Dica XVIII: Divulgação

1.6K 88 5
                                    

Oi, gente, então, vamos lá. Por indicação da GabiNpC vamos falar sobre divulgação.

"Ah, Catty, mas as suas histórias são super vizualidas?"

Nãooo! Sou super flopada, mas vou falar sobre alguns métodos que já utilizei, e alguns que já vi algumas pessoas fazendo.

- Divulgação um a um: essa divulgação é a que mais da trabalho, mas ao mesmo tempo, acho que é a que mais rende leitores não-fantasmas. Você escreve um pequeno texto e manda para as pessoas, uma a uma. "Aleatoriamente, Catty?" Vocês me perguntam. Claro que não, se não a probabilidade de ignorarem sua mensagem é de 99%. Nesse tipo de divulgação, eu acho interessante você ir em fanfics do mesmo artista que você está escrevendo e ir mandando para as pessoas que comentaram as histórias mais populares, ou mais recentes. Também é possível fazer esse mesmo esquema em redes sociais como Twitter ou Facebook, vá em páginas de fanfics, ou em posts sobre fanfics, daquele determinado fandom e manda aquela mensagenzinha:

"Oi, pode ler minha fanfic tal ( Coloca o nome, o link e o fandom)?"

Simples, não? O problema é que esse tipo de divulgação cansa demmaaaais, e pra render sei lá, dez leitores, você vai ter que mandar para umas 50, 70 pessoas.

- Livros de Divulgação: Outro tipo de divulgação que existe, principalmente aqui no wattpad são os livros de divulgação. Vocês entram em contato com o autor desse livro e da uma sinopse e o link da sua fanfic. Algumas pessoas procuram esses livros e é interessante também que os escritores não os utilize apenas para divulgar, mas leiam história dos amiguinhos também. 

A parte ruim desse tipo de divulgação é que esses livros, em sua maioria, são multifandom, ou seja, vai ter fanfic de BTS misturada com a de Crepúsculo, Jogos Vorazes com Jonas Brother. E sim, pode ser bem difícil render leitores dali, mas é um meio de captar pessoas que não pertencem aos fandoms.

- Grupos de facebook: mais uma dica de divulgação é os grupos de wattpad, de fanfictions e etc que existem no facebook. Eu participo de alguns e, várias vezes por dia, tem sinopses diferente passeando pela timeline. A efetividade disso vai depender muito de grupo por grupo. Lembrando que quanto mais geral for o grupo, menor chance de render leitores.

- Seja o(a) chata(o) do rolê!  Peça pra todos os amigos lerem, piriquito, papagaio. O mundo inteiro, só chama, e fica jogando os links por aí, uma hora os leitores vêm.

É importante dizer também que  todas essas estratégias vão jogar seu leitor para a primeira página da sua fanfic,aquela introduçãozinha básica com a capa e a sinopse. Portanto, é extremamente importante que essas duas coisas estejam atraentes e interessantes. 

.

.

.

.

.

.

Então, amores, foram pouquíssimas dicas, mas eu não sou a melhor pessoa pra falar de divulgação. E confesso que muita fanfic que leio, chega por indicação de amigos. Mas se vocês têm outros métodos de divulgação, compartilha aí e eu faço um capítulo com dicas de vocês para divulgação!

Beijocas da Catty.

Guia De Como escrever sua FanficOnde histórias criam vida. Descubra agora