Entrevista com Rafa Self- livro A magia ancestral: Sementes

79 3 0
                                    

Entrevista realizada no dia 17/02 com Rafa Self, autor do livro A magia ancestral: Sementes.

1 - Conte-nos mais sobre você.

R- Rafael Dias Oliveira, 26 anos, popularmente conhecido como Rafa Self, sou Pedagogo, Ator (DRT 42827/SP), Criador Intérprete e Escritor. Licenciado em Pedagogia Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2012, desenvolvi uma pesquisa sobre o Protagonismo Juvenil alçado pela Arte. Cursei Técnico em Arte Dramática pelo SENAC São Paulo, Unidade Limeira.

2 - Como é o seu processo de criação? Como é sua rotina e quanto tempo leva em média para termina um livro? (Caso não tenha concluído há quanto tempo está escrevendo-o?)

R- Meu processo criativo geralmente é envolvido de música clássica contemporânea, com alguns cristais em volta e incenso. Para o livro Self – A Magia Ancestral: Sementes foram três meses e meio.

3 - Quais são seus sonhos como autor (a)?

R- Levar a todos os cantos a minha escrita fantástica carregada de reflexões para a vida, de maneira que possa instigar e despertar sensações nos leitores e de alguma forma transformar suas vidas. E claro poder viver da escrita.

4 - Qual foi o momento ou cena mais difícil para você escrever da sua história? Pensou em desistir?

R- Acredito que não tive um momento que categorize como difícil, mas como aprendizado "forçado", sim, pois tive que aprender e aproveitar o que poderia ser utilizado para meu crescimento pessoal. Nunca pensei em desistir, havia uma chama que queimava e me motivava a escrever.

5 - A plataforma Wattpad é um divisor de águas na vida dos novos autores. Nela existem excelentes obras desconhecidas. O que foi e o que é essa plataforma para você?

R- Mais que uma vitrine tecnológica esta plataforma, possibilitou e possibilita que ao poucos saíamos do anonimato e consigamos novos parceiro e leitores. Hoje considero um portal "mágico" incrível, onde sonhos de ser lido por mais pessoas se tornam realidade.

6 - De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

R- Eles nascem da minha alma, do mais íntimo da minha imaginação, trazem referências da minha infância tão carregada de jogos fantásticos e leituras de magia, eles são minhas memórias e vidas vividas.

Alguns carregam uma emoção de algum familiar ou amigo próximo, ou mesmo minha.

7 - Qual de suas obras/personagens é seu favorito? Por quê? O que ele significa para você?

R- O personagem da Grande Mãe (a deusa) no Livro Self é o meu favorito. Ela representa o grande útero do Universo de onde toda a vida brota e se desenvolve, possui tantos nomes em culturas diferentes, mas tem a mesma essência.

Significa a quebra de um paradigma da supremacia de apenas uma ideologia criadora do universo, significa a valorização do ser feminino em sua divindade.

8 - Encontrou alguma dificuldade nessa trajetória como escritor(a)? Tem projetos futuros? Se sim fale um pouco sobre.

R- Não gosto muito das palavras difícil e dificuldade, elas tem uma energia pesada. Encontrei momentos para superar e usar estratégias para contornar os obstáculos como a água, como quando procurei cotações com as editoras para publicar o livro.

Para o futuro fazendo pesquisas para o segundo livro da Saga Self e em breve terei novidades.

9 - Quais livros/escritores marcaram sua vida? Por quê?

R- Livros: Ágape (Padre Marcelo Rossi), Maktub (Paulo Coelho), O Pequeno Príncipe e Teatro do Oprimido (Augusto Boal).

Autores: Fernando Sabino, Augusto Boal, Paulo Coelho e Paulo Freire.

10 - Deixe algumas palavras para seus leitores.

R- Todos nós somos dotados de potencialidades e o leitor de hoje pode ser o escritor de amanhã, por isso acredite sempre em seus sonhos e o universo vai conspirar. Quando lançamos boas energias no cosmo, coisas boas virão.

Leitores, vocês são a razão da existência dos escritores, pois quando abrem um livro, é muito mais que tocar páginas, vocês tocam a alma de criadores literários, por isso não parem continue nos levando para dentro de suas casas e nos dando a chance de entrar em suas vidas. Boas energias!

Fale um pouco sobre sua obra, como foi escrevê-la? Do que se trata?

R- O livro Self – A Magia Ancestral Sementes que marca o inicio da saga, narra a aventura de Self é um ser humano e descobre que um ancestral de sua família é um elemental do espírito, portador de Magia. No mundo de mágico de Cristália, uma guerra está por acontecer e uma profecia fala de um meio - humano que vai trazer de volta a quinta relíquia e despertar o poder do quinto Ancião. Uma aventura que começa na Floresta Amazônica e vai até um mundo paralelo no centro da Constelação de Peixes criado pela deusa - A Grande Mãe. Combates mágicos e criaturas fantásticas do Bem e do Mal, lutarão pelo destino de muitos mundos.

Escrever esse livro foi uma experiência única e fantástica, me peguei muitas vezes sonhando está no cenário da história e ver os personagens bem próximos de mim.

Por fim, o livro possui três pilares, conhecer a si mesmo, conhecer o outro e se relacionar no meio ambiente. Tudo isso envolvido de uma linguagem metafórica e leve, num cenário fantástico.

Desde já agradecemos toda atenção e disponibilidade que nos foi dada.

Desejamos que tenhas muito sucesso com teus livros.


Entrevistas  2016 (Finalizado)Onde histórias criam vida. Descubra agora