Capítulo 1

68 7 2
                                    


Uma das coisas mais irritantes que eu conheço é o despertador, por isso desde que eu uso despertadores eu utilizo uma técnica conhecida por, talvez 40% da população mundial : eu coloco para tocar uma hora antes da hora real que eu devo acordar e na hora certa !
Sim! nada melhor do que você acordar e descobrir que ainda tem UMA HORA, vejam bem, UMA HORA, não são 10 minutos, para dormir, maravilha, bendito o ser que criou essa técnica, pois é !

Mas deixando essa ladainha toda sobre dormir, eu amo dormir, dormir é vida, na primeira oportunidade de dormir eu estou dormindo,e agora estou viajando na marmelada, eu acordei hoje exactamente as 5h da manhã porque, prestem atenção eu tenho uma justificação para acordar uma hora antes do habitual mesmo tendo dormido horas mais tardes do que devia, o meu irmão faz hoje 18 anos !sim, aniversários fazem-me lembrar comida, uma coisa que a muito tempo está escasso aqui em casa porque, bem, nós somos pobres e a crise está a afectar, mas outro momento eu me lamento, porque agora eu estou me encaminhando para o restaurante onde eu trabalho ouvindo uma música aleatória nos auscultadores, eu sou garçonete e trabalho para um senhor muito bom que me faz sempre lembrar o senhor barriga, ele chama-se Francisco, então, ele deixou eu fazer a festinha do meu irmão no restaurante, se, é claro, trabalhasse durante mais tempo em alguns dias, o que implica dormir tarde e acordar cedo, não estou reclamando, ele me está fazendo um favor visto que o restaurante é um, restaurante para pessoas de classe média( o que nem meu irmão, nem seus amigos muito menos eu somos, só para clarear ) bem localizado na baixa da cidade que fica de certa forma longe da minha casa cerca de uma hora e qualquer coisa se for a caminhar ou 30 minutos se for de táxi é claro que eu vou com Ana a caminhar sempre (mas nesse período que estou fazendo turnos extras não passo na casa dela para a chamar) , não só porque não há dinheiro para gastar mas também porque gostamos de caminhar, seriamente, gostamos de caminhar, mas não de correr, correr não, tô viajando outra vez, bem, me concentrando nas ruas ao meu redor tudo está calmo, já só faltam cerca de 10 minutos para as 7h o que deixa o céu de certa forma bonito, por mi podia ficar assim, mas não é possível, continuei a andar calma e destraidamente pela rua e pisei em adivinhem o que !? Cocó de cão que estava no chão! Pronto ,estava bom de mais para ser verdade ,estava a demorar para acontecer alguma catástrofe ,eu até já estava estranhando, parei por algum tempo tentado retirar o máximo de merda que tinha em meus sapatos e dei graças a Deus todo poderoso pelo facto de eu ter calçado os meus ténis de napa (falsos, diga-se de passagem) caso contrário seria um trabalho muito mais árduo e mal cheiroso que este, é claro que não consegui remover toda a porcaria porque eu não andava com guardanapos nem panos nem água, na realidade eu só estava com as chaves de casa e do restaurante e o meu telemóvel no bolso, enfim estava menos visto dava para chegar até ao serviço e arranjar água e guardanapos para limpar, depois de cerca de 10 minutos entrei numa curva continuando meu caminho e cheguei ao meu local de trabalho alguns minutos mais tarde do que o previsto mas de qualquer das formas cheguei, eu ia abrir a porta quando me atrapalhei com o molho de chaves e as derrubei ,eu sou uma tremenda desastrada deixa que vos diga ,peguei o molho de chaves suspirando acho que já era o meu terceiro suspiro logo pela manhã ,estava na hora de Dar graças a Deus, orei mentalmente.
Tinha que me despachar porque já perdi tempo demais com as minhas trapalhadas, entrei e fechei a porta, oração feita, sapatos limpos e eu comecei ligando as máquinas de café, separando os enchidos para as tostas, limpando o pó e abrindo as janelas e a porta principal para avisar que já estávamos abertos, varrendo e limpando o chão e arrumando as mesas e cadeiras(não nessa ordem), cerca de uma hora se passou e já começavam a entrar pessoas e eu ainda estava arrumando as cadeiras, tentei me apressar e é claro que acabei rolando com as cadeiras, até teve algumas pessoas que levantaram ou esticaram o pescoço para ver qual era a cena da vez mas depois continuaram suas vidas, me levantei e acabei o meu trabalho tentando não passar mais nenhum mico.
Servi café descafeinado, puro, com açúcar, capuccino, servi croassant, tostas mistas, de atum, de fiambre, até um hambúrguer servi, antes da Ana aparecer e começar a me ajudar, ela é minha amiga a cerca de 7 anos ou talvez mais, tem 26 anos como eu, é magra ao contrário de mim, morena de olhos castanhos comuns, mede 1,60m, acho que está completa a ficha dela, aqui quem atente e quem preparara é a mesma pessoa ou claro se algum colega estiver disposta a ajudar ou o outro necessita ajudamo-nos isso só no pequeno almoço, porque os almoços são feitos por cozinheiros preparados.

Desempregadas Onde histórias criam vida. Descubra agora