Ártemis ou Artemísia é a deusa da caça na mitologia grega. É também a deusa do deserto,dos animais selvagens e da fertilidade(ela se tornou uma deusa da fertilidade e do parto,principalmente mas cidades). É filha de Leto e Zeus,e a irmã gêmea de Apolo. Ela é muitas vezes representada com um símbolo da lua crescente acima da testa e às vezes era identificada com Selene e Hecate(deusas ligadas a lua). Ártemis pertenceu ao grupo dos 12 deuses olímpicos e é uma deusa virgem. Sua vocação principal era vagar por florestas e montanhas e terras não cultivadas com suas ninfas,que a ajudavam a caçar leões,panteras,veados e corças. E contradiotoriamente à tarde, ela ajudava a proteger e cuidar de seu bem-estar,também sua segurança e reprodução. Ela estava sempre Ramadã com arco e flechas, os quais foram feitos pelo deus Hefesto e os ciclopes. Sua correspondente romana é Diana.
Ártemis nasceu um dia antes de seu irmão Apolo. Sua mãe seu à luz na Ilha de Ortygia, então, quase imediatamente após seu Nascimento, ela ajudou a mãe a cruzar o estreito sobre a Ilha de Delos , onde então nasceu Apolo. Este foi o início de seu papel de guardiam das crianças e padroeira das mulheres no parto. Sendo uma deusa de contradições, ela era a protetora das mulheres em trabalho de parto,mas foi dito que as setas de Ártemis traziam morte súbita durante o parto. Assim como seu irmão, Apolo, Ártemis era divindade de cura, mas também trazia e espalhava doenças como a raiva, lepra e até mesmo gota. Sendo associada à castidade, Ártemis em uma idade precoce( em uma lenda que ela tinha três anos de idade) pediu a seu pai o grande deus Zeus, para conceder-lhe a virgindade eterna. Além disso, todas as suas companheiras eram virgens. Ártemis era muito protetora se sua pureza, e punia gravemente qualquer homem que tentasse desonra-lá de qualquer forma.
Acteon, enquanto caçava, acidentalmente veio sobre Ártemis e suas ninfas,que tomavam banho nuas em uma piscina isolada. Ao vê-las em toda a sua beleza despidas. Acteon parou atordoado e olhou para elas, mas quando Ártemis o vou, o transformou automaticamente em um veado. Então, irritada com desgosto, ela colocou seus próprios cães contra ele, eles perseguiram e mataram o que pensavam que fosse outro veado, mas era seu mestre.
Ártemis era muito possessiva. Ela mostrava sua, irá para qualquer um que desobedecesse seus desejos, especialmente contra seus animais sagrados. A irá de Ártemis caiu até mesmo sobre o grande herói Agamenon, quando ele matou um veado em seu bosque sagrado. Seu castigo veio quando seus navios passaram por uma calmaria , enquanto ele fazia o seu caminho para cercar Tróia. Sem ventos para navegar com seus navios, lhe foi dito pelo vidente Calcas que a única maneira de Ártemis trazer de volta os ventos era ele sacrificar sua filha Ephigenia. Algumas versões dizem que ele sacrificou Ephigenia, outras que Ártemis colocou um cervo em seu lugar, e levou Ephigenia para a terra de Tauri(Crimenia) , como uma sacerdotisa, para preparar estranhos para o sacrifício de Ártemis.
Ártemis, junto com seu irmão Apolo, condenou à morte os filhos de Niobe. A razão é que Niobe, uma mera mortal, havia dito a Leto, a mãe dos gêmeos divinos, que ela deu a luz a mais crianças, o que deve fazê-la superior a Leto. Apolo ficou indignado com tal insulto a sua mãe que informou a Ártemis o fato. Os deuses gêmeos então caçaram os filhos de Niobe um por um, atirando-lhes com seus arcos e flechas; Apolo matou os meninos e Ártemis as meninas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mitologia grega
Historical FictionO que é mitologia grega ? Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionado com os mitos dos gregos antigos,dos seus significados, da relação entre gregos e cristãos- narrativas essas consideradas,como meras ficções alegóricas.