Dica XX: O que é romantizar atitudes tóxicas? Como evitar?

1.8K 87 79
                                    

2019...

Sim, bem vindos, em pleno 2019, ainda volto a minha querida casa wattpad pra falar de fanfic...

After é sem dúvidas uma das grandes fanfics dos últimos anos, e recentemente, a fanfic de Anna Todd ganhou uma adaptação para cinema. Muita polêmica gira em torno do que seria romantizar um relacionamento tóxico. 

E a partir disso,  vou falar com vocês sobre o que seria esse relacionamento tóxico, e apresentar também como isso já vem de muuuuuuiiitooo tempo. E se o objetivo é escrever uma fanfic/livro bom, fugir do mais do mesmo é o melhor, não é mesmo?

Confesso que nesses meus longos anos de fã da One Direction, fui ler After sim, afinal, a fanfic bombou muito, e não tinha como uma fã da banda desconhecê-la. Meu ponto: eu não consegui terminar de ler (a personagem ser extremamente trouxa me deixava com raiva). 

Pelo o que eu conheço da história *e aqui vai um spoiler*, o personagem Harry/Hardin aposta a virgindade da Tessa com os amigos, e além disso, a relação dos dois não começa nada bem, ele é beemmm escroto, e ela vai relevando essas atitudes. Muita gente afirma que por ele mudar ao longo da história, e se tornar uma pessoa "boa", o enredo não romantizaria o relacionamento abusivo/tóxico, e sim mostraria o lado ruim disso.

Ainda assim.... Acho complicado, porque você contar uma história em que um cara tóxico muda e fica bonzinho, você DIZ que tudo bem aguentar um relacionamento abusivo, ele pode mudar e ficar bonzinho.

O ponto é que nem toda pessoa que é abusiva muda, e não é NADA saudável você se manter em um relacionamento abusivo esperando a mudança da outra pessoa. *Oi, psicológico, vamos se cuidar?*

E a questão que eu jogo aqui é como nós já estamos SATURADXS de histórias que romantizam essas relações abusivas, mano... Olha o enredo da Bela e a Fera: o cara literalmente sequestra o pai da Bela, depois sequestra  ela, e ela se apaixona pelo cara? Síndrome de Estocolmo o nome....  Bela precisava era de tratamento psicológico... 

Temos histórias DEMAAAAIIIS, com esse mesmo clichê do cara que não presta, acha a garota da vida dele e se transforma em um cara maravilhoso, super romantico, etc, etc, etc.

50 tons de cinza foi outra fanfic que entra nessa lista. 

E engraçado como essas são sempre as que ficam mais famosas né?

O ponto que eu quero chegar, é no mesmo ponto que falei na dica XVIII: Assuntos polêmicos ( se você não leu, depois vai lá ler). TEMOS QUE TER RESPONSABILIDADE COM O QUE ESCREVEMOS!!

Uma história super clichê de bad boys que conhecem a garota boazinha e muda completamente faz com que pessoas acreditem que tudo bem a pessoa ser escrota, ela pode mudar. E eu serei a fodona, o fodão, que vou fazer essa pessoa mudar.

"Ai, mas as pessoas sabem que fanfic não é vida real" - provavelmente a mente de alguns de vocês.

O ponto é que todo romancezinho clichê entra em nossas cabeças como algo bom e queremos viver isso, ou pelo menos parte disso. E quando você diz que pessoas escrotas mudam e viram príncipes/princesas, incentiva que pessoas que encontram escrotxs no caminho fiquem se forçando a estarem em situações ruins porque está vivendo o clichê romântico da sua vida. O grande problema, é que o psicológico de cada um age diferente, e convenhamos, personagem de fanfic é tão perfeitos que praticamente nunca vão em terapia, né? Pois é... Vida real vai.. E o clichê romântico pode virar conta de terapeuta, psiquiatra e remedinhos.... Isso quando não coisa pior...

O que eu quero dizer com tudo isso??

 É simples, VAMOS INOVAR!! Chega desses romances clichês de garotas bobinhas que só aprendem sobre a vida, sexo, diversão com caras que as vezes tem a mesma idade delas, mas impressionamente sabem tudo, e elas nada. Será que fazer garotas ensinarem/ proporcionarem boas experiências pros caras não seria um bom enredo? E sim, essa foi uma questão muito centrada em histórias heterossexuais, mas quando por exemplo, os personagens são lésbicas ou homossexuais, rola um clichê muito parecido com questões de idade, ou monetária: o cara rico que ensina o cara pobre, a mina mais velha que ensina a mina mais nova....

O mundo é tão infinito de possibilidades, vamos inovar, pensar além disso. Sempre lembrando e se perguntando se as atitudes de nossos personagens não vão estar servindo de gatilho para alguém, seja para fazer algo ruim, ou aguentar coisas ruins.

.

.

.

.

.

.

That's all folks... Prometo que vou tentar voltar com um pouco mais de frequência, e como no capítulo anterior mencionei, vocês podem entrar em contato comigo por aqueles meios. Inclusive para sugerirem temas, mas podem comentar aqui também que alguma hora, eu vejo. Alias, vocês tem dicas de livros que fujam desses clichês? Deixa aqui... 

Beijos <3

Catty.

Guia De Como escrever sua FanficOnde histórias criam vida. Descubra agora