Entrevista com Ed. Costa - livro Neo Nefelins.

93 9 2
                                    

Entrevista realizada com Ed. Costa, autor do livro Neo Nefelins no dia 05/02/2016.

1 - Conte-nos mais sobre você.

R- Nasci em 11 de março de 1988 no interior do RJ, São Gonçalo para ser mais preciso. Sempre fui fã de animações japonesas, mangás, videogames, filmes e quadrinhos. Cursei 3 anos de Direito, depois mudei de profissão, hoje curso Gestão de TI e trabalho como supervisor de suporte bilíngue a infraestrutura de Nuvem. Casado há 2 anos e residente no interior de São Paulo, na região de Campinas.

2 - Como é o seu processo de criação? Como é sua rotina e quanto tempo leva em média para termina um livro? (Caso não tenha concluído há quanto tempo está escrevendo-o?)

R- Meu primeiro livro demorou cerca 1 ano e meio. Que é o Neo Nefelins: Segredos Revelados. Porém ficou engavetado por 11 anos uma vez que me frustrei por ter sido recusado por TODAS as editoras que me candidatei. James Miller está em andamento (meu segundo livro) e deve terminar e junho. Como comecei em dezembro, então posso dizer que levo de 6 meses a 1 ano para concluir um livro, escrevo 3 mil palavras por dia, coloco headphone com músicas inspiradoras, de trilhas sonoras de filmes a remixes de DJs... Imagino a cena e escrevo conforme evolução da música e ideias. Isso é feito anoite depois que chego do trabalho e janto. Alguns dias dou atenção a minha família e esposa, é difícil manter o equilíbrio.

3 - Quais são seus sonhos como autor (a)?

R- Todo autor busca um número maior de leitores, hoje publico digitalmente no Wattpad, em alguns meses estarei na Amazon, mas sonho em ter meus livros impressos e papel distribuídos por todas as livrarias do mundo. Vou contar um segredo pra vocês, eu estou quase um Walter White do Breaking Bad escrevendo. Meu lucro será voltado ao meu tratamento médico, preciso dele por motivos de saúde, reconhecimento não é necessário... Carinho e felicidade dos meus leitores ao se emocionarem com as aventuras que escrevo, sim. Por isso publicar em múltiplas plataformas, digitais e físicas, será importante pra mim, quem sabe outro jovem não decida virar escritor ao ler meu livro...

4 - Qual foi o momento ou cena mais difícil para você escrever da sua história? Pensou em desistir?

R- O mais difícil são sempre as cenas de luta/batalha, temos que dar ritmo e velocidade a letras e palavras estáticas e uma folha de papel, há 11 anos atrás eu pensei em desistir pela falta de apoio dos pais, governo e mercado editorial... felizmente voltei graças o Wattpad e Amazon, escrever cenas ou gêneros diferentes pra mim é diversão!

5 - A plataforma Wattpad é um divisor de águas na vida dos novos autores. Nela existem excelentes obras desconhecidas. O que foi e o que é essa plataforma para você?

R- Uma chance de recomeçar, maior público para ler minhas obras, olheiros de editoras nas comunidades, troca de ideias entre escritores... fenomenal! Me incentivou a dar continuidade nas minhas 13 obras originais e publica-las digitalmente.

6 - De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

R- Meus personagens são inspirados em amigos ou parentes, alguns conhecidos também. Altero várias características deles e misturo as histórias e habilidades, dificilmente você identificará alguém, até porque crio e invento muita coisa também para dar emoção nas aventuras. O personagem mais fácil de identificar é o Willem Fenrir do livro Neo Nefelins, ele é meu "alter ego".

7 - Qual de suas obras/personagens é seu favorito? Por quê? O que ele significa para você?

R: Não conclui todos meus 13 projetos, mas dos três que tenho no Wattpad, James Miller se tornou meu favorito, pois gosto de sentir a emoção das minhas leitoras nos comentários sobre a história do vagabundo ladrão de carros e a chefe da máfia italiana em Chicago. Ele significa escrever por diversão e prazer, tendo retorno muito bom do público mesmo sendo algo despretensioso. Personagem favorito tenho vários... vou passar essa.

8 - Encontrou alguma dificuldade nessa trajetória como escritor(a)? Tem projetos futuros? Se sim fale um pouco sobre.

R- Encontrei muita dificuldade por todos os lados. Família que não consome literatura e acha uma atividade sem futuro rentável, falta de tempo e editoras que fazem pouco caso pro gênero literário de ficção e romance. Mas, a Amazon veio salvar outros autores como eu e tenho plano de lançar mais 12 livros até 2020. Participo de um grupo de autores de Campinas e região chamado Liga da Leitura, pretendemos lançar muitos livros com crossovers e cooperações.

9 - Quais livros/escritores marcaram sua vida? Por quê?

R- Eu tinha 13 para 14 anos, eu já amava desenhos animados e quadrinhos de todo tipo (gibis como Mônica, mangás como Samurai X, HQs do Batman etc.) e fui um dos primeiros a terem internet em casa naquela época. Então eu lia bastantes matérias sobre os personagens, mas era tudo muito gráfico e colorido, até que nesses sites de heróis da ficção falavam de um livro que era muito legal e estava conquistando legiões de fãs pelo mundo: Harry Potter. Eu não tinha dinheiro para comprar o livro, daí pedi de amigo oculto no colégio, meu amigo me deu "A Pedra Filosofal" como presente de amigo oculto. Quando eu comecei a ler aquele livro, não soube explicar a magia que tomou conta de mim, as descrições, à narrativa, o mundo que J.K. Rowling me apresentou... Tudo foi tão fantástico e encantador que eu me tornei devoto de J.K. Até hoje, ela é meu ídolo literário. Passando por alguns problemas bem difíceis, escapei da realidade criando meu mundo, meus personagens, um lugar aonde eu poderia controlar as ações e futuro. Nasceu assim, timidamente, minha paixão por escrever, criar mundos, impulsionado pela saga do "Menino que Sobreviveu". Gosto de alguns livros do Paulo Coelho, como "O Alquimista", por exemplo. Temos grandes autores nacionais por aí, inclusive da nova geração como Eduardo Spohr, Cassia Carducci e outros...

10 - Deixe algumas palavras para seus leitores.

R- Parece clichê o que vou dizer, mas... Nunca deixem de sonhar. Sei que muitos são adolescentes ainda, outros nem tanto. A vida nos prega muitas surpresas, outras pessoas tentarão te abater, mas não desista. Se quiser fazer algo bem, se espelhe nos melhores e procure seus conselhos. Tenha boas amizades e desejos justos no seu coração, por mais que o "Lado Negro da Força seja legal, a Luz sempre vencerá". Fui recusado por várias editoras quando mais novo, hoje temos o Wattpad que serve de termômetro se a obra terá público ou não, temos a Amazon que permite ter lucro com nossa arte, editoras que publicam obras de novos escritores... Se eu tivesse desistido não estaria aqui. Digo não só no ramo literário, mas profissional e amoroso também. Sejam felizes, sem estragar a felicidade dos outros.

Fale um pouco sobre sua obra, como foi escrevê-la? Do que se trata?

R- Minha primeira obra, "Neo Nefelins", foi concluída e registrada em 2005. Eu tinha 16 anos na época, quando criei este universo fantástico de guerra entre anjos e demônios, com sete adolescentes mestiços dessas raças, estava inspirado em coisas da minha vida naquela época, amigos e colegas de escola, bem como desejo de viver uma aventura em grupo num mundo diferente. "James Miller" nasceu nesse natal de 2015, minha inspiração foi GTA e alguns filmes que se passam em Chicago, criar algo descontraído, engraçado e emocionante para meu público feminino que tanto cresce, e cheio de ação para o masculino. Quis com isso também me desafiar, a escrever gênero e conteúdo diferente para ver se eu sabia escrever qualquer coisa ou se só sabia escrever fantasia. Tenho recebido ótimos feedbacks de ambos os lados, então acho que consigo escrever os dois estilos, deu certo. Quero agradar a todos os públicos.

Desde já agradecemos toda atenção e disponibilidade que nos foi dada.

Desejamos que tenhas muito sucesso com teus livros.  

Entrevistas  2016 (Finalizado)Onde histórias criam vida. Descubra agora