Cap:6 Athena

1.2K 57 0
                                    

Athena era a deusa grega da sabedoria e das artes

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Athena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Metis( deusa da prudência e da astúcia). Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Athenas. Athena era a filha predileta de Zeus, porém quando Metis ficou grávida, Zeus engoliu a esposa com medo de sua filha nascer mais poderosa que ele e lhe tirar o trono, mas para que isso acontecesse conheceu Metis a participar de uma brincadeira divina, onde cada um se transformava em um animal diferente e Metis pouco Prudente acabou se transformando em uma mosca, e Zeus a engoliu. Metis foi parar na cabeça de Zeus. Mas com o passar dos anos, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para que Hefesto lhe desse uma machadada, foi então que Athena já adulta saltou de dentro do cérebro de seu pai, já com armadura, elmo e escudo.
Athena leva uma lança em sua mão, mas que não significa guerra e sim uma estratégia de vencer, também foi a inventora do freio, sendo a primeira que amansou os cavalos para que os homens conseguissem doma-los.
A cidade Athenas era sua preferida já que levou seu nome e onde também de fazia cultos em sua homenagem.
Athena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa Poseidon bateu  com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo. Já Athena além de domar o cavalo e torná-lo um animal doméstico, também deu como presente uma Oliveira que produzia , alimento, óleo e Madeira , foi então que ganhou e assim a cidade levou seu nome, Athenas. Athena, considerada a deusa virgem, ficou assim durante toda a história, pois pedia para que os deuses não de apaixonassem, pois ela ficaria grávida e teria de largar sua vida de guerras e passar a viver uma vida domestica. Athena também conhecida como Minerva pelo voto de desempate que seu quando julgou Orestes juntamente com o povo de Athenas. Orestes matou a mãe para se vingar da morte do pai. Athena seu o voto de Minerva como é conhecida hoje, declarou Orestes inocente.
Essa grande deusa era para ser a nova rainha do Olimpo, mas como era mulher seu pai continuou no trono. Mas Athena foi a deusa da sabedoria, prudência , capacidade de reflexão, poder mental, amante da beleza e da perfeição.

Mitologia gregaOnde histórias criam vida. Descubra agora