não adianta querer enrolar, dizendo que o céu estava azul e as flores da árvore reluziam em um verde brilhante, quando o sol batia nelas durante a pouca claridade do crepúsculo.. ( ufa, ainda bem que acabou, risos) Já passou a época em que as pessoas gostavam de ler obras que tinhm quase 5000 pavaras só descrevendo o ambiente. O que se pode fazer , e muitas vezes é recomendável, é usar a descrição nos persongens, mas mais para fixar as impressões que um persongem tem do outro do que de fato apresentar um personagem,até porque, se tratando de uma fanfiction, parte dos personagens já são antigos conhecidos dos leitores.

2ªcoisa: ainda no esquema do vá direto e reto, tem uma coisa muito importante a se dizer: não faça diálogos que não mudam em nada na fanfic! O que seriam esses diálogos? 

Exemplo do que não fazer:

- Oi, Justin Bieber.

- Oi, fulaninha.

- Como vai a vida?

-Ah, está ótima e a sua?

- A está perfeita!

- Alguma novidade?

- Bem, o gato da minha bisavó morreu, fora isso perfeito. Alguma novidade?

- Bem... Acho que temos que conversar!

- Nossa, Justin, o que houve? 

- Não, não é nada sério, só que...

- Pera... Tem um mosquito na sua testa. - mata o mosquito. - Continue, fofo

- Eu não sei como te dizer isso... A gente tem sido amigos a muito tempo, mas. - Justin respira fundo, sentindo a brisa do ar do mar da corrente oceânica pacífica, que trazia também a relva do pequeno jardim de flores no qual Justin e Fulaninha estavam sentados, se entreolhando, reparando no brilho que os olhos de ambos tinham ao olhar aquele céu azul da Califórnia....


Não dá né? É muita informação para algo que pode ser resumido, mais ou menos assim:

- Fulaninha, preciso falar com você!

- Ei, Justin, o que aconteceu?

- Eu sei que você não vai gostar, mas.. - seus olhos se encontram e Justin respira fundo, sempre se sentindo hipnotizado por aquele olhar. - Eu estou apaixonado por você, Fulaninha, sempre fui! - Justin segura o rosto de sua amada, ainda surpresa com a revelação, e finalmente une seus lábios em um beijo calmo e apaixonado.

3ª coisa: É inevitável ter capítulos enchedores de linguiça em uma fanfic! Ninguém é de ferro, e por mais direto que as pessoas queiram ser, um dia no parque, ou um pouco do ambiente do trabalho dos personagens não vai matar ninguém!

4ª coisinha: eu sei que é bem chato fazer essas coisas, e que nem sempre temos saco pra de fato planejar um capítulo, mas pense sempre cada capítulo de sua fanfic como um episódio de uma série! Ele tem que ter começo, meio e fim! Normalmente, o fim, vai guardar um ápice para ser desvendado no próximo capítulo. Ou, é uma mini história dentro de uma história maior.

5º fato importante: Se você tem uma fanfic sobre batatas, permaneça no tema de batatas, não queira falar de bananas!

 Vocês: "Hã?" 

Se vocês tem uma fanfic que fala de romance e uma garotinha que se apaixonou pelo vizinho, não enfie lobisomens e  vampiros no meio, a não ser que algum dos dois seja vampiros e lobisomnes, ou tenham algo a ver com vampiros e lobisomens.

6º tópico: Suspense é legal, mas tem seu limite! Tem uma fanfic que eu leio, é inglês inclusive, a fanfic é tipo, super hiper, mega legal! Mas ela começa a ficar massante porque a cada três capítulos acontece sempre a mesma coisa: o garoto humilha ela, ela perdoa ele, parece que ele vão ficar de boas e de repente o garoto humilha ela de novo e fica nesse círculo vicioso,  que já deve durar uns 20 capítulos... Convenhamos, a pessoa tem que ter muito saco pra continuar lendo, não acham?

7º tópico: mantenha o foco na ou nas histórias principais, não adianta querer falar da importancia do potássio na banana, se a personagem vai ser atacada pelo vilão na feira, evite o enchimento de linguiça. Não importa a quantidade de palavras por capítulos, o fato de um capítulo ter 5000 palavras não faz ele melhor do que um de 500. Muitas vezes o de 500 vai ser melhor do que o de 5000.

Bem, eu já disse um pouco sobre sinopse e capa, e disse que é como uma vitrine da loja e tals... Mas falsa propaganda não leva ninguém a nada! Não adianta dizer na sinopse que vai falar do romance de Justin e Fulaninha, se a Fulaninha troca o Justin no segundo capítulo e no terceiro o Justin já está com a irmã da Fulaninha. Escrever uma fanfic, ou uma história em geral, é como costurar uma blusa: você não pode começar a fazer uma blusa jeans e depois querer emendar com seda, deu pra pegar meu racícionio? 

Enfim, acho que nunca tinha feito um capítulo tão longo, mas ainda assim, sinto que deixei coisa faltando. Mas o fato é, não somos de ferro e nem sempre nossos capitulos vão estar maravilhosos lacradores e espetáculares, nem os grandes mestres da escrita tem livros com todos os capítulo perfeitos, sempre tem aquele capítulo que a gente quer pular, risos, mas é isso... Espero que ajude! 

Beijos, Catty.




Guia De Como escrever sua FanficOnde histórias criam vida. Descubra agora