Dica XXII: Organização para a Fanfic/História perfeita

1.7K 109 18
                                    


Opaa, olha eu de novo aqui...

Esses dias, ajudando um de vocês me deparei com um fato que acaba sendo um tapa na cara até para mim mesma: eu não me organizo na hora de escrever. E claro, muitas vezes as coisas simplesmente vão fluindo, mas talvez, para além do fluir e fazer da escrita algo meramente intuitivo, precisamos nos organizar. Isso ajuda a evitar até mesmo as questões e bloqueio criativo e nos ajuda a seguir com as ideias de forma coesa e não cair na encheção de linguiça.

Primeiro passo, se pergunte: o que é minha história? Sobre o que eu quero falar?

Pensou? Então.. Sua missão agora: fale, grave no celular, e depois passa o que você falou pro papel, você já vai começar a fazer esses rascunhos.

Próximo passo: como eu vou construir isso?

Nesse ponto você vai me responder duas coisas: qual formato você quer fazer isso? (Através da narrativa normal, poesia, estutura de mensangens, etc.) Pensa também em como vai ser sua narrativa, primeira pessoa? Terceira? O narrador vai estar fora ou dentro da história? Vai alternar entre os pontos de vista? Faz também uma lista de personagens, as principais características de cada um deles. Uma lista de ambientes também pode ser importante, caso você seja do #TeamDescrição. Todos os elementos que vão aparecer com frequencia ao longo da história, você vai anotando nessa parte.

Continuando: como vou fazer minha história funcionar?

Acho que esse é o passo mais complexo, e o que muitas pessoas costumam não fazer, mas que talvez seja essencial para evitar que as histórias fiquem incompletas (vê-se minha própria experiência rsrs). Estruture seus capítulos!  Sim, um por um, já pense em nome, ou número, rascunhe sem medo e anote em algumas palavras o básico que vai acontecer naquele capítulo.

 Lembrando!Para construir uma narrativa que faça sentido é essencial lembra que: toda história tem que ter um começo, um meio e um fim. E é extremamente necessário que os seus capítulos sigam essa estrutura, como um capítulo de uma novela, um ep. de uma série. Cada partezinha da sua história tem que ter um início, se relacionando com o que aconteceu nos capítulos anteriores, um meio desenvolvendo os conflitos da história, e um fim abrindo os ganchos para o próximo capítulo.

Pensando em tudo isso, faz vários rascunhos básicos mais ou menos come essa estrutura:

Capítulo:

Personagens presente:

O que vai acontecer de mais importante:


Vou colocar um exemplo aqui, pra melhorar.

Capítulo: 1

Personagens presente: José e João

O que vai acontecer de mais importante:  José e João vão se conhecer em uma padaria, de início vai ter algum conflito entre os dois, mas existirá elementos que faça com que um não pare de pensar no outro.

 ****

Capítulo: 2

Personagens presente: José , João e Maria

O que vai acontecer de mais importante: José e João se reencontram em uma festa de uma amiga em comum, Maria. Os dois começam a interagir e acontece o primeiro beijo.


E assim vocês vão esquematizando fazendo o esqueleto daquilo que vocês pretendem fazer da fanfic de vocês. É óbvio, que como tudo na vida, pode ser que a história não saia necessariamente como planejado, provavelmente você acabe cortando coisas, ou acrescentando. O que é normal. A ideia de se organizar para escrever é ter mecanismos para fazer com que você não se perca no desenvolvimento da sua história.


Pega todas essas anotações, de preferencia, tenta fazer em algum caderninho velho, antes de passar para o computador, e mantenha esse caderninho com você. Faça tabelinhas organizadas e separe para sempre que você for escrever sua fanfic, você ter suas ideias nas mãos. Caso não consiga, estruture isso em algum arquivo do word ou editor de texto de sua preferência. E uma última dica, também em relação a isso. Escreva sua história nesse próprio editor, e utilize o editor do wattpad apenas para a revisão gramatical antes de publicar.

É isso amades, espero que essa dica tenha sido útil para vocês! Sempre lembrando que qualquer coisa, só me chamar!



Guia De Como escrever sua FanficOnde histórias criam vida. Descubra agora