Tirei este capitulo para dizer a diferença entre a Fé que corrompe o homem e a verdadeira Fé que devemos ter.
A Fé racional é uma fé inteligente, onde você não precisa sentir, ter sentimentos, você só precisa pensar e agir, usar a inteligência para determinar o que vai acontecer em sua vida. Essa fé é a de Abraão onde não sentiu nenhum arrepio, nenhum sentimento, ele não precisou que algum homem chegasse nele e falasse "eis que te digo!" ou " assim diz o Senhor", não de forma alguma, Ele ouviu a Voz de Deus e Obedeceu, seguiu, não ficou esperando nada cair no seu colo, Abraão estava acomodado na casa de seu pai em uma cidade idolatra, ou seja, estava do jeito que o diabo gosta, sem obedecer a palavra de Deus, o seu chamado e acomodado, o alvo de seu pai era chegar em Canaã mas parou em uma pequena cidade onde se acomodou.
Abraão poderia muito bem, continuar em Harã, e servindo a Deus do seu jeito, porém morno, sem nenhum alvo, acomodado com seus bens que tinha.
Em Romanos 12. 1 diz :"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. " apresentar o corpo como um sacrifício vivo é fazer o que Abraão fez, saiu do seu conforto para ir pro deserto sem saber onde era Canaã à ponto de morrer no deserto, porém a obediência de Abraão foi agradável a Deus e santificado, essa obediência, esse sacrifício é conhecida como Fé Abraâmica que envolve ouvir a voz de Deus (sua palavra) e seguir.
Quando vivemos desta maneira, qualquer ação nossa é um culto racional, isso mesmo Racional, culto com a razão, inteligência, não sentimentos, emoção.
No Novo Testamento contém aproximadamente 8 mil promessas ou mais para nossa Vida e a principal que é a Vida Eterna, não há necessidades de nos apegar em promessas feitas por homens ou nos iludir por suas palavras de encorajamento, a Biblia contém 366 vezes a palavra Não Temas, Não se atemorize, Eu sou Contigo! E isso é questão de inteligência, não questão de alguém falar que Deus é comigo!
A fé emotiva busca seus próprios interesses, hora a pessoa está bem, hora não, a pessoa vive pensando que está tudo correto, tudo certo, mas não está! É como o Bp Guaracy diz em suas ministrações, a pessoa está na igreja a anos, tem cargo de pastor, obreiro mas está com a vida destruída, casamento destruído e não assume com medo ou por vergonha e o principal Orgulho de buscar ajuda e os outros falarem sobre a vida Dele, está no fundo do poço de salto alto!
A fé emotiva é escrita no Novo Testamento por diversas vezes por Paulo e outros discipulos, e primeiramente por Jesus, os profetas no Antigo Testamento também escreveram sobre eles, coisas como :
"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, "1 Timóteo 4.1-2
O livro de 2 Timoteo 2.14-26
Ao ponto que seguimos essas leituras notamos coisas que nos impressiona e que passam desapercebidos aos nossos olhos, tais como em 2 Timóteo 3.1-9, trechos como o versículo 5 que diz :"tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses." Paulo mandou Timóteo se afastar desses homens porque eles fazem o bem para as pessoas, tem em si APARÊNCIA de Piedade, fazem o bem, mas tem para si a busca de se eleger com isso, se afamar com isso, buscando seus próprios amores na terra, falam de Jesus, mas nunca encontraram com Ele de verdade.
Outro trecho e é o que mais me revoltou esta no versículo 8 e 9 :" E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi o daqueles. "2 TM 3.8-9. Janes e Jambres foram os mágicos de faraó que COPIARAM a transformação do cajado de Moisés em cobra, e a cobra de Moisés devorou a deles, o que isso tem a ver com a fé emotiva, a fé do mundo que estamos vivendo? Tudo! O livro de Timóteo e outros mostram as características desses falsos profetas, os que "curam" e fazem certos "milagres" não passam de cópias das obras de Deus, satanas era um anjo, ele perdeu a sua gloria, Deus cria, ele copia, certos homens que dizem ser de Deus e fazem milhares acontecer na vida da pessoa, mas essa vida não muda, cura a perna, mas o carater continua o mesmo, esta é um James e Jambres na vida, está inserida na doutrina dita no livro de Timóteo, serve a doutrina de demônios.
A verdadeira Fé propaga sacrifício, vida no altar, mudança total de vida! De caráter de postura, é pensar como a vida está, querer mudar e mudar, não sentir que deve mudar, se eu sentir que quero ser bem sucedido na vida nunca vou ser, se eu não agir, se eu não trabalhar pra isso!
Atente o que Espírito diz a Igreja, fala comigo e com você!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vivendo De Fé Em Fé
SpiritualO alvo ja está definido, mas a guerra é constante, os desafios grandes como os problemas, mas nada é maior que a poderosa mão do Senhor o Deus do Impossível!