Cap:16 Éris

646 27 0
                                    

Eris é a deusa que personifica a discórdia e o caos na mitologia grega

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Eris é a deusa que personifica a discórdia e o caos na mitologia grega. Corresponde à deusa romana Discórdia. Seu oposto é a deusa Harmonia.
Nascida de Nix e renascida com o Nascimento de Ares, que são frequentemente chamados de irmãos. Ela é a discórdia no casamento, mas sobretudo na Guerra, acompanhando o irmão pelo campo de batalha. E quando todos os deuses se retiram, até mesmo o próprio irmão, ela permanece no local para gozar do caos e destruição causadas.
Ela é uma deusa que inflige o sofrimento, chegando mesmo a ser chamada de monstro infernal. E os seus esquemas de Discórdia não se limitam aos mortais. A lenda mais famosa referente à Eris relata o seu papel ao provocar à Guerra de Tróia, quando Peleu e Tetis casaram-se, e ela foi a única deusa não convidada, devido ao seu comportamento. Como vingança tirou um pomo de Ouro da árvore das Hesperides e escreveu nela " Para a mais bela" atirando-a para a mesa de banquete. De imediato Afrodite, Hera e Athena se levantaram para reclamar o prêmio, o que levou, eventualmente, à Guerra de Tróia, a maior guerra entre o Oriente e o Ocidente. Na obra de Hesíodo os trabalhos e os dias 11-24, existem duas deusas Eris, e elas são de naturezas totalmente diferentes. Uma é a filha de Zeus e Hera e irmã de Ares, promove a guerra, o mal, e a Batalha e é muito cruel, nenhum homem a ama, mas são forçados a prestar honra devido a sua natureza de deusa imortal. A outra é a filha mais velha de Nix, e filha de Chronos, que ficam acima e habita no éter, e ela tem suas raízes na Terra: e ela é muito gentil com os homens. Ela ajuda os homens a progredir no trabalho quando o considera seu próximo.
Na taegonia de Hesíodo,(226-232), Eris a filha de Nix é menos gentil, ela traz personificações outros de seus filhos: Ponos( pena), Lete( esquecimento), Limos( fome), Algos(dor), Hisminas(disputas), Macas(batalhas), Fonos( Matanças), Androatasias(massacres), Neikea (ódio), os Pseudologos(mentiras), as Anfilogias( ambiguidades), a Disnomia(desordem) e a Ate( a ruína e a insesatez) , todos eles companheiros inseparáveis , e a Horcos( juramento) , ele que mais causa aos homens mortais cada vez que algum presta falso testemunho.
Também leva o nome de Eris um planeta anão no disco disperso do sistema solar( com a designação oficial 136199 Eris). Seu satélite natura chama Disnomia( uma das filhas de Eris). Os discordianos idolatram Eris como sua deusa.

Mitologia gregaOnde histórias criam vida. Descubra agora