Cap:13 Perséfone

868 32 0
                                    

Perséfone era a deusa grega das ervas, flores, frutos e perfumes

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Perséfone era a deusa grega das ervas, flores, frutos e perfumes. Filha única de Deméter e Zeus, Perséfone nasceu quando Deméter era consorte de Zeus, muito antes de seu casamento com a deusa Hera, não sendo portanto fruto da relação extraconjugal. Perséfone inicialmente chamava-se Kore, que significa" moça virgem". Ela era uma jovem de incrível beleza, a qual atraia inúmeros pretendentes: Hermes, Ares, Apolo,Dionísio , entre tantos cortejaram-na, mas sua mãe Deméter rejeitou todos os seus dons e procurou manter sua filha longe da companhia dos deuses. Apesar dos esforços de Deméter para preservar a pureza de sua filha, ela não foi capaz de impedir que Hades , o deus do submundo surgisse de repente diante dela e a raptasse, levando-a consigo para o seu Reino.
Deméter ouviu os gritos de Perséfone e correu para acudi-la , mas já era tarde demais. Nada assinalava a passagem do deus. Somente o se agitado conservava o vestígio dessa aparição súbita, e as flores caídas atestavam silenciosas uma agitação recente .
Apavorada, a pobre mãe não sabia mais aonde ir. Errava pelo lugar, esquecendo deus deveres para com os homens. Normalmente , sua função de deusa da colheita, do trigo e de todas as plantas lhe impunha vigiar a produção agrícola. Na ausência de Deméter, o trigo de recusou a germinar, as plantas cessaram de crescer, e a terra inteira se tornou estéril. Então os deuses resolveram intervir. Apolo, que tudo viu, rebelou a Deméter onde estava sua filha. A princípio ela ficou aliviada por Perséfone estar viva, mas quando soube quem a detinha, exigiu que Zeus obtivesse sua libertação.
-" Entendo sua dor de mãe" , o deus lhe respondeu." Intercederei por você junto à Hades. Ele vai devolver sua filha, ou não me chamo Zeus!"
Mas Hades se negou a deixar a doce companheira partir. Deméter decidiu então abandonar suas funções. Pouco lhe importava como os deuses e os mortais viveriam sem ela. Ela também não podia viver sem a filha. Assumiu o aspecto de uma velhinha e de exilou voluntariamente na terra. Iniciou-se então um período cruel para os homens. De novo o solo secou, e a fome ameaçou a espécie humana. Essa situação não podia mais persistir. Os deuses de reuniram no Palácio de Zeus e concordaram em persuadir Hades a devolver Perséfone à mãe. Zeus tomou a palavra:
-" Caro irmão, você é o soberano do reino subterrâneo. Como tal, até de acordo com a sua vontade, contanto que não se meta neste mundo. Ora desde que você reteve Perséfone, sua mãe recusa alimento aos mortais. Pela mesma razão, os sacrifícios se fazem raros. Você não pode deixar essa situação se agrava. Devolver a moça!"
-" Está bem!" disse o deus esperto." Mas antes preciso verificar se ela não comeu ou bebeu alguma coisa durante sua estada, senão ela não pode mais voltar à terra. É a lei".
Então Perséfone ficaria com Hades no inverno e no outono, e a Primavera e o verão com Deméter. Em Roma era retratada como Proserpina.

Mitologia gregaOnde histórias criam vida. Descubra agora